Pug: festeiro, brincalhão e guloso

Por Ana Anália - Consultora Comercial Pet

18 de Janeiro de 2022

Pug: festeiro, brincalhão e guloso

Conhecido por seu temperamento calmo e equilibrado, o Pug já traz no nome sua principal característica, o tamanho. Tem sua origem na China, mas alguns autores contam que a raça foi levada à Europa por volta do século 16 e foi na Inglaterra que os cães foram carinhosamente apelidados como Pug-Dog, que significa “coisa diminuta” ou “cachorro diminuto”.  A raça Pug é considerada de porte pequeno e o seu peso padrão fica entre os 6,3 e 8,1 kg.

De aspecto um tanto curioso, os Pugs são cães braquicefálicos que tem como características físicas uma face plana e um nariz curto (focinho achatado) devido à forma plana e larga do seu crânio. Esses atributos anatômicos podem causar alguns problemas de saúde, como problemas de pele, olhos e respiração, além de pouca capacidade de tolerar o calor.

O Pug têm uma pelagem fácil de manter e a raça não tem altas exigências de exercício, o que é uma vantagem real para tutores mais ocupados. A pelagem é lisa, fina, suave, curta e brilhante. Podem ser encontrados nas cores: preto, amarelo damasco (abricot), fulvo e prata. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre a cor da pelagem no corpo e a máscara. A chamada máscara se apresenta na cor preta e é uma característica marcante desta raça. Assim como suas orelhas, os sinais nas bochechas, a marca ou diamante na testa são o mais preto possível. Ah! E não podemos esquecer as rugas ou dobrinhas que estão presentes em seu focinho, por conta da sua conformação. Estas precisam ser regularmente higienizadas para evitar acumulo de secreção. Para ajudar na manutenção de uma pelagem saudável, a Ourofino Pet possui a linha Bris com shampoo, spray e sérum que serão ótimos aliados para você tutor manter a pelagem do seu amigo Pug saudável e com o aspecto cada vez mais bonito.

O pug é um cachorro muito dócil, que não late à toa, e adora ficar no colo. É um cão feliz, disposto, de grande charme e extremamente inteligente. Apesar de seu tamanho pequeno, tem uma personalidade forte, é obstinado, mas raramente agressivo. Considera-se que o Pug é um excelente cão de companhia, afetuoso, muito companheiro, adequado para famílias com ou sem crianças.

Devido ao seu tamanho e estrutura, o tutor precisa ter bastante cuidado com a alimentação de um Pug, oferecendo alimentos de boa qualidade na quantidade correta, para que o mesmo não venha sofrer com o sobrepeso ou obesidade. Essas condições podem acarretar entre outros problemas, uma sobrecarga nas articulações que mais tarde podem fazê-lo sofrer bastante.

No mais, os cuidados com seu amigo Pug não são diferentes de outras raças. Visitas constantes ao veterinário, vacinas em dia, controle de ectoparasitas (pulga e carrapatos) e vermifugação em dia, além de uma alimentação balanceada, vai permitir a você tutor desfrutar da companhia desta raça por um período estimado de 12 a 15 anos.

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet