13 de Setembro de 2016

Pulgas e carrapatos: a difícil tarefa de se livrar destes parasitas

Confira mais posts

Por Mariana Castelhano Diniz , analista técnica na Ourofino Pet

Com certeza ter um cão ou um gato como animal de estimação é uma experiência maravilhosa, mas essa relação deve ser cercada de cuidados. Sabemos que os pets podem ser parasitados por ectoparasitas, ou parasitas externos, como os carrapatos e as pulgas e, como consequência, levar esses parasitas para dentro das residências.

A infestação por ectoparasitas fica mais comum com a chegada do clima quente em grande parte do país. O aumento na população destes parasitas externos acontece pela associação de alta temperatura e alta umidade relativa do ar, ideais para o desenvolvimento de seus ciclos biológicos.

Quando nos deparamos com infestações de carrapatos e pulgas em animais de companhia, o que vemos representa apenas uma pequena parcela da população presente no ambiente. No caso das pulgas, todas as formas imaturas (ovos, larvas e pupa/casulo) se abrigam no ambiente para se alimentarem e se desenvolverem. Já os carrapatos têm suas fases evolutivas (ovo, larva, ninfa e adulto) fixadas no ambiente para continuarem em desenvolvimento.

As picadas tanto das pulgas, quanto dos carrapatos podem acarretar em desconforto e reações alérgicas nos animais sensíveis. Além disso, estes parasitas externos atuam como vetores de inúmeros agentes patogênicos que podem infectar cães, gatos e até mesmo os seres humanos.

A presença de pulgas e/ou carrapatos nos pets não reflete a falta de higiene, pois na maioria das vezes eles são infestados durante passeios em parques e praças, por meio de portões de casas e contato com outros animais. Os pets que vivem em apartamentos e raramente saem também não estão livres destes parasitas, as fêmeas de carrapatos podem escalar paredes de até quatro metros e as pulgas são excelentes saltadoras.

Tão importante quanto o controle das infestações nos animais é o seu combate no ambiente. Para as duas situações temos dois requisitos imprescindíveis: insistência e paciência, o controle não é tarefa fácil visto que são parasitas resistentes e se escondem no ambiente.

Atualmente existem no mercado diversos produtos que trabalham nas infestações de pulgas e carrapatos dos animais. A Ourofino possui em seu portfólio três produtos para esta finalidade: Protetor Pet, NEOPet e Leevre. Para que os produtos atuem de forma satisfatória é importante que se utilize a maneira indicada pelo fabricante. Geralmente, para os produtos vendidos em pipetas a recomendação mínima é de três aplicações consecutivas para que ocorra a interferência satisfatória do produto no ciclo biológico destes parasitas. No caso de produtos de ação prolongada, como as coleiras, esta frequência já é respeitada. É indispensável conversar com um médico-veterinário de sua confiança para que ele indique qual o melhor produto para cada situação e qual a frequência com que o tratamento deverá ser realizado.

O combate às infestações ambientais é primordial para o controle efetivo da infestação no animal. As pulgas e os carrapatos possuem comportamentos distintos no ambiente. Enquanto as formas imaturas das pulgas preferem como abrigo os locais abaixo do nível do solo, os carrapatos adultos e suas formas imaturas tendem a se esconder em locais altos, acima do nível do solo. Engana-se quem pensa que as infestações destes parasitas no ambiente só acontecem em áreas externas. Com o pet inserido cada vez mais dentro do contexto familiar é preciso dar atenção ao interior das residências como, por exemplo, sofás, cortinas, tapetes e armários embutidos. O local onde o pet costuma repousar e passar a maior parte do tempo deve ser frequentemente monitorado e higienizado, uma vez que a infestação ambiental pode certamente estar presente.

O controle ambiental deve ser feito de acordo com as orientações dadas pelo médico-veterinário ou pelas empresas especializadas no controle de pragas (dedetizadoras). Isso porque a maioria dos produtos inseticidas e acaricidas ambientais podem ser tóxicos para os animais e para os seres humanos. Assim como é feito o controle de pulgas e carrapatos nos animais, o ambiente também deve ser tratado frequentemente. O intervalo entre as aplicações do tratamento ambiental vai depender de muitos fatores, sendo o mais relevante a densidade da infestação. Portanto, um único tratamento não é o bastante para o efetivo controle das infestações por parasitas nem no ambiente e muito menos no animal.

Para que exista uma diminuição nas infestações por ectoparasitas é importante que cada um faça a sua parte mantendo protegidos tanto ambiente, quanto animal. Uma ampla conscientização da população seja de uma cidade, de um condomínio ou de uma rua, é imprescindível para o sucesso efetivo do controle. Converse com seus parentes e vizinhos sobre esse assunto, sua família e seus pets só têm a ganhar com este cuidado!

Tags

Comentários

Márcio Gimenez

Boa noite passei o colosso em meu cachorro e Pasado alguma s hrs ele ficou mal tremendo e sem conseguir andar direito e sumiu.Esse remédio mata o cão será?

Olá, Márcio. Nossa recomendação é que procure um médico-veterinário o quanto antes para examinar seu cão e recomendar o melhor tratamento para ele. Os produtos da família Colosso não têm indicação para utilização em cães e gatos, nem em ambientes internos e externos. Portanto, não recomendamos seu uso extrabula, conforme citado na mensagem. Também estamos à disposição pelo 0800 941 2000. Nossos horários de atendimento são de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h30.

André

Comprei o colosso pulverizador para passar no pátio e gostaria de saber a medida certa pra diluir o produto ...
Att Andre

Olá, Andre. O Colosso Pulverização não tem indicação para utilização em cães e gatos, nem em ambientes internos e externos. Portanto, não recomendamos seu uso extrabula, conforme citado na sua mensagem.
Existem produtos específicos para o controle de carrapatos em pets. Sempre consulte um médico-veterinário antes de qualquer tratamento e, também, siga todas as instruções descritas na bula dos produtos.
Se precisar de mais informações, estamos à disposição pelo 0800 941 2000. Nossos horários de atendimento são de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h30.

Tania

Hola. Compré colosso pulverizacao.25 ml no me lo vendieron para perros. Quisiera saber si se puede usar? Muchas gracias.

Hola, Tania. No recomendamos el uso de nuestros productos en situaciones que no están determinadas en los prospectos. El Colosso Pulverização no es indicado para perros. Hay productos de Ourofino para uso solamente en ellos. Consulta un veterinario para que él indique las mejores soluciones para su mascota. Para conocer nuestro portfolio, visite nuestra sección de productos en www.ourofinopet.com. ¡Abrazo!

Alexandre

Para combater moscas em cachorros,posso usar colosso pulverizador?

Olá, Alexandre.
Não recomendamos o uso dos produtos da família Colosso em locais ou espécies diferentes das especificadas em bula. Existem produtos específicos para pets.
Sempre consulte um médico-veterinário antes de qualquer tratamento e, também, sempre siga todas as instruções descritas na bula do produto.
Se precisar de mais informações, estamos à disposição pelo 0800 941 2000. Nossos horários de atendimento são de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h30.

Diego Emmanuel

Boa tarde , eu tenho um yorkshire Terrier , ele tem 1 ano e 4 meses . Eu pulverizei o local que ele fica , e após 2 horas coloquei ele no lugar . Então choveu e acho que ele lambel o chão , dai ele começou vomitar muito , bebia água e continuava vomitando . Dai dei um banho nele e ele parou de vomitar.
Tem algum perigo dele morrer?

Olá, Diego. Seu pet pode estar assim por vários motivos. Para não colocar a saúde dele em risco, nossa recomendação é que procure um médico-veterinário para que ele possa examinar presencialmente o seu animalzinho e recomendar o melhor tratamento. É preciso um exame completo de saúde e recomendações específicas para ele. Abraços.

LUCINEIDE Liberato Alves

Tenho cachorrinhos Yorkshire Terrier com apenas um mês de vida e a mãe dele tem 3anos e pegou carrapato e pulga, como devo usar o colosso pulverizador, gostaria da medida certa para cada um deles para mãe e para os filhotes, aguardo seu retorno por Email um abraço

Olá, Lucineide.
Não recomendamos o uso dos produtos da linha Colosso em locais ou espécies diferentes das especificadas em bula. Existem produtos específicos para o controle de pulgas e carrapatos em cães.
Sempre consulte um médico-veterinário antes de qualquer tratamento e, também, sempre siga todas as instruções descritas na bula do produto.
Se precisar de mais informações, estamos à disposição pelo 0800 941 2000. Nossos horários de atendimento são de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h30.
Abraços.

Thiago Barbosa Lima

MUITO BOM MATERIAL DE LEITURA !

Muito obrigado, Thiago!

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Problemas articulares em cães e gatos

    20 abr
    2017

  • Diarreias em cães e gatos: o que fazer?

    20 mar
    2017

  • Seu pet tem otite frequentemente?

    20 fev
    2017

  • Infecções urinárias

    20 jan
    2017

  • Microbiota intestinal de cães e gatos

    21 dez
    2016

  • Dor nos pets: você sabe como identificar?

    21 nov
    2016

  • Carregar mais posts