Qual frequência devo dar remédio de verme para meu cachorro?

Por Gessica Cruz, médica-veterinária e analista técnica Ourofino Pet

24 de Agosto de 2022

Qual frequência devo dar remédio de verme para meu cachorro?

O controle de vermes em cachorros pode ser um desafio para os pais e mães de pets, pois muitas vezes deparam com alguns questionamentos: Qual é o melhor vermífugo? Qual a frequência e intervalo ideal para administrar vermífugo em cães?

Esses parasitas podem infectar não só filhotes, mas cães adultos e idosos, sendo extremamente importante controla-los durante todas as fases de vida do pet.

Em cachorros saudáveis as vermifugações periódicas podem ser feitas para eliminar os vermes e prevenir que o animal fique doente (com sintomas).

Se o cachorro já estiver com sintomas, como emagrecimento, abdômen aumentado, falta de apetite, vômitos e/ ou diarreia, o ideal é que ele passe pela avaliação de um médico veterinário que poderá solicitar exames de fezes para avaliar o melhor protocolo de tratamento a ser adotado.

Caso o animal não possa ser avaliado, recomenda-se a vermifugação pelo menos 4 vezes por ano, pois estudos mostraram que a desparasitação de 1 a 3 vezes por ano não fornece proteção suficiente.

O controle periódico de vermes deve ser feito em todos os animais da casa, em simultâneo, para evitar que um cão contamine o outro. Além disso, o ambiente em que o pet vive, precisa ser limpo para eliminar os ovos destes parasitas que ainda possam estar no local. Além do controle com o uso de produtos como o Top Dog os pais e mães de pets precisam saber que:

·        Os cães devem ser alimentados com rações ou, caso coma alimentação natural, os alimentos devem estar cozidos ou terem ficado congelados por pelo menos por uma semana, para evitar infecções transmitidas por carne crua;

·        O ideal é que os cachorros não tenham contato com roedores, carcaças ou vísceras.

·        Fornecer sempre água potável e fresca.

Para melhor uso dos vermífugos por médicos-veterinários e tutores de pets a ESCCAP publicou em 2021 algumas orientações nas tabelas abaixo:

Filhotes   

Iniciar a vermifugação a partir das 2 semanas de idade, depois a cada 14 dias até 2 semanas após o desmame;

Depois tratamentos mensais até os seis meses de idade.

O tratamento deve então ser repetido quinzenalmente até duas semanas após o desmame e, em seguida, tratamentos mensais realizados até seis meses de idade.

Fêmeas gestantes

Para reduzir a transmissão aos filhotes, as fêmeas grávidas podem receber medicação contra vermes no terço final da gestação (a partir de 40 dias).

Fêmeas lactantes

Deve ser tratada junto com os filhotes (ver acima).

Cães com risco aumentado de infecção (ida a eventos, animais de canis, entre outros):

Idas a eventos:  4 semanas antes e 2 - 4 semanas após o evento

Para canis: mensal ou realização de exame de fezes mensal e tratamento de acordo com os achados.

Cães profissionais, ou seja, cães de terapia, resgate ou policiais:

Mensal ou realização de exame de fezes mensal e tratamento de acordo com os achados.

Cães que vivem com pessoas com a imunidade frágil (crianças < 5 anos, idosos, pessoas em tratamento com corticoides ou em tratamento para algum tipo de câncer):

Mensal ou realização de exame de fezes mensal e tratamento de acordo com os achados.

Cães que comem carne crua, miúdos e/ou caça:

Devem ser testados a cada 2-3 meses por exame de fezes e tratados de acordo com os achados ou, caso o exame não seja possível, desparasitados a cada 6 semanas.

Animais infestados por pulgas ou piolhos (são vetores para Dipylidium):

Uma vez quando a infestação é estabelecida.

 

Prevenção do verme do coração (Dirofilaria immitis)

Cães que vivem em áreas endêmicas:

Tratamento preventivo com ivermectina (ou derivados) em baixas doses com intervalos mensais.

Viagens ou compra de filhotes de áreas endêmicas:

No máximo 30 dias após a partida/ última data da viagem com intervalos mensais.

 

Alguns vermes de cães também podem causar infecções em humanos e, por isto, é fundamental conhecer os riscos de não desparasitar os pets de maneira correta, pois podem representar riscos para a saúde das pessoas e outros pets. Para saber mais sobre verminoses dos cães (clique aqui).

Atenção: Vale lembrar que dar um remédio de verme ao cachorro não impede que o animal volte a “pegar” vermes, pois, estes medicamentos são usados para matar os parasitas e não servem para evitar novas infecções. A única exceção é para o verme do coração dos cães (Dirofilariose Canina), onde a medicação impede que as formas jovens (larvas) se tornem adultas por isso, é considerado preventivo.

 

Referência:
Worm Control in Dogs and Cats. ESCCAP Guideline 01 Sixth Edition – May 2021. Disponível em: https://www.esccap.org/uploads/docs/oc1bt50t_0778_ESCCAP_GL1_v15_1p.pdf

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet