Quando devo suplementar meu pet?

Por Luiza Tenório, consultora técnica Ourofino Pet

03 de Março de 2022

Quando devo suplementar meu pet?

Com o passar dos anos os animais de companhia, em especial os cães e gatos, têm feito cada vez mais parte da vida dos seres humanos, se tornando verdadeiramente membros das famílias. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (ABINPET) temos hoje no Brasil uma população de 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos, sendo o país com a segunda maior população de cães, gatos e aves cantoras e ornamentais em todo o mundo. Estes animais se afastaram de seus hábitos naturais e adentraram nas residências, mudando significativamente seus estilos de vida, hábitos alimentares, longevidade e necessitando cada dia mais de cuidados especiais.

Quando avaliamos os aspectos alimentares dessa população de animais de companhia podemos observar que o mercado de alimento para estes vem evoluindo bastante no decorrer dos anos, com alimentos balanceados, adaptados para cada tipo de raça e fases especificas da vida desses pets. Diante desse cenário você pode estar se perguntando se de fato o seu pet precisa de uma suplementação, não é mesmo?

Em algumas situações ou fases da vida dos animais se faz necessário o uso de suplementação, por exemplo, filhotes, cães idosos, animais acometidos por anemias, diarreias, cardiopatias, dentre outras inúmeras situações que poderíamos listar.

Um exemplo clássico são os filhotes acometidos por verminoses severas, o que além de retardo no crescimento pode leva-lo a estados anêmicos graves, se fazendo necessário além do tratamento com um vermífugo, uma suplementação com produtos a base de ferro, cobre, cobalto e zinco, além de vitaminas do complexo B. Outro aspecto importante demonstrado em estudos é que, a suplementação em filhotes na fase vacinal, melhora a resposta do sistema imunológico.

No outro extremo, quando falamos sobre cães idosos, a importância da suplementação também é muito evidente, pois é necessária a adição de ingredientes funcionais como prébióticos, fibras especiais, auxiliadores da saúde articular, entre outros, que promovem a saúde bem estar e que contribuam para longevidade. (GUABI, 2013).

Quando falamos sobre o uso dos suplementos como auxiliadores nos tratamentos de doenças, encontramos diversas funcionalidades, como por exemplo os probióticos nos tratamentos das diarreias, os betaglucanos auxiliares nos tratamentos de doenças articulares, os ômegas com funções cardioprotetoras, controle de inflamações de pele nos processos alérgicos, auxiliar no alívio da dor associada as osteoartrites, Vitamina E com importante ação antioxidante.  

Com isso, concluímos que a suplementação é importante em várias fases da vida do seu melhor amigo e deve ser realizada com produtos de alta qualidade produzido por empresas que prezam pela qualidade da matéria-prima e formulação adequada de seus produtos.

Para ajudar você com a suplementação do seu filho de patas, a Ourofino traz em seu portfólio uma linha ampla de suplementos. O Energy Pet com vitaminas e aminoácidos que fornece mais energia, aumento da imunidade e fornecimento de nutrientes que vão ajudar no melhor desenvolvimento e recuperação mais rápida do seu animalzinho quando este é acometido por alguma doença. O Metacell Pet com vitaminas e minerais, indicado nos quadros de anemias, fêmeas gestantes, e filhotes em fase de crescimento. Para a saúde das articulações temos na nossa linha o Condromax Pet e o Ativi UC-II que irão auxiliar a manutenção das cartilagens articulares promovendo uma melhor qualidade de vida para seu pet. E, por fim, mas não menos importante o Biocanis, probiótico que auxilia na reposição e manutenção de uma flora intestinal saudável, e ainda ajuda na recuperação do seu pet nos diversos quadros de diarreia.

E não esqueça de consultar o médico-veterinário que acompanha seu animalzinho ok? Desta forma você terá filhotes crescendo mais saudáveis, cães idosos com uma melhor qualidade de vida, recuperação mais rápida de algumas doenças do seu pet, melhorando a qualidade de vida e a longevidade do seu melhor amigo.

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet