Ragdoll: carinhoso, preguiçoso e carente

por Silvia Fernandes Mourão Passini, Consultora de Demanda Pet

16 de Dezembro de 2021

Ragdoll: carinhoso, preguiçoso e carente

A raça Ragdoll é relativamente recente. É uma raça desenvolvida nos Estados Unidos durante a década de 50, e sua criação se deu a partir do cruzamento de uma gata branca, com características de Angorá, e gatos Sagrado da Birmânia.

Seu nome significa boneca de pano e já dá indícios de características marcantes dessa raça, que hoje é uma das mais apreciadas nos Estados Unidos.

É tão dócil que relaxa completamente quando pegada no colo e aceita ser colocada de um lado para o outro, algo que a minoria dos gatos aceita.

Adoram um carinho, e são carentes e muito fiéis aos donos. Por isso, não é aconselhável para pessoas que passam longos períodos fora de casa. Pois quando ficam sozinhos por muito tempo podem ficar muitos tristes e doentes.

Possuem temperamento dócil, tranquilo, sociável, inteligente; e são amorosos, pacientes e tolerantes com crianças, com outros animais e até mesmo com convidados da casa.

O excesso de docilidade e o comportamento mais sedentário faz do Ragdoll um gato que se adapta melhor em ambientes internos, pois livre é indefeso.

 

Seu porte é do tamanho da sua simpatia, grande!

Chegam a pesar 9 kg, tudo isso muito bem distribuido em lindos olhos azuis, uma pelagem cheia e boa estrutura corporal.

Sua pelagem semi-longa é abundante e macia com textura suave e sedosa. A pelagem do tipo colorpoint, ou seja, manto mais claro que as cores das pontas (patas, cauda, focinho e orelhas) sendo que o contraste entre estas áreas deve ser bem definido.

Gatos mais velhos tendem a ser mais escuros que os mais jovens, pois sua cor vai escurecendo de acordo com a idade.

Precisam de cuidados moderados com higiene e beleza principalmente para evitar problemas digestivos como os tricobezoares (bolas de pelo no estômago), devido ao tamanho de seu pelo.

Tem expectativa média de vida entre 12 e 17 anos, e a endogamia é o problema mais grave desta raça de gato, uma vez que quase metade dos genes de todos os Ragdoll (cerca de 45%) provém do único fundador, Raggedy Ann Daddy Warbucks.

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet