5 dicas para o seu cão que está se coçando muito

Por Gessica Ariane , Analista Técnica na Ourofino Pet

26 de Maio de 2021

5 dicas para o seu cão que está se coçando muito

Se o seu cachorro está se coçando muito e se mordendo, sinal que pode estar com problemas de pele.

As doenças mais comuns são as causadas por alergias e existem várias maneiras de controlar a coceira e as alergias em cães. Às vezes, você pode fazer certas coisas em casa para prevenir ou aliviar uma coceira leve antes que ocorra uma infecção. Já em outros casos, você precisará consultar o seu veterinário.

Deixar de controlar as alergias do seu cão pode levar a outros problemas, como perda de pelos e infecções de pele. Separamos 5 dicas de como ajudar a controlar alergias em cães. 

 

 

1 - Fale com o seu veterinário 

Ligue para o veterinário do pet logo nos primeiros sinais de coceira. Em alguns casos, ele pode dar alguma recomendação inicial antes de realizar a consulta. Mas se a coceira continuar ou você notar queda de pelo, vermelhidão, irritação ou descamação, leve seu pet o quanto antes para a avaliação do profissional. 

Se for diagnosticada uma alergia, o médico-veterinário do seu pet fará algumas recomendações que devem ser seguidas fielmente para evitar que os problemas voltem. Casos leves a moderados podem ser tratados com medicamentos para aliviar a coceira e, possivelmente, produtos para a higienização e hidratação da pele do seu doguinho. Ah, mas se ele tiver pulgas e/ou carrapatos é necessária a eliminação destes inimigos da pele, pois essa pode ser a causa da alergia do seu cãozinho.  

Cumpra as recomendações de medicamento, via de aplicação, frequência e duração do tratamento que o veterinário do seu pet prescreveu e retorne para consultas de acompanhamento conforme recomendado. 

 

2 - Previna seu pet de pulgas e carrapatos 

Bom, você já viu que pulgas e carrapatos podem estar causando alergia ao seu pet. Por isso, todos os cães devem fazer uma prevenção eficaz contra pulgas e carrapatos o ano todo. Para alérgicos, a prevenção é ainda mais importante. Os cachorros com alergia a picada destes ectoparasitos (que quer dizer parasitas externos) podem reagir a poucas picadas, sendo que quanto mais, a reação alérgica será ainda mais séria. Muitas vezes nós nem conseguiremos ver estes parasitas no cão, pois eles podem mastigá-los devido a coceira gerada. 

 

 3 -  Dê banho no seu cachorro regularmente 

Para pets alérgicos a rotina de banhos pode ser numa frequência até maior que semanal, desde que tenha sido estabelecida pelo médico-veterinário. Na frequência de uma a duas vezes por semana, utilize shampoos suaves com formulação hidratante, feitos especialmente para pets. Produtos de pele com componentes hidratantes como aloe vera, fitoesfingosina, vitaminas farão muito bem para a pele do seu "aumigo". Também podem ser utilizados produtos como sérum e spray hidratante para combater a desidratação e descamação da pele. 

Seu veterinário pode prescrever um shampoo medicamentoso para problemas de pele mais graves. Ao dar banho no seu peludo, não se esqueça de verificar e limpar as orelhas, pois são áreas que costumam apresentar infecções secundárias em pets com alergias. 

 

4 - Escolha a comida certa

Alimente seu cão com uma dieta de alta qualidade feita com ingredientes saudáveis. Isso pode significar coisas diferentes para cães diferentes. Assim como acontece com os humanos, a qualidade dos ingredientes que se ingere pode realmente afetar a saúde geral do seu amigo de quatro patas. Se houver suspeita de alergia alimentar, seu veterinário pode recomendar uma mudança na dieta. Isso geralmente envolve uma dieta com ingredientes limitados e especiais com uma nova proteína (como peixe, pato, carne de veado, etc.). Frango e carne são responsáveis pela maior parte das alergias alimentares nos cães. 

 

5 - Escolha a cama ideal

Considere comprar camas de espuma para cães, pois são menos propensas a abrigar alérgenos comuns, como os ácaros. Substitua as camas dos cães anualmente, independentemente do material. Em caso de alergia ambiental, lave as colchas dos cães semanalmente com um detergente sem fragrância e corante. Coloque um forro hipoalergênico em camas para animais de companhia. 

 

Soluções Ourofino

Pensando em ajudar a diminuir a coceira do seu doguinho, a Ourofino conta com diversos produtos. Para o controle de pulgas e carrapatos contamos com a coleira Leevre e a pipeta NEOPet. Os dois produtos auxiliam no controle de pulgas e carrapatos. Além disso, a coleira Leevre ainda repele o mosquito-palha que transmite a Leishmaniose. É importante lembrar que estes parasitas ficam a maior parte do tempo no ambiente e não no seu pet, com isso só utilizar produtos no seu peludo não será suficiente para eliminar completamente os parasitas. Se ficou curioso para ter mais informações de como controlar pulgas e carrapatos acesso aqui.

Para os banhos do seu peludo, a Ourofino conta com a Linha Bris, com composição hidratante limpa sem agredir a pele do seu cãozinho e repõe nutrientes e vitaminas necessárias para o equilíbrio da pele. A linha Bris conta com shampoos, sprays hidratantes e o Sérum (exclusivo para animais de pele mais ressecadas). Peça orientação ao veterinário que acompanha seu pet para decidir qual seria a opção mais adequada para seu filho: Linha Bris Equilíbrio Pele Seca ou Linha Bris Equilíbrio Pele Oleosa.  

Comentários

Maysa Xavier honorio dias

Voltei a trabalhar depois disso minha pet belinha começou a se coçar muito coça tanto que está perdendo pelos ..... o que devo fazer ? Remédio de pulgas e carrapato ela toma sempre no tempo certo pra não ter nenhum ......o que podi ser isso .....ela se coça toda hora

Oi Maysa,

Pode ser algo ligado a stress, uma alergia alimentar... uma alergia ao shampoo, produto de limpeza...

Você precisa leva-lo ao veterinário para ser examinado, fazer alguns exames, se necessário.

E o veterinário vai indicar o tratamento correto.

Infelizmente à distancia e sem examinar pessoalmente o animal não é possível saber o que ele tem e nem indicar um tratamento correto.

Cesar Pisani

Tenho minha Jujuba, uma vira lata maravilhosa que se coça muito e morde os dedos. O post me ajudou, pois levarei ela ao veterinário para verificar. Valeu a orientação.
Obrigado

Oi Cesar,

Que legal! Ficamos muito felizes com o seu comentário.

Conte sempre conosco.

Ourofino


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet