Shar Pei: calmo e independente

Por Tácio Luiz Rocha Silva Rodrigues, consultor de demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Shar Pei: calmo e independente

Raça desenvolvida na China com o intuito de caçar javalis e guardar os templos budistas, existindo a centenas de ano. A cidade de Dialak, na província de Kwun Tung, é provavelmente seu lugar de origem. A raça é de porte médio, podendo variar de 44 a 51 cm de altura e são extremamente leais, calmos, independentes e afetuosos a sua família, lembrando que sempre poderá existir exceções.


É um cão que necessita de treinamento moderado, cuidados com higiene e beleza moderados e pode ser uma excelente escolha como cão de guarda. A expectativa de vida é de 9 a 11 anos e segundo a Federação Cinotécnica Internacional (FCI) faz parte do Grupo 2 de raças, ela divide as raças em 10 grupos de acordo com a função, tipo físico ou historia da raça.

Uma das características que mais atraem as pessoas são as dobrinhas dessa raça o que os torna extremamente fofos, mas também é um dos principais motivos deles terem propensão as doenças de pele que podem acometer essas raças. É sempre importante fazer a limpeza das suas dobras. Além de problemas relacionados a pele, eles também podem apresentar problemas na tireoide e oftálmico.

Seu nome em mandarim significa “pele de areia”, eles têm a pelagem curta e o pelo é o que chamamos de duro, as cores da raça podem variar do preto ao mel. A sua língua pode lembrar muito a da raça Chow Chow sendo meio azulada. Lembramos aqui que independente da raça é importante cuidar da saúde bucal do seu pet, por meio de escovações e/ou por procedimentos de limpezas periódicas por meio da retirada de tártaros que são feitas por médicos veterinários.

Shar peis costumam se adaptar ao clima de maneira bem tranquila, tanto ao frio quando ao calor, lembrando sempre dos cuidados com as suas dobrinhas, pois isso pode acarretar proliferação de fungos e bactérias, exatamente por causa da mudança de clima.

A American Kennel Club em 1992 reconheceu a raça oficialmente logo após quase ser extinta devido a Revolução Chinesa, devido a sua função de guarda muitos foram perdidos no período, mas para a alegria de muitos, alguns criadores conseguiram manter a raça viva.

Curiosidades sobre ainda sobre eles é que a raça entrou duas vezes para o livro de Guinnes World Records como a raça mais rara do mundo em 1966 e 1978.  Eles podem ser extremamente teimosos e de difícil adestração, então talvez não seja um cão para primeiro pet. Existe um Shar Pei no instagram super famoso chamado @anniepaddington, o que o faz ainda mais raro é por sua pelagem branca.

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet