Shih-tzu: sensível, apegado e carinhoso

por Fernanda Sartori Lima de Godoi, consultora de demanda Ourofino Pet

16 de Dezembro de 2021

Shih-tzu: sensível, apegado e carinhoso

Esse cãozinho, também conhecido divertidamente como “cheetos”, “shiatzu”, Shistu”, “shintzu” e por aí vai.... é muito fofo e encanta qualquer pessoa! Na verdade, o significado de SHIT-ZU é “cão leão que nunca desiste”.

É o famoso CÃO CHINÊS, e como toda raça antiga, sua origem tem uma lenda. Essa lenda dizia que o shih-tzu era o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete), que, diante da impossibilidade de realizarem o casamento, resolveram cruzar um Pequinês (China), com um Lhasa Apso (Tibet). Da união das raças surgiu o Shih-Tzu, simbolizando tudo o que há de melhor nas duas culturas, e o amor entre os dois povos.

Fisicamente possuem porte pequeno e robusto, olhos grandes e escuros (amendoados), possuem pelagem exuberante, longa e lisa, chegam a atingir os 28 cm e pesarem de 4,5 a 7,5 kg. Não possuem um padrão de cor definido, diferente de outros cães. Sendo assim, escolher o shi-tzu pela cor pode ser uma missão difícil e trabalhosa. Podem ser unicolores, bicolores e tricolores, porém, as cores branca e preta, branca e marrom ou marrom e preto são bastante comuns. 

Em relação a saúde, há registros da ocorrência de coprofagia (animais que comem as próprias fezes), alergias e dermatites, problemas oculares, hérnia umbilical, otite e pré disposição ao desenvolvimento de câncer de útero ou testículo. Assim, é imprescindível o acompanhamento periódico de sua saúde por profissionais veterinários capacitados.

Quando se trata de obedecerem facilmente a comandos e respondem rapidamente ao adestramento, com toda certeza esses cãezinhos não estão no topo da lista de inteligência, sendo um ponto fraco, devido ao comportamento bastante dominante. Em aspectos cognitivos, no entanto, a raça apresenta uma inteligência acima da média, sendo os exemplares quietos e bastante observadores, curiosos, exploradores do ambiente e buscando grande empatia emocional com os donos.

Ela é uma das melhores raças, pois se adaptam bem a qualquer espaço, se dão bem com outros animais de estimação, são excelentes para famílias, solteiros e além de tudo, excelente companheiros para idosos. 

Então, se você está procurando um companheiro fofo e totalmente adaptável, porém com uma pitada de bagunça, corre para garantir esse “pequeno leão”, que são tudo, menos ferozes!

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet