Skin Care para pets com pele oleosa

Dra. Alessandra Paschoal, médica-veterinária especialista em dermatologia

18 de Novembro de 2020

Skin Care para pets com pele oleosa

A pele oleosa nos pets ocorre pelo distúrbio no processo de queratinização em que, na grande maioria das vezes, a pele passará a apresentar um aspecto oleoso, além de serem notadas as presenças de caspas, crostas e um cheiro característico de oleosidade, que não é nada agradável. As áreas do corpo que mais apresentam a oleosidade são as partes ventrais (região da barriga), axilas, patas, face, pregas de face.

Em casos mais graves de distúrbio de oleosidade na pele em animal jovem, tende a ficar mais severo com o avanço da idade, também podem estar presentes infecção bacteriana e fúngica. Por isso, é muito importante o cuidado contínuo com a pele e a pelagem destes animais, sendo que uma das medidas auxiliares é por meio da realização de banhos, utilizando produtos específicos e adequados para o tipo de pele e pelagem do seu animalzinho.

E qual a frequência adequada de banhos?

Não há uma regra para a quantidade ideal de banhos, vale lembrar que a frequência em que seu pet será banhado deverá ser ajustada a critério do médico-veterinário, de acordo com as características individuais do animal.

Quais são os principais cuidados durante o banho?

É muito importante que o local escolhido para a realização do banho seja seguro e de preferência que o animal esteja mantido em uma guia de contenção no pescoço, evitando assim acidentes de fuga ou fraturas ósseas devido à queda brusca de lugar alto.

Em seguida, o ideal é proteger os ouvidos do animalzinho com algodão e então dar início a lavagem dos pelos, aplicando o shampoo em quantidade desejada e massageando todas as áreas do corpo, de forma a produzir uma espuma e cobrir toda a pele e pelagem.  A massagem, além de garantir a adequada penetração do produto, também é uma forma de carinho e que irá deixar o pet mais feliz no momento do banho.

Lembrando que em animais de pelagem longa pode ser necessária a tosa do pelo, para facilitar a lavagem. Nos animais de pelagem curta, devemos fazer o banho massageando com as mãos e no sentido do pelo, evitando assim a inflamação e a infecção dos folículos pilosos. Não usar escovas de cerdas duras e irritantes.

Após aplicação do shampoo, aguardar de 5 a 10 minutos e enxaguar bem, sem deixar resíduos e sempre protegendo os olhos e os ouvidos, para evitar a entrada de água. O enxágue abundante ajuda a promover a hidratação da pele, além de eliminar a sujeira dos pelos e da pele. A temperatura da água deve ser morna em dias mais frios e nos dias mais quentes poderá ser mais fria.

Ainda que não existam regras sobre a quantidade ideal de banhos, manter a higiene da pele e da pelagem é fundamental para trazer conforto ao pet e aos tutores. Além da importância para a manutenção da higiene da pele e pelagem, o momento do banho também apresenta grande importância para identificar a presença de alergias e outros problemas de pele que não são possíveis de enxergar no dia a dia, evitando assim, transtornos futuros.

Quais os principais cuidados na hora da secagem do animal?

Após o banho, devemos estar atentos à temperatura que vai ser usada na secagem do animal, o recomendado é que ela seja moderada, pois temperaturas elevadas podem ser irritantes para a pele.

Dica: se a temperatura está quente para a sua mão, vai estar quente para o seu pet!  

Os animais de pelagem longa levam mais tempo para secar, por isso devemos ter atenção para que os pelos não fiquem úmidos para não ocasionar novos problemas de pele. As áreas que mais demoram a secar são as patas e região ventral do corpo (região da barriga), dependendo da raça as orelhas levam um tempo maior também, desta forma, devemos iniciar a secagem nestas áreas do corpo. Uma escova pode ser usada, durante a secagem da pelagem.

Soluções Ourofino para os cuidados e a manutenção da pele oleosa

Como opções de produtos para a pele oleosa, a linha Bris conta com o Shampoo Equilíbrio Pele Oleosa e o Spray Equilíbrio Pele Oleosa:

Shampoo Equilíbrio Pele Oleosa que irá atuar proporcionando o equilíbrio à produção excessiva de sebo sem agredir e ressecar a pele, devido à presença da fitoesfingosina, nanovitamina A e de ômegas nanoencapsulados compostos pelos óleos de coco, de argan e de abacate que irão promover a hidratação adequada e prolongada da pele, garantindo assim a manutenção da integridade da barreira cutânea. Sendo indicado para a higiene profunda e delicada dos pelos e da pele enquanto desodoriza e hidrata a pele de cães e gatos que apresentam maior produção oleosa, sem agredir ou ressecar.

Spray Equilíbrio Pele Oleosa que apresenta formulação leve e não oleosa, composta por fitoesfingosina, nanovitamina A, tecnologia mineral e enzimas que equilibram a oleosidade da pele e neutralizam odores sem ressecar ou alterar a integridade da barreira cutânea. Sendo recomendado em aplicações nos intervalos entre os banhos realizados com o Bris Spray Equilíbrio Pele Oleosa, para renovar e prolongar os efeitos de limpeza, desodorização e hidratação promovidos pelo banho. 

Antes de adquirir e utilizar qualquer produto no seu pet lembre-se sempre de procurar um médico-veterinário para que seja realizada a avaliação adequada da pele e da pelagem do seu animalzinho e também para que suas dúvidas sejam esclarecidas, caso haja qualquer sinal clínico que demonstre alguma doença de pele. Vale reforçar que os banhos são importantes como parte da manutenção da saúde da pele e dos pelos dos animais e deverão ser realizados de acordo com as características de cada raça bem como na frequência estipulada pelo médico veterinário.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet