Skin care para pets com peles secas

Dra. Alessandra Paschoal, médica-veterinária especialista em dermatologia

24 de Novembro de 2020

Skin care para pets com peles secas

 

Assim como acontece com os seres humanos, nos cães e gatos a pele apresenta várias funções importantes no organismo, como atuar como barreira protetora contra microrganismos agressores, agentes físicos e químicos, além de proteger contra a perda de água para o meio externo. Já os pelos apresentam a função de isolamento térmico.

Ainda que a estrutura da pele seja semelhante entre humanos e animais, algumas diferenças importantes são observadas. Sabe-se que a epiderme de cães e gatos varia em espessura de acordo com a parte do corpo assim como a dos humanos, e que essa espessura é geralmente mais fina nos cães e, principalmente, nos gatos, chegando a ser três vezes mais fina que a dos humanos, o que facilita a entrada de substâncias causadoras de alergias e outros agentes infecciosos como bactérias e fungos, sendo, de grande importância que a integridade da barreira cutânea, ou seja, da camada mais superficial da pele seja mantida. Esta barreira que além de atuar protegendo e prevenindo a pele da penetração de microrganismos e agentes externos irritantes, também é responsável pela manutenção da hidratação cutânea, onde em casos de desequilíbrio desta barreira, um dos problemas notados, será o ressecamento da pele.

Desta forma, pensando na restauração da barreira cutânea e nos cuidados com a pele seca, é essencial o uso de produtos tópicos como shampoo, spray e sérum, que contenham em sua formulação a combinação de ativos como hidratantes, vitaminas, óleos e os próprios repositores da barreira cutânea. Atuando juntos, esses ativos terão um papel fundamental para o auxílio no reestabelecimento e na manutenção da hidratação da pele.

 

Hora do banho: quais são os principais cuidados?

Antes de iniciar o banho, é indicado que os pelos sejam escovados, eliminando pequenos nós, facilitando assim a lavagem. Em alguns casos, se a presença de nós nos pelos for abundante, poderá ser necessário que o pet seja tosado antes de passar pelo banho.  A limpeza da área externa das orelhas também pode ser feita no momento do banho, sempre com o uso de produtos específicos e seguindo as recomendações de bula. Importante: sempre lembrar de proteger o canal auditivo com algodão, evitando assim a entrada de água durante o banho.

Ao dar início à lavagem do animal, o shampoo de escolha, deverá ser aplicado em quantidade desejada e massageando todas as áreas do corpo, de forma a produzir uma espuma e cobrir toda a pele e pelagem do seu animalzinho. Após aplicação do shampoo, aguardar de 5 a 10 minutos e enxaguar bem, sem deixar resíduos e sempre protegendo os olhos e ouvidos, para evitar a entrada de água.

O enxague abundante ajuda a promover a hidratação da pele, e deverá ser feito até a água sair limpa. As patas, axilas e cauda são os lugares de maior dificuldade para fazer o enxague e merecem atenção. Nos animais de pelagem longa, o enxague pode levar mais tempo para ser realizado do que o próprio banho. O excesso de água deve ser eliminado com as mãos, antes de colocar a toalha para fazer a secagem, seguido do uso do secador.

Durante a secagem, uma atenção especial deve ser dada aos lugares do corpo com a pelagem mais densa, pois são os locais que levam mais tempo para secar.  O momento de secagem deve ser por completo, para evitar que apareçam doenças causadas pela umidade, como o crescimento de fungos na pele.

Ainda que não existam regras sobre a quantidade ideal e o intervalo entre os banhos, a necessidade de maior frequência de banhos pode estar nos cães, sendo que os gatos geralmente apresentam uma maior resistência e isso deve ser respeitado. Como alternativa para o auxílio na manutenção da hidratação da pele e pelagem dos gatos, o uso de spray e sérum, que não necessitam de enxágue, são opções vantajosas, assim como o uso destes produtos nos intervalos entre os banhos dos cães, buscando prolongar os efeitos da hidratação.

Vale sempre reforçar que o momento do banho deve ser agradável e prazeroso para os animais e a frequência em que seu pet será banhado, deverá ser ajustada a critério do médico veterinário, de acordo com as características individuais do animal.

 

Soluções Ourofino para os cuidados e a manutenção da pele seca

E com uma proposta de suavidade e hidratação para pele dos cães e gatos, a Ourofino Pet lança a linha Bris com a melhor tecnologia dermocosmética, e em especial para a pele seca, conta com as opções de shampoo, spray e sérum. Os produtos possuem em sua formulação, ativos essenciais para a manutenção da barreira cutânea, como a fitoesfingosina. Além disso, esses produtos trazem a nanotecnologia que aumenta a ação dos ativos melhorando a eficácia deles e apresentam fragrância suave e livre de alérgenos.

Para a pele seca, as opções disponíveis são o Shampoo Equilíbrio Pele Seca, Spray Equilíbrio Pele Seca e Sérum Equilíbrio Pele Seca:

 - Shampoo Equilíbrio Pele Seca contém em sua formulação fitoesfingosina, aloe vera, vitaminas A e E e óleo de girassol nanoencapsulados, ativos que promovem a limpeza suave e hidratação profunda proporcionando a integridade da barreira cutânea. Sendo indicado para todos os tipos de pele, especialmente para a pele seca. 

- Spray Equilíbrio Pele Seca é composto por fitoesfingosina, calêndula e ômegas nanoencapsulados de óleos de coco, de argan e de abacate, associado a presença de um complexo vegetal que irá atuar como adjuvante no controle da perda excessiva de água da pele, nutrindo e hidratando profundamente a pele seca nos intervalos entre os banhos.

Sérum Equilíbrio Pele Seca apresenta em sua formulação fitoesfingosina, ceramidas, ômegas derivados de óleos de girassol, de macadâmia, de oliva e de gergelim associada à ação da calêndula nanoencapsulada, promovendo a hidratação profunda que mantém a integridade da barreira cutânea.

Lembre-se sempre de procurar um médico-veterinário para que seja realizada a avaliação adequada da pele e da pelagem do seu animalzinho, antes de adquirir e utilizar qualquer produto no seu pet.

 

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet