Somali: selvagem, ativo e independente

Por Natália Marcolino Brito, Consultora Técnica Ourofino Pet

16 de Dezembro de 2021

Somali: selvagem, ativo e independente

O Somali possui traços em comum com a raça de gato Abissínio, muitas vezes chamado de primo de pelos cumpridos. Uma raça conhecida e com virtudes, tais como a personalidade e inteligência, além de seu porte elegante e imponente, com uma pelagem linda que é um diferencial, comparada a outras raças parecidas.

Origem

Originário da hibridização entre Abissínios e Siameses, Angorás e Persas, feita por criadores, o Somali surgiu na década de 50 do século passado. Nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Austrália e Canadá.

Nos anos 60, a raça foi constituída e passou a ser criada de forma mais controlada, e nos anos 70 (1979) se reconheceu pela primeira vez a raça de gatos Somali. A qual foi denominada, pois provém dos gatos Abissínios originários da Etiópia, país que faz fronteira com a Somália.

Características físicas

O Somali possui tamanho mediano, variando entre 3 e 5 quilos, mas existem exemplares que chegam a 7 quilos. Assim como o Abissínio, seu corpo é estilizado e musculoso, o que torna sua aparência elegante e majestosa. As extremidades são largas e esbeltas, mas também fortes e robustas. A expectativa de vida da raça varia entre 9 e 13 anos.

Sua cabeça é triangular, e possui uma fenda suave que faz com que a testa seja ligeiramente inchada. O focinho é alargado e em forma curvada. As orelhas são grandes e largas, com a terminação na ponta marcada e pelo mais longo, assim como na cauda que é larga e parecida com um espanador, com pelo longo e denso. Os olhos são grandes e amendoados, de pálpebras escuras e cores que vão desde o verde até o dourado.

Seu pelo é considerado denso e suave e não possui capa lanosa, que é uma estrutura que ajuda a proteger do frio, portanto, são sensíveis a baixas temperaturas. A pelagem é classificada como semilongo, apesar dos pelos da cauda e das orelhas serem um pouco maior que o resto do corpo. E as cores da mesma são bem particulares, podendo ter várias tonalidades no mesmo exemplar.

Personalidade

O Somali é um gato ativo e feliz, gosta de companhia e brincadeiras com humanos. E por serem super inteligentes, são fáceis de adestrar, aprendendo com facilidade as ordens.

Esses animais adoram a vida no exterior mas são bem adaptáveis a vida em apartamento. No entanto, tem energia de sobra e precisa liberar pra conseguir relaxar e evitar o estresse. Necessitando de estímulos para se exercitar e saciar sua curiosidade sem ficar entediado. Então capricha no enriquecimento ambiental!

Cuidados

Por conta de sua pelagem semilonga, precisam de escovação diária para que a mesma esteja sempre limpa e saudável. Vale lembrar que uma boa alimentação também influencia na pelagem. Dessa forma, é interessante proporcionar uma alimentação de qualidade, com ração rica em carne e com menor proporção de cereais e subprodutos. Também é importante controlar as porções e frequência, pois o Somali é um gato com tendência a gula, e apesar de praticarem muita atividade física, alguns exemplares podem desenvolver sobrepeso, obesidade e outros transtornos relacionados.

É fundamental, como vimos anteriormente, um bom enriquecimento ambiental com jogos de inteligência, arranhadores com vários níveis, jogos que lhe permitam suprir o instinto de caça.

Saúde

A saúde do gato Somali é de ferro! No geral são saudáveis e fortes e não costumam apresentar doenças congênitas. No entanto, apesar da incrível genética, é importante o manter protegido de doenças contagiosas! Por isso, não deixe de seguir a risca o calendário de vacinação e as visitas periódicas ao médico veterinário. Isso ajudará a garantir que a saúde do Somali permaneça intacta.   

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet