Sphynx: sociável e muito carinhoso

Por Natália Tiengo, Consultora de demanda Ourofino Pet.

18 de Janeiro de 2022

Sphynx: sociável e muito carinhoso

Origem

Em 1966 em Toronto no Canadá, ocorreu uma mutação natural de um gene em um dos filhotes de uma ninhada, que nasceu sem a presença de pelos no corpo. Em uma segunda ninhada dessa mesma gata, nasceu outro filhote sem os pelos.

A partir do surgimento desses gatos, testes de cruzamentos foram realizados para selecionar a característica, mas o experimento não teve sucesso e os animais nasciam com uma grave doença genética.

Somente em 1975, iniciou a linhagem de sphynx, e em 1980 dois filhotes sem pelo foram enviados a um criador Holandês, que os cruzou com o Devon Rex dando origem aos primeiros Sphynx. Este nome foi escolhido para a raça devido à semelhança a esfinge Gizé, no Egito. A raça foi oficialmente reconhecida pela Cat fanciers’ Association em 1988.

Aspecto

O sphynx, muito conhecido como o gato sem pelos, possui um tipo de penugem pelo corpo, com uma textura aveludada, de pele quente e com rugas. É um felino considerado de tamanho médio, pesando em torno de 3,5kg a 7 kg. É musculoso e possui uma estrutura óssea media. Sua cabeça tem formato ligeiramente triangular de tamanho médio e comprido, com olhos grandes e orelhas afastadas, largas na base e grandes, com uma pequena quantidade de penugens na parte posterior.

 Patas anteriores arqueadas e mais curtas que as posteriores, pés arredondados e dedos longos. Cauda media e fina com presença de um tufo na ponta. Mesmo com a ausência de pelos pelo corpo, esta raça possui uma media de temperatura corporal 4° mais alta que as demais.  Pessoas alérgicas a pelo, procuram pela raça, pois pensam que vão evitar as crises, mas o fator causador da alergia encontra-se nas descamações de pele, então não é uma raça hipoalergênica.

Necessitam de banhos semanais, pois produzem oleosidade como qualquer outra raça.

As cores podem variar entre branco/rosado e o preto/acinzentado.

Comportamento

O Sphynx é um gato curioso, ativo, divertido e adora chamar a atenção para suas brincadeiras, principalmente quando filhote. É muito inteligente, gosta de desafios e pode ser adestrado sem dificuldade quando associado a algum petisco saboroso, mas cuidado com esses agrados, pois essa raça tem tendência à obesidade.

É um animal sensível as mudanças climáticas, por isso é indicado para ambientes internos. Essa raça não gosta de ficar sozinho, é muito carinhoso e se da bem com outros animais da casa e com as crianças, mas não dispensa a oportunidade de dormir ao lado do seu dono.  

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet