Whippet: carinhoso e companheiro

Por Marina Junges, consultora de demanda Ourofino Pet

18 de Janeiro de 2022

Whippet: carinhoso e companheiro

A raça Whippet surgiu no Reino Unido no final do século XVIII e acredita-se que ela é originária da cruza entre cães das raças Galgo Italiano com Terriers. Os Whippets fazem parte do grupo dos Galgos, ou Lébreis, conhecidos por serem muito velozes e que, por isso, eram usados para caçar coelhos. Devido a sua capacidade de fazer curvas em alta velocidade, eles passaram a ser usados em competições de perseguição e de corrida, o que lhe rendeu o apelido de “cavalo de corrida de pobres”.

Os Whippets são cães elegantes e seu corpo possui uma aerodinâmica perfeita para a corrida. Assim como os outros galgos, eles apresentam o corpo estreito e musculoso, costas arqueadas, com pernas longas e esguias e abdômen para dentro. O rabo é comprido e fica naturalmente abaixado. A altura varia entre 44 e 51 cm e o peso entre 10 e 18 kg. Os pelos são curtos, macios e de cores muito variadas, com ou sem manchas de cor diferente. A expectativa de vida média é de 13 anos, mas a gente sabe que, com afeto e os cuidados de saúde necessários, podemos prolongar os anos de convívio com nosso “cãopanheiro”.

Além da busca por carinho e atenção, o cãozinho Whippet vai querer aproveitar o colo do seu tutor para se esquentar. A pelagem curta e a baixa quantidade de gordura corporal fazem com que esses cães sintam muito frio, por isso, não economize nas cobertas e capriche no estilo das roupas do seu cãozinho. São animais tranquilos dentro de casa, mas você precisa reservar em torno de 40 minutos do seu dia para fazer um bom passeio, dê preferência em espaços que eles possam correr livremente. Eles não costumam latir, exigem poucos cuidados de higiene e estética e, apesar de estes cães serem muito amorosos, eles não são muito sociáveis, pois costumam reservar seu afeto para sua família e ficam muito tristes se tiverem que se separar dela. O Whippet é o mais inteligente entre os Galgos, respondendo bem a comandos de voz e ao treinamento de obediência, porém, devido ao histórico de caçador de pequenos animais, ele pode não se socializar muito bem com outros cães e com gatos, mas é uma boa companhia para crianças.

Quem quiser adotar um Whippet deve estar preparado para ceder seu lugar no sofá, pois eles não gostam de deitar em superfícies duras e adoram dormir agarradinhos ao seu tutor. Não espere que eles sejam bons cães de guarda, pois essa raça é pura gentileza e carinho, e não se esqueça de levar seu amiguinho no médico veterinário regularmente para garantir que ele esteja saudável e vocês possam aproveitar todos os momentos de aconchego sem preocupações.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet