Existe risco em administrar remédios sem recomendação veterinária?

Existem alguns momentos difíceis em que temos que ver nossos companheiros de quatro patas doentes e são nesses momentos que muitos tomam uma decisão precipitada: a automedicação. Em vez de levar seu pet para a avaliação de um profissional capacitado, algumas pessoas preferem fazer a medicação sem a prescrição de um médico veterinário e pior ainda é quando essa medicação é a que está em casa, muitas vezes de uso humano.

Utilizar medicamentos sem prescrição pode trazer sérios riscos à saúde animal. Os gatos, por exemplo, são muito sensíveis e existem alguns princípios ativos que são proibidos para essa espécie, como o caso do paracetamol. Quando falamos dos cães, os perigos são reais também. O diclofenaco de sódio, por exemplo, é um da lista de proibidos par cães.

Ao falar de antimicrobianos então a coisa é mais séria. Escutamos falar muito sobre a resistência aos antimicrobianos e isso se dá por esse uso indiscriminado, sem prescrição. Entendemos também que em algumas regiões é difícil encontrar um profissional, porém todo esforço vale a pena para ter seu amigo saudável.

Hoje existem vários produtos da farmacêutica veterinária no país e no mundo, sendo eles os mais indicados para o tratamento animal, mas claro, sempre com indicação de um médico veterinário capacitado que tenha avaliado seu Pet.

Essa informação foi útil para você?
Ficou com dúvida ou quer mais informações?