O que é e como tratar a diarreia em cães e gatos?

A diarreia em um cão ou gato é caracterizada pelo aumento da frequência e volume das fezes, assim como diminuição da consistência das mesmas. As fezes diarreicas contêm não só maior quantidade de água e electrólitos, mas também poderão conter muco, sangue, gordura ou comida não digerida.

A diarreia pode ser originária do intestino delgado ou intestino grosso (colite), podendo ser classificada em aguda ou crônica. A diarreia aguda normalmente dura menos de 48 horas, normalmente contem muco, sendo comum encontrar sangue neste tipo de diarreia. O animal normalmente perde o apetite e aumenta a frequência de defecação, assim como a sua urgência para defecar.

Já a diarreia crônica dura de 7 a 10 dias ou mais, sendo por vezes muitos escura, devido à presença de sangue digerido nas fezes, não apresentando muco no seu conteúdo.

São inúmeras as causas, podendo variar entre bactérias, vírus, parasitas intestinais, stress, substâncias tóxicas, alergia alimentar, alterações bruscas na alimentação, disfunções em determinados órgãos como o fígado, pâncreas e rins, etc.

É importante notar que os animais mais jovens são mais vulneráveis que os adultos, podendo pôr em risco a própria vida.

Para tratar o seu animal com diarreia, tem de ser determinada a causa. O Médico Veterinário irá realizar um exame clínico em seu cão ou gato e perguntar-lhe o histórico dele, dieta e rotina diária, podendo ser necessária à realização de análises sanguíneas, exames de fezes, radiografias ou outros exames de diagnóstico.

Se o seu animal está muito desidratado deverá ser necessária à administração de fluidos endovenosos, conforme indicações do Médico Veterinário.

Observe o seu animal de estimação em casa e no caso de aparecerem sinais de diarreia, sangue ou muco nas fezes, contate o Médico Veterinário imediatamente.


Essa informação foi útil para você?        

Ficou com dúvida ou quer mais informações?


Preencha o formulário abaixo para nosso especialista entrar em contato com você.


Produtos relacionados

Cadastre seu e-mail e receba nossa newsletter.