O que é e como tratar Osteoartrite/Artrose em gatos?

artrose felina é caracterizada pela degeneração crônica da cartilagem e dos ossos ao redor das articulações. Esse processo costuma gerar dor, desconforto e rigidez, muitas vezes limitando os movimentos mais comuns da rotina felina.

Geralmente sofrem de osteoartrite ou artrose os gatos de idade avançada, idosos ou senis, que começam a sofrer desgastes em uma ou várias das suas articulações. Trata-se de uma doença degenerativa, ou seja, que se agrava com o passar do tempo.

A artrose é irreversível, uma vez presente no nosso animal não pode ser revertida, no entanto podemos melhorar a qualidade do nosso felino, impedindo que lhe afete a sua rotina diária.

É uma doença silenciosa, visto que 90% dos gatos com mais de 12 anos padecem da mesma e, por vezes, os donos nunca o detectam.

Podem ter diferentes causas que a desencadeiam, como por exemplo:

A genética, frequente em raças como main coon, birmanês, scottish fold, ou abissínios, dependendo da articulação afetada.

Os traumas, devido a pancadas, lutas, quedas, etc.

O sobrepeso, embora não seja a causa que o desencadearia, mas sim agravaria.

A acromegalia, uma lesão na glândula pituitária que deforma as articulações.

Pode estar vinculada ao aparecimento de doenças com alguma destas causas ou, simplesmente, surpreender o nosso gato, por isso, devemos estar atentos aos sinais e sintomas que possamos observar para  trata-lo antecipadamente.

Dentro dos sinais ou alterações de comportamento que podemos observar encontramos: mudanças de caráter, animais mais irritáveis ou deprimidos, mudanças nos hábitos de higiene, podendo mostrar alguma irritabilidade ou agressão no momento de limpar certas partes do corpo como o lombo ou a coluna, tudo isso devido a uma grande sensibilidade.

Quando falamos dos sinais mais visíveis podemos encontrar o seguinte:

  • Perda de apetite habitual
  • Rigidez nas articulações
  • Limitação nos movimentos que antes eram habituais
  • Perda de massa muscular por desuso de certas articulações
  • Defecam ou urinam fora da caixa de areia porque têm dificuldade em entrar

O diagnóstico feito pelo médico veterinário é baseado no exame físico do animal e com exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética e tomografia. Os exames, em somatória com o histórico clinico, ajudam ao profissional veterinário chegar ao diagnostico mais preciso da provável causa da artrose.

Podemos recorrer aos anti-inflamatórios convencionais.

Em todos os casos, inclusive os que também envolvem artroses, a fisioterapia veterinária se tornou um grande aliado.

Essa informação foi útil para você?
Ficou com dúvida ou quer mais informações?