O que é e qual o tratamento para Artrite/Artrose em cães?

Assim como nos seres humanos, os animais também podem desenvolver a artrite e a artrose. Essas doenças limitam os movimentos e podem causar dores crônicas de difícil controle. Ambas estão relacionadas distúrbios das articulações.

A artrose é uma doença que provoca o desgaste e degeneração da articulação, enquanto que a artrite se dá pela inflamação do local. Ambas acometem principalmente animais idosos, sendo mais comum o aparecimento a patrir os 8 anos de idade em caes e 5 anos em gatos.

À medida que os animais envelhecem, as dores começam aparecer. A artrite e artrose são doenças das articulações e quando não tratadas corretamente podem gerar sofrimento e perda de qualidade de vida aos nossos amigos peludos.

Segue alguns fatores que podem favorecer o aparecimento dessa doença:

Sobrepreso: a obesidade canina faz com que as articulações tenham que suportar mais peso do que deveriam.

Idade: em animais idosos é normal que as articulações e ossos comecem a se desgastar, causando a artrose. 

Genética: algumas raças têm mais predisposição a sofrer dessa doença,

Operações nas articulações: quando submetidos a cirurgia nas articulações, os cães e gatos podem desenvolver a artrose mais facilmente quando chegam à velhice;

Porte grande: quanto maior o peso do pet, maior é o trabalho que as articulações possuem para segurar o animal, facilitando o aparecimento de problemas como a artrite.

Piso escorregadio: quando o cão vive em piso escorregadio como porcelanato ou madeira, ele tende a ter maiores lesões articulares.

Cães e gatos com artrite costumam apresentar sinais que passam por:

  • Rigidez e dificuldade para se levantar pela manhã.
  • Resistência para passeios.
  • Mancar.
  • Desinteresse em brincadeiras, deixando de correr e até caminhar em determinadas situações.
  • Dificuldade em subir em camas, móveis e até escadas.
  • Apresenta clara reação de dor quando lhe tocam as patas.
  • Pode emitir gemidos em situações de dor.
  • Dor crônica.
  • Perda de apetite.
  • Fica mais distante de seus donos, evitando carinhos e brincadeiras.
  • Podem perder o brilho dos olhos pelas constantes crises de dor.
  • Alguns pets podem apresentar agressividade como forma de se proteger.
  • Dificuldade para se coçar ou lamber.

 

diagnóstico para artrite canina é feito por um médico veterinário ortopedista através de um exame clínico completo e, se necessário, o uso de raio-x. Em alguns casos, quando necessário, outros exames laboratoriais também podem ser solicitados. Nem sempre os sinais descritos acima são indicativos de artrite, por isso a importância de uma avaliação profissional.

tratamento para artrite canina, a princípio, se utiliza de anti-inflamatórios que melhoram as dores e ajudam no retorno da mobilidade das articulações afetadas. Em casos muito graves recorre-se a intervenção cirúrgica com o intuito de eliminar os osteófitos (proliferação óssea anormal) que obstruem as articulações ou até mesmo a artrose, que retira a mobilidade da articulação, na cirurgia pode ser necessatio o uso de implantes metálicos.

Depois de diagnosticada a artrose, o controle do peso do cão também é importante. É a medida preventiva e também para tratamento. Apesar de irreversível, algumas atitudes podem reduzir o sofrimento do bichinho e retardar a evolução dessa inflamação.

A dor do animal deve ser contida por meio de medicamentos prescritos pelo veterinário. Isso também permite que eles voltem a se exercitar aos poucos e superem parte da dor e da inflamação.

Suplementos alimentares também têm surtido efeito na diminuição da dor da artrose em cães e gatos. Componentes como ácidos graxos, glicosamina e condroitina normalmente já vêm na fórmula de rações próprias para cachorros idosos e de também de raças grandes.

O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação e a dor, frear o progresso da doença e favorecer a recuperação da mobilidade das articulações. É recomendada também uma série de exercícios ativos, como passeios tranqüilos e/ou natação, além de exercícios, através da fisioterapia veterinária.

Essa informação foi útil para você?
Ficou com dúvida ou quer mais informações?