Por que precisamos fazer exame de fezes e urina nos pets?

 Todos os pets devem realizar como rotina os exames de fezes e urina. Esses exames laboratoriais podem demonstrar claramente a presença de verminoses e falta de nutrientes no corpo do animal. 

O exame de urina também revela se o animal tem problemas renais sérios ou facilmente tratáveis.

O exame de fezes (parasitológico, funcional, citologia, SNAPP, cultura entre outros) vai ajudar no tratamento das verminoses, escolhendo a medicação mais indicada e também para diagnósticos de outras formas de diarreias crônicas.

Muitas vezes quando não fazemos exame de fezes, optamos por fazer o tratamento usando medicação de amplo espectro e na maioria dos casos vai ter algum resultado. Noutras vezes esse tratamento pode não ser eficaz e ai temos que repetir o tratamento com outros medicamentos até “acertar”.

 Somente no exame de fezes é que vamos identificar alguns ovos de parasitas e outras formas infectantes como os da Giárdia, Clostridium e Cistoisopora. Nesse caso os medicamentos de amplo espectro não tem indicação, pois não vão matar esses parasitas.

O ideal é fazer exame de fezes do seu animal duas vezes ao ano, no verão e inverno, ou ao menos uma vez, preferencialmente na saída do período de veraneio, época em que os mascotes transitam mais com a família e que intensificam seus contatos com outros animais, jardins e ambientes de menor higiene como a areia da praia, um berçário para muitos nematódeos.

Consulte sempre o médico veterinário.

 

Essa informação foi útil para você?
Ficou com dúvida ou quer mais informações?