
Os gatos estão entre os animais de companhia mais populares do mundo. É estimado que a origem da espécie tenha ocorrido entre 130 e 160 mil anos atrás.
No entanto, essas aproximações felinas aos humanos são uma ocorrência relativamente recente. Estima-se que isso tenha ocorrido há cerca de 10 a 12 mil anos.
Mesmo que hoje em dia sejam domésticos, os gatos têm muitas características dos felinos selvagens.
Por isso se mostram animais ágeis, fortes, cheios de reflexos, e com sentidos bastante apurados, além do óbvio instinto de caça.
Mas além de serem independentes e bastante curiosos, adoram brincar e são amigáveis e carinhosos, aos seus tutores com esfregões, turrinhas e ronronar.
Para conhece-los melhor, separamos diversas curiosidades do universo felino.
Curiosidades sobre os gatos
- Acredita-se que o primeiro felino do mundo a dar origem a todas as espécies de gatos foi o Felis silvestris lybica. Ele era um gato selvagem, de porte grande e agressivo, com características proeminentes de predador.
- O animal mais parecido com o gato é o tigre. Ele compartilha 95,6% de seu genoma com o gato. Além disso, o tigre é o maior felino do mundo.
- Os gatos têm uma expectativa de vida de 12 a 18 anos. Isso é equivalente a aproximadamente 100 anos de vida humana.
- O cálculo da idade humana dos gatos é muito curiosa. O primeiro ano do felino equivale a 15 anos humanos, some 10 anos no segundo ano. A partir do terceiro aniversário, adicione quatro anos ao seu pet.
- Os primeiros sinais de envelhecimento começam próximo aos 7 anos. Os gatos são considerados idosos aos 12 anos e geriátricos dos 15 em diante. Esteja atento a saúde do seu gato e de quaisquer alterações comportamentais.
- As raças de gato que vivem mais tempo são os: Gatos da Birmânia, gatos Siameses, gato Burmês e Persas. Já o Bengals, Abissínio e os Ragdolls são raças de vida mais curtas.
- O miado de um gato pode indicar que o animal está com fome, angustiado, zangado, com dor, no cio ou simplesmente quer atenção e carinho. Portanto, é crucial entender o que seu amigo quer expressar em sua rotina.
- Alguns estudos mostraram que os gatos veem as cores azuis, roxos, verdes e amarelos, então os gatinhos não veem tons tão ricos de cores.
- Os gatos são muito desconfiados e sabem que na hora de dormir é quando estão mais vulneráveis. Portanto, quando um gato gosta de dormir com o tutor, mostra que tem total confiança de que nada de ruim acontecerá, além de adorarem dormir no conforto, claro.
- É possível saber quando o gato está com dor quando ele demonstrar sinais como: Inversão de comportamento, um miado diferente, falta de apetite, busca locais tranquilos para se esconder, deixa de se lamber, além de perder o interesse pelas brincadeiras. Se perceber algum desses sinais, busque um médico veterinário para uma consulta. E conte com a linha de medicamentos e suplementos da Ourofino para gatos.
- Um gato passa cerca de 1/3 do seu dia a limpar-se e em média 2/3 do dia a dormir, isso significa que em 9 anos de vida, apenas está acordado 3 anos.
- As gatas tendem a ser destras, enquanto os machos tendem a ser canhotos.
- Os gatos emitem cerca de 100 sons diferentes, enquanto os cães emitem cerca de 10 sons diferentes.
- Existem aproximadamente 40 raças reconhecidas de gatos pelo mundo e mais de 500 milhões de gatos domésticos.
- Os gatos têm uma audição melhor do que os cães, e podem ouvir sons de alta frequência.
- Um gato pode correr a uma velocidade de 49 km/h em distâncias curtas e pular 5 vezes sua altura em um salto único.
- Em média, nascem de 1 a 9 gatos por gata a cada ninhada, sendo que a maior delas até hoje foi de 19, porém apenas 15 sobreviveram.
- Na Austrália e na Grã-Bretanha, os gatos pretos são um símbolo de boa sorte.
- A raça de gato mais popular é a Persa, seguida do Maine Coon e do Siamês.
- Gatos geralmente não gostam de água porque seu pelo não isola bem o calor quando ele está molhado ou húmido.
- Os gatos costumam ter 12 bigodes de cada lado da face.
- Os pequenos tufos de pelos nas orelhas de um gato impedem a entrada de poeira, direcionam o som para os ouvidos e os isolam quando necessário.
- A capacidade de um gato de encontrar seu lar de volta existe, os especialistas acreditam que os gatos usam o ângulo da luz solar para encontrar o caminho ou que possuam células magnéticas em seus cérebros que agem como uma bússola.
- Dificilmente um gato mia para outro gato, apenas para humanos. Os gatos só vão cuspir, ronronar e assobiar para outros gatos.
- Os gatos são muito flexíveis isso porque têm mais de 53 vértebras em sua coluna, enquanto os humanos têm apenas 34.
- As orelhas de um gato podem girar 180 graus.
- A temperatura corporal normal de um gato é entre 38º e 39º C. Abaixo de 37ºC ou acima de 39ºC procure o Médico Veterinário.
- Por não possuir a clavícula, o gato passa em qualquer lugar que a sua cabeça consiga entrar.
- Assim como a nossa impressão digital, o padrão do nariz do gato é único.
- Um gato filhote possui 26 dentes temporários e os perde até os 6 meses de idade, quando adulto ele possui 30 dentes.

Acesse agora o Podcast Amigo Pet e saiba mais sobre:
Conte sempre com a Ourofino Pet para cuidar do seu melhor amigo.
Comentários