Atenção: é importante controlar as pulgas nos gatos

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

21 de Agosto de 2018

Atenção: é importante controlar as pulgas nos gatos

A Ctenocephalides felis, conhecida como pulga do gato, é a espécie mais comum em pets. Assim como os carrapatos, elas vivem parte do tempo no corpo dos hospedeiros e a outra parte no ambiente, em ninhos e lugares de maior permanência dos animais de companhia, onde os ovos, larvas e pupas ficam presentes. Sendo assim, o ciclo de vida destes parasitas se divide em duas fases: a parasitária (insetos adultos) e a de vida livre (ovos, larvas e pupas) que, em condições ambientais favoráveis de temperatura e umidade, podem se finalizar entre doze e quinze dias.

As pulgas adultas no pet representam apenas 5% de uma infestação total e os outros 95% se encontram no ambiente, onde elas identificam o hospedeiro por meio de estímulos visuais e térmicos. Assim, quando o animal de companhia é localizado, estes parasitas saltam sobre a pele e alimentam-se de sangue. 

Já a pupa é a fase de maior resistência no ciclo biológico. Neste caso, as pulgas podem permanecer até 50 semanas no interior delas. Além disso, o controle ambiental destas formas é desafiador, pois elas são impermeáveis e nenhum inseticida químico é capaz de eliminá-las.

O aspirador de pó é uma ferramenta importante e eficaz no controle e combate destes parasitas. Como eles ficam escondidos em frestas de pisos, sofás, carpetes e tapetes, o ato de aspirar estas superfícies duas vezes por semana, ajuda no controle ambiental e na redução da infestação das pulgas.

Comentários

Silvana

Usei o neopet p gatos e não funcionou
Usei conforme a bula
E o produto está na validade
Gostaria de ressarcimento do meu gasto

Oi, Silvana! O controle de carrapatos e pulgas é um grande desafio, por isso é importante que o tratamento do pet seja integrado ao controle ambiental, pois nos animais de companhia estão apenas 5% destas pragas e no ambiente as 95% restantes delas.
O NEOPet é uma pipeta de uso tópico, a base de Fipronil e as apresentações variam de acordo com o peso dos pets. Para o tratamento é indicado pelo menos 3 aplicações consecutivas, de 30 em 30 dias. No entanto, se o grau da infestação for menor, o intervalo pode ser realizando com aplicação a cada 20 dias.
Aliado ao produto, é preciso realizar o controle ambiental para reduzir o ciclo de vida das pulgas e carrapatos, que dura em média 90 dias. Para isso, recomendo que passe o aspirador de pó diariamente ou a cada três dias. Com ele, é possível eliminar a pupa, fase da pulga em que onde ela fica imperceptível a olho nu e resistente a produtos químicos.

Em caso de dúvidas, ligue gratuitamente no 0800 941 2000, das 8h às 17h.

Obrigada pelo contato.

Rosemeire Araujo

Eu tbm não entendi a finalidade do site , que temos de levar no veterinário isso sabemos, mais se estamos aqui é pq não temos condições e nos preocupamos com nossos aumiguinhos... agora pergunto tem algum remédio ou eu mesma posso estar fazendo essa drenagem

Oi, Rosemeire!
Este é um espaço para apresentar informações nos artigos e indicar as orientações que não dependem de diferentes situações dos pets. A recomendação de visita ao veterinário é para casos em que, se não feita a avaliação adequada, pode ser colocada em risco a saúde do animal.
Neste caso, sugiro que você procure por hospitais veterinários de universidades, os valores costumam ser mais baixos.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet