Como calcular a idade dos cachorros?

Por Gessica Cruz, Analista Técnica Ourofino Pet

27 de Julho de 2022

Como calcular a idade dos cachorros?

Sempre tem quem pergunte "Se meu cachorro fosse humano, quantos anos ele teria?".

Antigamente se dizia que a cada ano de vida para o cachorro equivalia a sete anos humanos, porém, isso não é totalmente verdade!

Os cães envelhecem de forma diferente das pessoas, por exemplo, alguns anos na vida de um cão equivalem a mais de sete anos e outros, a menos. Os filhotes, por exemplo, levam cerca de um ano para atingirem tamanho de um adulto, enquanto as crianças levam muito mais tempo, por isso, o primeiro ano de vida do cãozinho vale, aproximadamente, 15 anos de uma criança/adolescente.

Há ainda diferença na velocidade do envelhecimento entre as raças, em geral, as raças pequenas podem chegar a viver quase duas vezes mais que as raças de porte grande.

De uma maneira muito genérica, a Associação Americana de Medicina Veterinária (AAMV), divide da seguinte forma:

  • O 1º ano de vida de um cão de tamanho médio equivale a 15 anos humanos;
  • O 2º ano para um cão equivale (em média) a cerca de 9 anos para um humano;
  • E depois disso, cada ano humano seria aproximadamente 5 anos para um cachorro.

 

Como os pesquisadores chegam a esses números?

Existem muitos fatores a considerar, por isso o cálculo nunca é exato, mas a AAMV diz que cachorros pequenos são geralmente considerados maduros (ou sênior) aos sete anos, mas hoje se sabe que nesta idade eles têm uma expectativa de viver, normalmente, o dobro disso.

Cães de raças maiores tem uma expectativa de vida mais curta e são geralmente considerados idosos quando em torno dos 6 anos. Um exemplo seria do Dogue Alemão (nosso querido Scooby-Doo), quem tem uma expectativa média de vida em torno de 7 a 10 anos, segundo a associação americana que representa a raça.

As estimativas de quanto um tempo um cão pode viver também servem de base para fazer a comparação de idade entre cachorros e pessoas. Estes números são normalmente achados com base em planos de saúde para animais de companhia, pesquisas de clubes de raça e hospitais veterinários.

 

Por que cães menores vivem mais do que cães maiores?

Esse fenômeno confunde os cientistas há anos, e as pesquisas ainda não conseguem explicar o porquê da relação entre o tamanho do cão e velocidade de envelhecimento, já que na natureza, animais muito grandes como elefantes e baleias, por exemplo, vivem mais do que os pequenos.

O que os cientistas sabem até o momento, em termos numéricos, é que, em média, a cada 4,4 kg de peso corporal, o cão diminui um mês da sua expectativa de vida. Entre as possíveis explicações para isso estão:

  • Cães maiores podem apresentar precocemente doenças relacionadas à idade; 
  • O crescimento acelerado pode levá-los a uma maior chance de tumores.

Agora que já sabemos que a idade humana dos cachorros é aproximada, e se baseia em idade e peso, vamos matar a curiosidade para saber a idade do seu doguinho:

Recentemente, cientistas se uniram para definir os estágios de vida dos cachorros e, em vez de tentar calcular equivalentes de idade para humanos, sugeriram a divisão por estágios de vida. Ou seja, por faixas de idade, tamanho, estilo de vida, estado de saúde e raça do cão.

Definições propostas de estágio de vida canina:

Segundo os especialistas, esta é a forma mais acertada para ajudar tutores e os médicos-veterinários a cuidar bem da saúde dos nossos amados cães.

 

 

Referências:
AAHA Canine Life Stage Guidelines (Veterinary Practice Guidelines), 2019.
AVMA - https://www.avma.org/resources-tools/pet-owners/petcare/senior-pets
Dog Owner’s Home Veterinary Handbook, 4th Edition by Debra M. Eldredge, Liisa D. Carlson, Delbert G. Carlson and James M. Giffin, Appendix B, 2007.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet