Como comparar a idade do gato com a de humanos?

Por Gessica Cruz, médica-veterinária e analista técnica Ourofino Pet

10 de Agosto de 2022

Como comparar a idade do gato com a de humanos?

Que os gatos estão vivendo muito mais que antes nós já sabemos. E, por isso, hoje em dia temos a curiosidade de comparar a idade dos nossos bichanos com a nossa.

No passado acreditava-se que 1 ano humano equivalia a 7 anos de um felino, porém se sabe que está informação não é mais válida. Cada gato é único, o que faz com que eles possam envelhecer de forma diferente, porém, segundo um estudo de 2017, em média no primeiro ano de vida o gato amadurece e cresce até o equivalente a um adolescente de pouco mais de 16 anos.

Mesmo após o primeiro ano, o envelhecimento dos felinos é mais rápido que o de um humano, ou seja, dizer que o gato tem 1 ano é uma convenção que adotamos, baseado no nosso calendário, mas na realidade, o gato é mais velho.

Além disso, o envelhecimento é um processo influenciado por muitos fatores, entre eles, o consumo de alimentos de boa qualidade e acesso a cuidados veterinários, que permitem um aumento da expectativa de vida dos bichanos. Estes cuidados só são comuns hoje, pois os gatos têm a alegria de ter “pais” e/ou “mães” que fazem de tudo por sua saúde e bem-estar!

Em 2010, as duas principais associações de especialistas de gatos do mundo (AAFP/ AAHA) adotaram uma proposta que estabelecia os estágios de vida de acordo com a idade do gato, e a comparava com a idade humana. Eram 6 estágios de vida, divididos de acordo com a idade do gato: filhote (do nascimento aos 6 meses), júnior (dos 7 meses aos 2 anos), adulto jovem (dos 3 aos 6 anos), adulto maduro (dos 7 aos 10 anos), sênior (dos 11 aos 14 anos) e geriátrico (acima de 15 anos).

Porém, em 2021 os especialistas reduziram os estágios de vida para apenas 4: filhote (do nascimento até 1 ano), adulto jovem (de 1 até 6 anos), adulto maduro (dos 7 aos 10 anos) e idoso (a partir dos 10 anos).

 

Figura 1 - Estágios de Vida dos Felinos

Fonte: Quimby et al. (2021). AAHA/AAFP Feline Life Stage Guidelines
 

Os estágios de vida são um guia de orientação que, ao invés de estimular a comparação da idade felina com a dos humanos, estimula que os profissionais e os donos conheçam as principais mudanças físicas e comportamentais que ocorrem ao longo da vida do gato.

Até poucos anos atrás não haviam dados para comprovar a comparação da idade do gato com a de pessoas e, por muito tempo se disse que esta comparação era arbitrária, ou seja, que não seguia nenhuma regra exata. Entretanto, em um estudo publicado em 2017, cientistas criaram uma equação matemática que estabeleceu a comparação numérica de idade entre as duas espécies. No Quadro 1 podemos comparar a idade e estágios de vida dos felinos com a idade de seres humanos.

 

Quadro 1 - Estágios de Vida dos Gatos. Desenvolvida pelo Feline Advisory Bureau e adotada pela AAFP e AAHA em 2010 e atualizada em 2021.

 

Fonte: Catvets / Guidelines Practice Guidelines Life Stage Guidelines

 

A comparação da idade entre gatos e pessoas é muito curiosa e nos deixa um alerta sobre a necessidade dos cuidados com a saúde dos felinos. Apesar de tratarmos eles como filhos, temos que lembrar que eles não são eternas crianças, portanto precisam que os cuidados com a sua alimentação e saúde acompanhem o seu estágio de vida.

 

Referências:

Hoyumpa Vogt A, Rodan I, Brown M, et al. AAFP–AAHA Feline Life Stage Guidelines. J Feline Med Surg., v.12:43–54, 2010.
Quimby J, Gowland S, Carney HC, DePorter T, Plummer P, Westropp J. 2021 AAHA/AAFP Feline Life Stage Guidelines. Journal of Feline Medicine and Surgery. 2021;23(3):211-233. doi:10.1177/1098612X21993657 2021 AAHA/AAFP Feline Life Stage Guidelines. Disponível em português em: https://catvets.com/guidelines/practice-guidelines/life-stage-guidelines. Acesso em 07/08/2022.
Cambridge, R. Modeling the Age Difference between Humans and Felis catus Biological Cat Age: The Actual Age of a Cat. J Anim Res Nutr.,  Vol No 2: Iss no: 2: 14, 2017.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet