Como desfazer nós de pelos dos pets?

Por Gessica Cruz, Analista Técnica Ourofino Pet

06 de Julho de 2022

Como desfazer nós de pelos dos pets?

Os cachorros e gatos de pelos médios e longos costumam chamar muita atenção por onde quer que passem. Porém, está beleza precisa de uma cuidados regulares para se manter. 

Contudo, mesmo com os cuidados, que vão desde a escovação diária ao banho, podem acontecer a presença de nós. A pelagem embolada costuma gerar bastante desconforto nos pets, acabam favorecendo a coceira, acúmulo de micro-organismos como fungos e bactérias, sujidades, ectoparasitos e, até mesmo, a queda de pelos em algumas situações.

 

Como os nós aparecem?

A formação de nós costuma ocorrer pelo atrito que os fios fazem uns nos outros, que pode aumentar devido à ação de fatores externos como pela ação do vento, água, contato com substâncias que ressacam os fios, como: banhos de piscina e de mar.

Algumas características anatômicas podem ser fatores relevantes para a formação dos nós, como o comprimento, a textura e a presença de subpelo. Normalmente os cães e gatos com estas características na pelagem necessitam de maiores cuidados na rotina estética do que pets de pelo curto.

 

Como tirar os nós de pelo dos pets: passo a passo

Tirar nó nem sempre é possível! Caso perceba que não está conseguindo desfazer o(s) nó(s) com o passo a passo, orientamos a procurar um profissional da estética para avaliar se é possível desfazê-lo ou se somente pode ser removido com a tosa. A tosa é recomendada quando a tentativa de desembaraçar os nós possa machucar o pet. 

Confira alguns passos de como desembaraçar nós de pelo do cachorro ou gato da melhor maneira, minimizando a dor e o desconforto:

1.    Aplique um fluido desembaraçador de pelos

Atualmente existem produtos específicos que servem para desembaraçar os pelos de cães e gatos. Eles facilitam o deslizamento da escova pelos fios e vão diminuir o desconforto no momento do procedimento.

2. Localize o(s) nó(s)

As áreas com maior chance de formarem nós na pelagem são atrás das orelhas, no pescoço, próximo às articulações dos ombros e das coxas e, por fim, na virilha.

3. Segure o(s) nó(s) próximo à raiz dos pelos

Segurar o nó pela base no momento de desembaraçá-lo serve para amortecer os puxões, minimizando possível dor e/ ou desconforto no pet.

4. Desembarace-os

Inicialmente pode ser feita a tentativa de reduzir o nó com as mãos, diminuindo o seu tamanho. Em seguida é necessário utilizar uma rasqueadeira, que possui cerdas de arame levemente curvadas nas extremidades, que irá separar os fios.

O ideal é começar da parte mais distante do corpo do animal e, conforme os fios forem se soltando na extremidade, aproximar mais da base do nó, até que ele se desfaça por completo. Ou seja, no sentido das pontas para a raiz. Vale lembrar sempre que este utensílio não deve ser friccionado na pele do animal, pois pode feri-lo.

 

Vale lembrar que é melhor evitar a formação dos nós, do que ter que desfazê-los! Portanto, seguem algumas dicas para evitar este transtorno.

 

Como evitar a formação dos nós na pelagem do meu pet?

De modo geral, animais com pelos longos devem ser escovados mais vezes na semana, tendo o tutor um papel fundamental na manutenção da pelagem.

Quer saber mais sobre cuidados sobre pele e pelos de cães e gatos? Acesse nosso Guia Rápido de Cuidados com a Pele e Pelos dos Pets!

A frequência de banhos também é essencial para remover sujeiras, oleosidade e/ou excesso de descamação da pele que vão deixando os pelos grudados, favorecendo os nós. Ou seja, a escovação e os banhos previnem este acúmulo e minimizam a chance da formação de nós.

Além disso, o uso de shampoo e spray hidratante mantêm os pelos com as cutículas seladas, reduzindo o atrito e formação de nós. Vale lembrar que a formação de nós na pelagem independe se o pet tem pele seca ou oleosa, portanto cabe pedir ajuda do médico-veterinário ou profissional de estética para poder orientá-lo.

Conheça a Linha Bris com produtos hidratantes para ambos os tipos de pele dos pets e desenvolvidos para manter o brilho e a maciez dos pelos de cães e gatos.

 

DICA BÔNUS: devido a maior frequência de cuidados necessários para manter os pelos longos é importante que o pet seja acostumado desde cedo a ser manipulado, de preferência quando ainda é filhote.

 

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet