Doenças cardíacas: Cuide do coração do seu pet!

Por Gessica Cruz, médica-veterinária e analista técnica Ourofino Pet

14 de Setembro de 2022

Doenças cardíacas: Cuide do coração do seu pet!

Você sabia que cachorros e gatos podem apresentar doenças cardíacas? Sim, também pode acontecer com os nossos amados pets! Doenças cardíacas são consideradas doenças crônicas e podem progredir, ou seja, começar sem sinais visíveis e, com o passar dos anos, piorar apresentando diversos sintomas. Portanto, o melhor caminho é a prevenção!

O controle de doenças que afetam o coração dos pets pode ser feito de forma muito parecida com o que é feito em seres humanos. Logo, quanto mais cedo descobrir a doença, melhor será o controle e maior a sobrevida que o seu cão ou gato pode ter.

 

Quais são as doenças que afetam o coração de cachorros e gatos?

Existem várias doenças que afetam o coração de gato e cachorro,  sendo que os sintomas geralmente são muito parecidos. Elas podem afetar as estruturas anatômicas do órgão como as  válvulas, o músculo, o revestimento do coração (pericárdio) e o marca-passo cardíaco; além disso, os pets estão sujeitos à infestação por uma espécie de verme que parasita o coração.

Entre as principais doenças que alteram a anatomia cardíaca, a doença valvar pode afetar as valvas dentro do coração, causando um “vazamento” (entre uma câmara cardíaca e outra) que, com o tempo, leva a um aumento do órgão. A doença do miocárdio acontece quando os músculos do coração podem estar mais finos ou mais espessos. Em gatos a forma mais comum é o espessamento destes músculos, enquanto no cão se observa o afinamento e enfraquecimento muscular. Em ambos os casos o bombeamento do sangue fica comprometido.

As arritmias são alterações no ritmo dos batimentos cardíacos controlados pelo marca-passo natural do coração. O saco pericárdico que cobre o coração serve para protegê-lo e possui uma pequena quantidade de líquido que permite o seu deslizamento durante seu movimento. O acúmulo de líquido neste saco é considerado uma doença: a doença pericárdica.

Já a doença congênitacardíaca é quando os animais nascem com alguma anormalidade anatômica no órgão, herdada do pai ou da mãe. Este tipo de alteração nem sempre causa problemas de saúde, porém, à medida que seu animal envelhece, pode levar a outras doenças cardíacas.

E, por fim, a dirofilariose, que pode afetar tanto cães como gatos. É causada por um verme chamado Dirofilaria immitis que parasita o coração dos pets, além de poder gerar sérias complicações de saúde.

 

Como posso descobrir que o meu pet tem doença cardíaca?

O caminho mais fácil é a prevenção, é recomendada visitas ao médico-veterinário ao menos uma vez ao ano. A visita anual pode ser o momento em que o profissional perceba os primeiros sinais de uma doença cardíaca que ainda não está evidente. Os sinais de doença cardíaca são mais evidentes em cachorros do que em gatos e, por isso, são mais facilmente reconhecidos nesta espécie.

Além do exame físico, o médico-veterinário poderá solicitar exames de rotina e, para animais idosos ou com suspeita de doença cardíaca, poderá solicitar exames específicos para avaliar o coração, como o eletrocardiograma e o ecocardiograma.

Existem alguns sinais que servem de alerta para os tutores, eles são:

  • Tosse persistente por pelo menos 1 a 2 semanas. Em pets com problemas cardíacos, a tosse reflete um mau funcionamento do coração, que não está bombeando sangue suficiente;
  • Dificuldade de respiração, que pode ser pelo acúmulo de líquido dentro dos pulmões (mais comum em cães) ou no tórax (muito comum em gatos). Pode ser notada facilmente se, mesmo em repouso, seu pet ficar com a boca aberta para tentar respirar, parecer angustiado e resistente a se deitar para relaxar;
  • Mudança de cor da língua para tons azulados ou arroxeados é um importante sinal de dificuldade de oxigenar o sangue e costuma estar relacionada à doença cardíaca;
  • Desmaios também podem ser indicativos de doença cardíaca, apesar de existirem muitas causas;
  • Inchaço abdominal é mais comum em outras doenças, porém, também pode ser um sinal de doença cardíaca;
  • Falta de vontade em passear/se exercitar ou pouca tolerância ao esforço físico (cansar rápido) é um dos sinais menos óbvios de doença cardíaca. É normal que o pet fique ofegante após uma corrida ou sequência de brincadeiras, mas se demorar muito para se recuperar ou não quiser brincar, isso pode ser um sinal de problema cardíaco.
  • Sopro cardíaco e mudanças na frequência cardíaca geralmente só serão notados pelo médico-veterinário e podem ser indicadores precoces de doença cardíaca.
  • Perda de peso brusca, inquietação (cães) ou se esconder (gatos) e perda de apetite são sinais comuns a muitas outras doenças, porém estão presentes na doença cardíaca. Portanto, se seu cachorro ou gato tem estas alterações associado a outros sintomas acima, você deve buscar auxílio de um médico-veterinário.

Em casos que seu pet esteja apresentando tosse persistente e intensa, dificuldade de respirar (como ficar de boca aberta), mudança da coloração da língua, desmaios e inchaço abdominal, é possível que ele tenha alguma doença cardíaca e esteja numa emergência. Nestes casos é altamente recomendado que ele seja levado imediatamente para atendimento por um médico-veterinário.

 

Posso prevenir doenças cardíacas no meu pet?

A prevenção pode ser feita através das visitas anuais ao médico-veterinário e para Dirofilariose existem medidas preventivas como o uso de coleiras repelentes que servem para afastar os mosquitos que transmitem a doença, além do uso de vermífugos. Além disso, alguns profissionais especializados em cardiologia citam os cuidados com a saúde da boca, na prevenção de doenças cardíacas.

 

Há alguma medida que auxilia a saúde do coração?

Sim! Alimentação de boa qualidade e adequado suporte nutricional colaboram com a saúde do coração, pois fornecem nutrientes para a manutenção das estruturas do coração. Entre os principais nutrientes importantes para a saúde cardíaca estão a L-carnitina, coenzima Q10, ômega 3 extraído de peixes de águas frias, astaxantina, entre outros.

Conheça o nosso novo suplemento em pasta para cães que auxilia nos processos fisiológicos do coração: Kardio.

 

 

 

 

Referência:
Cardic Care for Pets. https://www.cvcavets.com/10-signs-heart-disease-dogs-cats/

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet