
16 de Fevereiro de 2018
Dermatites bacterianas em cães
Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet
As doenças dermatológicas costumam ser o maior motivo de visitas dos cães ao veterinário. Suas causas são muito variadas e normalmente elas requerem longos tratamentos até que a cura seja obtida.
A saúde da pele e da pelagem do animal de companhia pode ser afetada por diferentes enfermidades, como as dermatites alérgicas (causadas pela picada de pulgas e carrapatos), dermatites parasitárias (causada por ácaros, como a sarna demodécica) e as dermatites infecciosas (causadas por bactérias e fungos).
As dermatites bacterianas, também conhecidas como piodermites ou foliculites bacterianas, são infecções na pele causadas por bactérias, principalmente as do gênero Staphylococcus.
Os animais com piodermite podem apresentar queda de pelo acentuada ou até falhas, coceira, pápulas (bolinhas), pústulas (espinhas), crostas amareladas e vermelhidão.
O diagnóstico das piodermites é realizado com base no histórico e com exame clínico detalhado, aliado a exames laboratoriais complementares. Normalmente, o tratamento é realizado com antibióticos orais e banhos com produtos antissépticos e antibacterianos.
Para se ter sucesso no tratamento é muito importante saber a origem da piodermite, ou seja, identificar se há alguma doença de base ou concomitante que tenha favorecido a instalação da doença. Portanto, é muito importante consultar um médico-veterinário de sua confiança, pois só ele pode identificar e prescrever o tratamento adequado para o seu pet.
FOTO: IStock