Distúrbios comportamentais em pets

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

20 de Julho de 2018

Distúrbios comportamentais em pets

Cada vez mais os pets fazem parte da vida familiar, mas nem sempre este relacionamento com o homem é saudável. Muitos animais de companhia são abandonados e maltratados por apresentarem problemas comportamentais devido a motivos variados, e podem estar relacionados com o medo, a ansiedade e o estresse.

Dentre as causas do medo estão os fogos de artifício, tempestades e passear de carro, por exemplo. É importante descobrir a causa, pois os efeitos destes sentimentos são estressantes tanto para o pet como para o dono.

Os fogos de artifício são sinônimos de festa e alegria, porém para os animais de companhia eles representam medo e estresse. O barulho pode gerar trauma e isso acontece porque os cães e gatos possuem a audição mais aguçada que os humanos. Portanto, em dias de comemorações deve-se deixar o pet em um lugar no qual ele se sinta seguro. Além disso, procure abafar o som durante os fogos, para isso a televisão e o ventilador são importantes aliados. Outra medida é colocar algodão nos ouvidos para que a intensidade do barulho seja menor.

É importante ficar atento aos portões e portas aberta, pois em situações como essa, muitos animais fogem. Evite deixá-lo sozinho e colocá-lo no colo, estas atitudes podem intensificar o medo. Caso o pet fique muito estressado durante os fogos, procure um médico-veterinário para que ele indique a medicação correta para controlar a ansiedade.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet