Fezes caninas - Entenda se o seu cão está se alimentando bem

Por Guilherme Colares, Médico Veterinário, Analista Técnico e Marketing na Ourofino Pet

19 de Janeiro de 2023

Fezes caninas - Entenda se o seu cão está se alimentando bem

Sabia que as fezes do seu cão podem indicar o estado de saúde dele?

Sabemos que os cachorros, assim como nós humanos, possuem necessidades nutricionais específicas para se manterem em um estado de vida saudável. Essas necessidades podem variar de acordo com a idade, o porte, a raça ou por apresentarem alguma patologia específica.

Um dos indicadores que apontam se seu animal está se alimentando bem ou não é o escore fecal, ou seja, as características das fezes dos nossos pets refletem muito sobre a qualidade e quantidade de alimentos que eles estão ingerindo.

Embora possa parecer um pouco estranho analisar as fezes do seu cão é algo que você como tutor devia fazer todos os dias, pois qualquer alteração em algum destes parâmetros pode ser indicativo de que algo de errado está acontecendo com o seu pet.

Caso optar por oferecer a alimentação natural ao seu cão, faça um acompanhamento com um médico veterinário para orientação sobre combinação e quantidade de nutrientes que atendam às necessidades diárias do seu cãozinho.

No caso de alimentação com ração comercial, procure também o médico veterinário, descreva as características do seu cãozinho e ele irá sugerir uma ração Super Premium completa e balanceada que atenderá as necessidades do seu pet.

Além disso, outro fator nutricional que determina a qualidade das fezes do cachorro é a oferta de alimentos de refeições humanas, pois mesmo acreditando estar oferecendo um agrado ao seu animais de companhia, é possível que esteja prejudicando a saúde dele ou até mesmo oferecendo substâncias tóxicas para seu pet.

Muitos veterinários seguem uma classificação de escore fecal em uma pontuação de 1 a 5, na qual se baseiam nas seguintes características:

  • Escore 1: fezes secas e quebradiças.
  • Escore 2: fezes bem formadas, não deixam marcas no piso.
  • Escore 3: fezes úmidas, já começam a perder forma e deixam marcas no piso.
  • Escore 4: fezes viscosas, praticamente sem formato e em grande quantidade.
  • Escore 5: diarreia aquosa.

A Escore fecal número 2 é o mais encontrado nos cães saudáveis, portanto devemos ter um olhar de atenção quando as características começam a fugir desse padrão, pois seu cãozinho pode estar se alimentando mal ou sendo acometido por alguma enfermidade do trato intestinal.

 

Dica extra

Para que o médico veterinário consiga analisar a qualidade das fezes do seu cachorro, é necessário: tirar uma foto, fazer um vídeo ou se possível levar uma amostra.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet