
02 de Janeiro de 2019
Fique atento aos cuidados para adotar um pet
Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet
Antes da chegada do pet em seu novo lar, tudo já deve estar preparado para recebê-lo, isto é, ele já deve ter um lugar para fazer suas necessidades, além de um ambiente acolhedor para dormir.
Os primeiros dias são de adaptação e descobertas, para isto é preciso muita paciência e também é importante manter o pet em um ambiente restrito e seguro. Essa fase de adaptação pode ser estressante para o filhote e isto pode acarretar alguns problemas como desarranjo gastrointestinal. Para evitar que isto ocorra é importante manter a alimentação que ele estava habituado a receber pelo menos nos primeiros quinze dias, não ficar com ele no colo por períodos prolongados, brincar e exercitar o filhote e respeitar seus períodos de sono.
Cuidados básicos de saúde são extremamente importantes nesta fase, portanto é fundamental que nos primeiros dias ele passe por uma consulta com um médico-veterinário, nesta consulta você será orientado quanto ao esquema de vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas (pulgas, carrapatos e mosquitos, por exemplo).
A Ourofino conta em sua linha com o Top Dog, vermífugo palatável, indicado para o combate e controle de parasitas internos (helmintos) de cães com atuação em vermes redondos (nematódeos) e vermes chatos (cestódeos). O protocolo de vermifugação deverá ser realizado de acordo com recomendação do médico-veterinário, sendo aconselhável uma dose de reforço 15 dias após cada vermifugação e a repetição do protocolo deverá ser realizada a cada 3 a 5 meses, dependendo do ambiente onde o animal vive.
Além do vermífugo Top Dog, a Ourofino conta em sua linha com o NEOPet, produto com ação pulicida e carrapaticida, à base de Fipronil, molécula muito utilizada e de eficácia e segurança bastantes consagradas. A Leevre, coleira ectoparasiticida à base de Deltametrina e Propoxur, é indicada para auxílio na prevenção e controle do vetor da leishmaniose e das infestações de carrapatos e pulgas em cães.
De maneira gradual cuidados de higiene também devem ser instituídos para que o pet se acostume com eles. Dentre eles, a limpeza dos olhos e ouvidos, escovação dos pelos, corte das unhas e banhos.
Os filhotes podem choramingar nos primeiros dias em seu novo lar. Para amenizar esta situação você pode deixar uma peça de roupa ou um objeto que esteja com seu cheiro e até mesmo deixar um rádio em volume baixo com músicas clássicas que podem acalmá-lo. Nos primeiros meses os filhotes são curiosos e podem destruir objetos seus e de sua casa, para evitar que isso ocorra, dê a ele brinquedos e petiscos apropriados para esta fase.
Se tudo for feito de maneira correta e o pet for recebido com muito amor e carinho certamente será seu melhor amigo por muito tempo!