Hidratação canina: tudo o que precisa saber

Por Vanessa Fornazieri, Médica Veterinária e Consultora de Demanda na Ourofino Pet

31 de Outubro de 2023

Hidratação canina: tudo o que precisa saber

Antes de discutir a relevância da hidratação no seu animal de estimação, é importante notar que não estamos nos referindo apenas ao aspecto visual, mas também aos benefícios concretos. Então, que tal recordarmos as funções da pele? Elas são:

  • Barreira física, imunológica e microbiana, evita ressecamento ou penetração de água;
  • Proteção contra radiação UV;
  • Produção de vitamina D;
  • Termorregulação;
  • Reserva de eletrólitos;
  • Percepção sensorial (toque, pressão, dor e frio);
  • Mobilidade ao corpo e entre outros.

 

 

Os pets têm tipos de pele diferentes

Os pets têm tipos de pele diferentes, e é importante entender como identificá-los. Existem três tipos principais de pele em cães e gatos: normal, seca e oleosa.

Uma pele normal é bem equilibrada: nem muito oleosa nem muito seca. É uma pele bonita, saudável, com cheirinho agradável, pois produz gordura de modo equilibrado.

A pele seca pode parecer esticada, áspera e com aspecto apagado. Não apresenta oleosidade normal, tem tendência à descamação, tem dificuldade de reter água, por isso a coceira e aparência sem brilho.

A pele oleosa é brilhosa, pois ocorre um distúrbio das glândulas sebáceas, que produzem excesso de secreção, percebido como oleosidade. Essa oleosidade serve de substrato para o crescimento de bactérias e leveduras, podendo provocar inflamação, coceira, presença de caspas, crostas e um cheiro bem característico que não é nada agradável.

Essas modificações na pele podem ser originadas por diversas razões: alergia, bactérias, parasitas ou até mesmo estar ligadas à alimentação e às alterações sazonais do ano.

 

A Importância da Hidratação

Muitos pensam que a hidratação tem o objetivo apenas de melhorar a aparência do pet, sem benefícios para a qualidade de vida dos mesmos, então vamos esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto tão importante.

A hidratação pode ser feita com frequência, em todas as idades, todos os tipos de pele e pelos, sendo recomendado para proteger, restaurar e evitar os nós.

Nos animais de pelo curto, os cuidados são redobrados, como o ciclo de crescimento do pelo é mais curto, as exposições principalmente ao clima são maiores, necessitando de um cuidado especial.

 

Cuidados para evitar a desidratação canina

Para evitar a desidratação da pele do seu pet, é importante tomar algumas precauções.

  • Recomendado consultas periódicas junto ao veterinário para garantir um tratamento adequado.
  • Evitar banhos muito quente e demorado, pois pode agravar os sintomas.
  • Lembrando que os cuidados com alimentação, e escovação dos pelos são indicados para todos os tipos de pele.

 

Como fazer a hidratação?

O uso de produtos dermocosméticos no banho é muito importante para reconstrução da barreira epidérmica, proteção contra agentes externos, benefícios estéticos, reposição de nutrientes, limpeza suave e eficaz, são hipoalergênicos, tem ph balanceado, facilitando a vida dos pets e tutores, e não tem contra indicações.

A linha Brispossui em sua formulação componentes selecionados, para limpar suavemente a pele e os pelos, hidratando adequadamente todos os tipos de pele.

Temos o shampoo, e o spray para pele seca, e também para pele oleosa e o sérum que trata todos os tipos de pele.

Linha Bris

Os produtos devem ser de uso veterinário, para cães e gatos e a frequência vai depender da necessidade de cada pet.

A hidratação canina é fundamental para manter a pele, e os pelos saudáveis e protegidos.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet