Meu cão chegou à terceira idade, e agora? (Parte 1)

13 de Agosto de 2014

Meu cão chegou à terceira idade, e agora? (Parte 1)

Atualmente está muito comum nos deparamos com nossos melhores amigos atingindo a terceira idade, não é mesmo? Essa longevidade está se tornando possível devido a diversos fatores e dentre eles podemos citar o maior cuidados por parte dos donos e os avanços em todos os campos da Medicina Veterinária, além de nutrição adequada às diversas fases e estilos de vida dos cães.

Um cão é considerado idoso a partir do terço final de sua expectativa de vida média, sendo que esta expectativa depende de seu porte e raça. Aqueles de pequeno e médio porte tendem a ter uma expectativa de vida maior. Sendo assim, demoram mais para envelhecer. Em contrapartida, os cães de porte grande ou gigante são considerados idosos mais cedo - entre os seis e nove anos.

Envelhecimento é definido como um processo biológico complexo, que resulta na redução progressiva da capacidade do indivíduo manter o equilíbrio sob estresses fisiológicos internos e ambientais, aumentando assim suas chances de contrair doenças. O processo de envelhecimento por si só não deve ser encarado como uma doença e diversos fatores genéticos, ambientais e nutricionais podem influenciar sua evolução.

Na velhice dos cães ocorrem mudanças tanto físicas e fisiológicas quanto comportamentais. Nesta primeira parte abordaremos as mudanças que ocorrem no interior do organismo de um cão velhinho.  
Com o avançar da idade o metabolismo diminui, assim como a necessidade de diminuir calorias para evitar problemas como a obesidade, a alimentação deve ter níveis diminuídos de gorduras e aumento de fibras. Felizmente hoje em dia no mercado temos algumas opções de rações especiais para nossos idosos.

A artrite é bastante frequente em cães idosos e assim como nos humanos, ela pode causar apenas uma rigidez nos movimentos ou tornar-se debilitante, interferindo na mobilidade do animal. Alguns podem apresentar dificuldade em subir e descer escadas, pular para dentro do carro, etc. A artrite gera dores articulares que provocam situações desconfortáveis que podem levar a alterações no padrão de sono e de outros fatores como dificuldades de urinar, defecar e redução de apetite.

À medida que envelhecem, os cães diminuem seus níveis de atividade, fazendo com eles passem a maior parte do tempo deitados, o que induz o aparecimento de calos principalmente nos cães de raças grandes. O aparecimento dos calos é mais frequente na região dos cotovelos e naqueles animais que repousam sob superfícies duras. É imprescindível fornecer um local confortável para seu melhor amigo descansar. Ainda como sinal do avançar da idade, as unhas se tornam mais quebradiças e as “almofadas” das patas ficam com a pele mais espessa.

Durante o envelhecimento vários órgãos do corpo do cão têm suas funções diminuídas como, por exemplo, o coração, os rins, o fígado e os pulmões. Há diminuição também dos movimentos intestinais (prisão de ventre) e da capacidade do sistema de defesa em proteger o organismo.

Os velhinhos machos apresentam alterações na próstata (aumento) enquanto as fêmeas apresentam alterações nas glândulas mamarias (endurecimento). Ambos geralmente sofrem com alterações hormonais e também com alterações na produção de células sanguíneas podendo desenvolver anemia.

Finalizando essa primeira parte, vale ressaltar que a doença dental é muito comum em nossos velhinhos de quatro patas. Consultas odontológicas de rotina e escovação são muito bem vindas.

Na próxima parte abordaremos algumas mudanças físicas que trazem consequências no comportamento de nossos amigos na terceira idade. Não Percam!

 

Referências bibliográficas:

Cães idosos: mudanças de comportamento. Disponível em: http://tudosobrecachorros.com.br/2013/12/caes-idosos-mudancas-de-comportamento.html

Cuidados que seu cachorro merece na velhice. Disponível em: http://www.caocidadao.com.br/artigo/cuidados-que-seu-cao-merece-na-velhice/

Envelhecimento normal e as alterações esperadas em cães idosos. Disponível em: http://tudosobrecachorros.com.br/2013/12/envelhecimento-normal-e-alteracoes-esperadas-em-caes-idosos.html

As mudanças de comportamento dos cães idosos. Disponível em: http://webcachorros.com.br/mudancas-de-comportamento-dos-caes-idosos/

Cuidando do seu cachorro na melhor idade: veja dicas para cuidar dos cães idosos. Disponível em: http://www.agendapet.com.br/2014/01/cuidando-do-seu-cachorro-na-melhor-idade-veja-dicas-sobre-como-cuidar-dos-caes-idosos.html

GOLDSTON, R.T. Introdução e Revisão de Geriatria. In: Geriatria e Gerontologia Cão e Gato. Capitulo 1. p. 1-12. Editora Roca, São Paulo, 1999.

Comentários

ana carla cotrim

Ola! preciso de ajuda minha cachorra criou ontem 5 filhotes maios tem um que não mama nela e so fica deitadinho e respira bem de vagar preciso de ajuda se por der me ajudar agradeço desde já

Olá Ana Carla, obrigado pelo contato.
Orientamos que você procure um veterinário para examinar o filhote.

Att, Ourofino.

jorge ubiratan de oliveira gomes

Na segunda-feira passada enviei um e-mail para o vendedor e fiz uma pergunta sobre a minha cadela sharpei,que se coça muito e abre fridas,sobre o que deveria ser feito se vcs indicam o ,vend.subentende-se que ele seria o RESPONSÁVEL EM RESPONDER.A minha cadela já usa alguns dos seus produtos ,chamou-me a atenção o"prediderm"pedi o favor de maiores esclarecementos,mas devido o vend.ser muito ocupado,acredito eu,ou outra forma seria deselegante uma empresa como esta "agir" assim.

Olá Jorge, obrigado pelo seu contato.
Sempre que houver alguma dúvida sobre nossos medicamentos você poderá entrar em contato direto com o nosso SAC pelo e-mail sac@ourofino.com ou pelo telefone 0800-941-2000.
Vamos encaminhar sua dúvida ao SAC e logo nossa equipe enviará as orientações para o e-mail informado.
Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e nos colocamos à disposição.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet