Por que os gatos espirram? O que pode ser?

Por Gessica Cruz, médica-veterinária e analista técnica Ourofino Pet

31 de Agosto de 2022

Por que os gatos espirram? O que pode ser?

Nem sempre espirros são sinais de doença, mas se eles aparecem frequentemente é preciso se atentar. Por esse motivo, vamos explicar o que pode causar espirros nos gatos.

O que pode causar espirros nos gatos?

O espirro é um reflexo com origem nas mucosas (tecido que reveste a parte interna do nariz) e ocorre facilmente por estímulos químicos ou mecânicos. Ele serve para expulsar o ar de forma rápida e forçada com o objetivo de limpar as vias aéreas, eliminando gotículas de secreção ou muco. E, apesar de ser muito comum, o espirro não é exclusivo de nenhuma doença, podendo ter diversas causas.

As causas mais frequentes são traumas (acidentes, pancadas), presença de corpos estranhos (objetos, alimentos, etc.), agentes infecciosos (bactérias, vírus, fungos, protozoários), alterações anatômicas da face e estreitamento das narinas, pólipos (massas benignas), infecção de raiz de dentes, ou outra doença bucal, rinossinusite crônica e câncer. Além das causas citadas acima, gatos com vômitos podem ter espirros ou secreção nasal após terem aspirado algum conteúdo no momento do vômito.

Quanto as possíveis causas em filhotes recém adotados/comprados, os espirros podem estar relacionados a doenças do Complexo Respiratório dos Felinos: a rinotraqueíte, calicivirose e a clamidiose. O complexo respiratório pode afetar tanto as vias aéreas quanto, olhos e boca dos gatinhos e podem apresentar quadro crônico em indivíduos adultos.

Cabe ressaltar que para as doenças do complexo respiratório dos felinos existe vacina múltipla que pode ser aplicada pelo médico-veterinário com o objetivo de prevenir a infecção por estes micro-organismos. Para saber quais são as vacinas essenciais para os bichanos, clique aqui.

Em relação à ocorrência de massas, os tumores são mais prováveis em gatos idosos enquanto os pólipos nasofaríngeos são mais comuns em gatos mais jovens. Corpo estranho, traumas e doenças infecciosas são mais prováveis em felinos com acesso à rua.

Outras doenças infecciosas como alguns fungos podem alterar o formato do nariz dos felinos, obstruindo a passagem do ar, além de aumentar a produção de secreções, o que aumenta a chance de espirros e roncos. A doença mais conhecida é a criptococose que deixa o nariz do gato arredondado, lembrando um nariz de palhaço. Outra doença fúngica comum nos felinos é a esporotricose, porém ela costuma causar feridas e úlceras no gato, podendo acometer o nariz e, por consequência levar a quadros de espirros.

Cabe ressaltar que em locais e em determinados períodos do ano, com baixa umidade do ar, os gatos podem apresentar ressecamento das vias aéreas da mesma forma que nós, seres humanos. Portanto, nestes casos, sabe-se que o ressecamento das vias aéreas pode favorecer rinossinusites e, por consequência, espirros e roncos. Nestas situações climáticas o animal pode ser favorecido com o uso de umidificadores de ar.

O espirro só será considerado crônico quando persistir por mais de três a quatro semanas seguidas ou com dias alternados. Normalmente nos casos crônicos há a presença de secreções que podem ser desde transparente (serosa), amarelo-esverdeada (purulenta) ou vermelha (hemorrágica). Na maioria das doenças agudas a secreção será inicialmente transparente podendo evoluir (ou não) para secreção purulenta. Já o sangramento nasal, conhecido como epistaxe, é mais comum após a ocorrência de traumas, presença de corpo estranho (objetos), pressão alta e doenças que atrapalham a coagulação do sangue.

Além do espirro, o gato pode também apresentar ronco no momento da entrada do ar pelas narinas. Este ronco, conhecido como estertor, indica obstrução de vias respiratórias e é mais associado à presença de pólipos (massas benignas), estreitamento das narinas e possíveis tumores. As raças que possuem a face achatada (braquicefálicas), como persa, exótico e Birmanês, são mais predispostas a ter distúrbios nasais.

Em casos em que seu gato tem espirrado e/ ou apresentado secreções no nariz é aconselhável que os pais e mães de pet busquem um atendimento médico-veterinário para descobrirem a causa dos espirros. A descoberta da causa original será determinante para o correto tratamento do seu bichano.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet