Principais causas de anemia em gatos

Por Juliana Trigo , analista técnica na Ourofino Pet

12 de Fevereiro de 2021

Principais causas de anemia em gatos

Você sabia que os gatos são animais propensos a desenvolverem quadros de anemia por conta de algumas particularidades relacionadas aos glóbulos vermelhos quando comparados com os de outras espécies?

Entre as principais anemias diagnosticadas em felinos destacam-se a anemia hemolítica imunomediada que está relacionada às doenças como a micoplasmose, anemia por deficiência de ferro e anemia secundária a doença renal crônica.

Com relação à anemia provocada pelo Mycoplasma haemofelis, ou seja, a micoplasmose, esses organismos são pequenas bactérias gram-negativas que se aderem, porém não penetram na superfície dos glóbulos vermelhos resultando em destruição destas células. Transmitida, principalmente por pulgas e carrapatos, a micoplasmose na maioria dos casos vem associada com as viroses felinas como a FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina) e a FeLV (Vírus da Leucemia Felina). O tratamento  com Doxiciclinae a administração precisa ter uma pequena quantidade de comida ou de água para estimular a deglutição completa e evitar possíveis efeitos adversos como a esofagite e posterior estenose do esôfago.

A Ourofino Pet tem em sua linha o Doxifin Tabs, Doxiciclina palatável nas apresentações de 50mg, 100mg e 200mg.

O uso de suplemento com minerais como ferro, cobre, cobalto e zinco quelatados associados a vitaminas do complexo B, incluindo o ácido fólico e a frutose como fonte de energia também é indicadoa para auxiliar na produção dos glóbulos vermelhos e na melhora do aporte nutricional. A dose recomendada é de 1 ml/10 kg, uma, duas ou três vezes ao dia, dependendo gravidade do caso.

 O Metacell Pet apresenta esta formulação e está disponível no mercado em frasco de 50ml acompanhado de seringa dosadora de 5ml e acoplador para facilitar a administração além de apresentar  uma experiência gustativa extremamente agradável!

Seu gato vai adorar!

 

 

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet