Suplementação: aliada da saúde dos pets

30 de Janeiro de 2019

Suplementação: aliada da saúde dos pets

Confira mais posts

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

Para manter a saúde em dia, ao longo da vida, os pets precisam de vitaminas complementares, no entanto, os animais de companhia apresentam diferentes exigências nutricionais que variam de acordo com a espécie, raça, idade, estado fisiológico, condições do ambiente em que vivem, atividade física que praticam etc. Além disso, existem diversas situações em que os pets deixam de se alimentar corretamente, por motivos como estresse, anorexia, pós-cirúrgico, doenças crônicas da senilidade que provocam dor, entre outros fatores. Esses casos podem levar os pets a uma subnutrição ou desnutrição. Sendo assim, a introdução dos suplementos no protocolo de tratamento para recuperação deles se torna indispensável.

Os aminoácidos auxiliam na síntese de proteínas que são importantes para o funcionamento do sistema imune e reparação tecidual. Já as vitaminas do complexo B e C são essenciais, pois estão envolvidas no metabolismo energético. Além disso, a glicose e carboidrato representam a principal fonte de energia do organismo e também são importantes para o aumento da imunidade. Alguns minerais como o cromo também atuam no restabelecimento orgânico de pets subnutridos e desnutridos e melhoram a absorção da glicose e o fornecimento de energia extra para estes animais debilitados.

Os animais de companhia que praticam esportes, gestantes, lactantes e idosos precisam de um suporte extra de energia, por isso os suplementos ricos em vitaminas, aminoácidos e minerais, ajudam a melhorar o apetite e auxiliam na manutenção muscular deles.

Durante a gestação, há o aumento da demanda metabólica devido às mudanças fisiológicas na fêmea e às exigências para o crescimento fetal. Para a cadela gestante, as deficiências ou o fornecimento inadequado de vitaminas ou minerais pode resultar em anemia, complicações no parto ou até mesmo em morte. O ácido fólico é uma vitamina indispensável para fêmeas gestantes e lactantes, pois ajuda a diminuir o risco de lesões no tubo neural do feto, na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA.

A Ourofino possui uma linha completa de suplementos indicados para as principais situações que requerem a suplementação dos pets. Confira:

O Energy Pet é um suplemento à base de aminoácidos, vitaminas do complexo B e C, glicose e mineral cromo quelatado indicado para fornecer energia extra para animais convalescentes e inapetentes.

Já o Metacell Pet é um suplemento composto pelos minerais quelatados ferro, cobre, cobalto e zinco, vitaminas do complexo B com destaque para o ácido fólico (B9) e frutose.

O Biocanis é composto por três tipos de bactérias probióticas: Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium bifidum e Enterococcus faecium, essenciais para a manutenção de uma microbiota intestinal equilibrada e para auxiliar na recuperação de animais com diarreias.

Por último, o Condromax Pet, um condroprotetor composto por sulfato de condroitina, glicosamina e minerais cobre, zinco e manganês quelatados. Seus componentes auxiliam na regeneração de cartilagens articulares, controle da inflamação e dor em casos de animais de companhia idosos com osteoartrites.

Lembre-se de consultar sempre um médico-veterinário para que ele indique o tratamento adequado para o seu amigo. 

Tags

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Fique atento aos cuidados para adotar um pet

    Fique atento aos cuidados para adotar um pet

    02 jan
    2019

  • Giárdia: saiba mais sobre a doença

    Giárdia: saiba mais sobre a doença

    23 nov
    2018

  • Leishmaniose: fique atento à prevenção

    Leishmaniose: fique atento à prevenção

    23 out
    2018

  • A importância da vacinação para prevenir doenças

    A importância da vacinação para prevenir doenças

    25 set
    2018

  • Atenção: é importante controlar as pulgas nos gatos

    Atenção: é importante controlar as pulgas nos gatos

    21 ago
    2018

  • Distúrbios comportamentais em pets

    Distúrbios comportamentais em pets

    20 jul
    2018

  • Carregar mais posts