Vermifugação de filhotes de cães e gatos

Por Luiza de Moura Tenório Macedo , Médica Veterinária e Consultora de Demanda Pernambuco

03 de Julho de 2023

Vermifugação de filhotes de cães e gatos

A chegada  de um filhotinho para a família é sempre um momento especial, afinal de contas quem resiste a fofura de um filhote de cachorrinho ou de um gatinho? Porém é preciso ter alguns cuidados importantes para que seu amiguinho fique bem e não traga riscos a família.

Além da vacinação, é importante vermifugar seu filhote para evitar doenças causadas por vermes, que também podem ser transmitidas para humanos.

Você sabia que o filhote já pode nascer com vermes?

Quando o filhote não saiu de casa ou não teve contato com outros animais, pode-se pensar que ele está livre de vermes. Porém, alguns parasitas podem ser transmitidos durante a própria gestação, ou mesmo durante a fase de amamentação.

Alguns sinais de que seu filhote pode estar com verminose:

  • Vômitos;
  • Diarreias;
  •  Abdômen aumentado;
  • Fraqueza;
  • Anemia;
  • Perda de peso;
  • Coceira na região do ânus;
  • Perda de apetite.

Além do que alguns vermes podem passar do seu animalzinho para os humanos que convivem no mesmo ambiente!

A vermifugação consiste em administrar um vermífugo (remédio de verme) para o seu cachorrinho ou gatinho, ela é fundamental para que esse filhotinho cresça e se desenvolva bem.

Para o filhote, recomendamos fazer a primeira vermifugação com 15 dias de vida, e repetir aos 30 dias de idade. A partir dos 30 dias deve-se vermifugar mensalmente até o filhote completar seis meses de idade.

Ao adquirir seu filhotinho é importante que você se informe se ele já recebeu alguma dose antes de vir para sua família, para que a partir dessa informação você continue o protocolo em casa.

Depois dos seis meses a vermifugação deve ser feita a cada três a cinco meses dependendo do estilo de vida e recomendação do médico veterinário. Uma dose de reforço deve ser sempre feita após 15 dias.

Para um maior sucesso nas vermifugações seguem algumas dicas:

  1. Todos os animais que convivem no mesmo ambiente devem ser vermifugados no mesmo dia;
  2. Deve-se oferecer ao seu animalzinho água de boa qualidade, mineral ou clorada;
  3.  As fezes devem ser recolhidas diariamente e ser descartada em local correto;
  4. O ambiente deve ser higienizado diariamente com produtos específicos para evitar recontaminação.

Atualmente no mercado temos o Top Dog, o vermífugo da Ourofino que elimina os vermes intestinais, com uma formulação completa e segura para deixar seu amiguinhos livres de vermes e saudáveis.

O Top Dog possui três apresentações adaptando-se muito bem as necessidades e porte de cada animal, além de ser palatável facilitando a administração e tornando esse momento mais prazeroso. Lembrando que o Top Dog só é recomendado para cães.

Consulte o medico veterinário do seu pet e siga suas orientações.

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet