A importância de manter seu cão livre de pulgas e carrapatos e protegido da Leishmaniose

30 de Março de 2015

A importância de manter seu cão livre de pulgas e carrapatos e protegido da Leishmaniose

Ter um cão como companhia é muito bom, melhor ainda é poder mantê-lo longe de ectoparasitas tais como as pulgas, os carrapatos e os mosquitos.

Fazer o controle destes parasitas externos nos animais de estimação, além de deixá-los livres do incômodo provocado pela picada, também diminui o risco de contágio de algumas doenças que podem ser transmitidas por estes vetores, tais como verminoses no casos das pulgas e infecções por bactérias ou protozoários no caso dos carrapatos e dos mosquitos.

As pulgas podem transmitir ao cão um verme chamado Dipylidium caninum, além disso a sua saliva possui diversas substâncias que possuem a capacidade de induzir reações de hipersensibilidade em animais predispostos. Os carrapatos por sua vez são importantes transmissores de doenças que afetam as células sanguíneas dos cães, como a Babesiose canina e a Erliquiose canina - popularmente denominadas de “doenças do carrapato”. Já os mosquitos, especialmente os da espécie Lutzomyia longipalpis, popularmente chamados de “mosquito-palha” são transmissores de uma importante doença: a Leishmaniose Visceral Canina.

A Leishmaniose Visceral Canina é uma doença que pode afetar tanto os cães quanto os seres humanos, ela é causada por um protozoário chamado Leishmania infantum chagasi e é transmitida aos mamíferos pela fêmea do “mosquito-palha”. A fêmea deste mosquito pica o animal para se alimentar de seu sangue e durante este processo é capaz de transmitir as formas infectantes do protozoário. A transmissão desta doença depende na maioria das vezes do inseto, por essa razão seu controle é um dos focos principais para sua prevenção.

Atualmente para o controle das infestações nos cães existem disponíveis no mercado veterinário diversos produtos nas mais diversas apresentações comerciais tais como pipetas, sprays, talcos e até mesmo coleiras. Cabe ao médico veterinário estabelecer quais são as melhores medidas de controle levando em conta diversos fatores, como o local onde o animal vive, sua rotina de passeio ou visita a outros lugares bem como de contato com outros animais.  A Ourofino Saúde Animal, empresa brasileira do mercado veterinário, lançou uma nova ferramenta para auxiliar este controle, a coleira ectoparasiticida Leevre.

Leevre é indicada para proteger os cães das picadas do mosquito-palha (Lutzomyia longipalpis) vetor da Leishmaniose e de infestações por carrapatos (Rhipicephalus sanguineus) e pulgas (Ctenocephalides felis felis). Devido à eliminação lenta e gradual de seus princípios ativos (Deltametrina 4% e Propoxur 12%), a coleira atua matando e repelindo o mosquito-palha durante seis meses, além disso, possui ação carrapaticida média de 97% por até seis meses e ação contra pulgas média de 90% por até nove meses.

Vale a pena lembrar que em toda infestação por parasitas externos, sejam eles pulgas, mosquitos ou carrapatos, o controle ambiental é uma importante ferramenta, permitindo assim que os animais fiquem menos expostos ao risco de adquirirem doenças transmitidas pelos vetores invertebrados.

Converse com um médio veterinário sobre este assunto. Vale muito a pena.

Comentários

Adriana

Boa noite! Comprei a coleira para minha cachorrinha mas arrependi amargamente, o cheiro dela é horrível é insuportável, e ainda por cima ela já estava usando a coleira a 10 dias e achei carrapato nela, fiquei muito triste com essa aquisição infelizmente, não volto a comprar mais.

Olá, Adriana.

Obrigada pelo seu contato.

A coleira Leevre é composta por dois princípios ativos, Propoxur e Deltametrina. Trata-se de inseticidas que possuem odores característicos.

A coleira Leevre cumpre os testes e exigentes legais, de acordo com o órgão regulatório correspondente (Ministério da Agricultura sob nº 9.945/2014 em 01/10/14). A sensibilidade ao cheiro, é uma reação individual de hipersensibilidade a coleira, ou seja, varia de indivíduo para indivíduo.

A ação da coleira é por contato, sendo assim, necessariamente deve haver o contato do parasita com os princípios ativos (Propoxur e Deltametrina) que se encontram distribuídos no corpo do animal para que estes penetrem, levando a intoxicação e morte dos parasitas. Isso também significa dizer que o produto não tem efeito repelente para pulgas e carrapatos, ou seja, os parasitas terão que subir no animal e, ao entrar em contato com os princípios ativos presentes na pele e/ou pelos, sofrerão os efeitos do produto.

Para pulgas e carrapatos ela tem a função de auxiliar no controle das infestações, atuando por contato, portanto a coleira não terá efeito repelente para estes parasitas. Os ativos da coleira Leevre tem efeito repelente somente contra o flebotomíneo Lutzomya longipalpis, vetor da Leishmaniose Canina Visceral.

Como ela age por contato, é normal visualizar pulgas/carrapatos nos animais, pois estes se estiverem presentes no ambiente sobem no animal para se alimentar, entrando em contato com os princípios ativos (Deltametrina e Propoxur) que estarão impregnados na pele e no pelo do animal e morrem.

Os parasitas precisam ser expostos aos ativos da coleira, o que pode demorar algumas horas para serem mortos pelos efeitos dos ativos.

Os índices de eficácia da coleira Leevre podem sofrer influência de condições ambientais, fatores de resistência, índices de infestação e variações individuais.

Sabe-se que para melhor atuação de qualquer antiparasitário, é importante o tratamento contínuo do ambiente onde os animais vivem, já que apenas 5% da população de uma infestação encontram-se nos animais e os outros 95% no ambiente como formas imaturas. Para isso, utilize métodos específicos para este fim. A coleira não evita que as pulgas e carrapatos subam no animal, já que a atuação dos princípios ativos ocorre por contato, portanto, é comum a visualização de novos parasitas no animal durante todo tempo de atuação da coleira.

Um ambiente com pulgas não possui relação direta com o nível de sanidade do local, pois produtos de limpeza convencionais não são satisfatórios para conter a infestação, o que significa dizer que, para fazer o tratamento do ambiente, deve se utilizar produtos específicos para o extermínio desses parasitas.

Você está fazendo algum tratamento no ambiente específico para controle de pulgas e carrapatos?

Nos informe qual o método utilizado e a frequência.

Devemos lembrar que a frequência de banhos também é muito importante em relação a eficácia do produto, recomendamos que a coleira seja retirada do animal antes do banho e após a pelagem seca, recolocar a mesma. Para melhor atuação do produto na pele e no pelo do animal, recomendamos o intervalo de banhos quinzenalmente.

Para mais informações sobre a eficácia, funcionamento, dúvidas frequentes, e outros detalhes, fique à vontade para acessar a página do produto https://www.ourofinopet.com/leevre/

Achamos interessante te enviar os vídeos sobre o mecanismo de ação da coleira Leevre.

Você pode acessar os vídeos pelos links a seguir:

Coleira Leevre: https://www.youtube.com/watch?v=eKlridPadqo

Veja nos vídeos abaixo a importância de fazer o controle ambiental para controle desses parasitas:

Ciclo da pulga: https://www.youtube.com/watch?v=oDF1I8zk1bs
Ciclo do carrapato: https://www.youtube.com/watch?v=PWJjA8F-PdM
Ciclo do mosquito-palha: https://www.youtube.com/watch?v=3avn4UvDThg

Você pode conferir no link a seguir várias dicas e informações essenciais para proteger sua família e seu pet contra pulgas, carrapatos e o mosquito da Leishmaniose:

https://www.livredapicada.com.br/

Para o caso de haver outras dúvidas sobre essa questão, nossa equipe está à disposição para conversarmos pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 17h, horário de Brasília.

Obrigada.

Fernanda Agda

Boa noite,

Gostaria de saber se o mau cheiro diminui , está terrível.

Oi, Fernanda. Obrigado por nos procurar.
Para conversarmos melhor, por favor entre em contato com a gente gratuitamente pelo 0800 941 2000.

Rosane Selle

Oi, adquiri a coleira e me decepcionei, disseram q nao tinha cheiro mas é bem forte, meu pet dorme no meu quarto e nao estou aguentando, tenho duvidas sobre.

Olá, Rosane. Obrigado por entrar em contato com a gente. Nos preocupamos muito com a satisfação dos nossos clientes. Dúvidas técnicas e orientação sobre produtos são respondidas pelo nosso SAC, que está à disposição para auxiliá-la da melhor maneira. Pedimos gentilmente que entre em contato pelo 0800 941 2000 (ligação gratuita). Nossos horários de atendimento são de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h30.

Ricardo

Bom dia. Gostaria de saber, se meu cão utilizar essa coleira, se poderá continuar dormindo comigo, se posso ficar com ele no colo, abraçar. Se minha sobrinha pode ter contato normal com ele, pois li que é veneno né?

Oi, Ricardo. Obrigado por acompanhar o nosso blog.
Nossa equipe técnica entrará em contato com você para tirar as suas dúvidas.
Também estamos à disposição pelo 0800 941 2000.
Nossos horários de atendimento são de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h30.

Túlio Renato Lopes Madureira

Gostaria de saber quantos dias a coleira leva pra proteger o cachorro .

Atendimento realizado via SAC. Agradecemos pelo contato.

Ana Cristina Moreira Dias Coelho

Olá! Comprei a coleira Leevre e gostaria de saber quanto tempo ela demora para agir e eliminar os carrapatos! Tem mais de 24h que minhas cachorras estão com elas e ainda encontro alguns, bem ativos! Desde já agradecida!

Olá Ana, obrigado pelo seu contato.
Esperamos que o contato do nosso SAC tenha sanado suas dúvidas. Ficamos à disposição.

Lilian Araujo

Quantos custa a coleira? como faço para comprar?

Prezada Lilian,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Nossa política comercial é realizada através de distribuidoras. Para informações de preços e sobre locais de aquisição de nossos produtos da linha Pet, direcionamos sua solicitação para nossa equipe comercial responsável. Em breve entraremos em contato.

Estamos à disposição para mais informações.

Daniela

Olá, adquiri a coleira Leevre e gostaria de saber quanto tempo ela demora para espalhar no corpo do animal pois já faz 8 dias que meu cão esta com ela e encontrei um carrapato...

Prezada Daniela, obrigado pelo seu contato.
Vamos pedir ao nosso SAC para que entrem em contato para orientá-la. Por gentileza, informe seu e-mail ou se preferir envie seu contato diretamente para sac@ourofino.com.
Obrigado.

carlos

Meu cachorro esta com uma bola em cima da penis dele ela fica inchada passei uma pomata melhou por fora mas ainda continua o que faço

Olá Carlos, como vai?
Em primeiro lugar orientamos que você procure um veterinário que possa examinar o animal e indicar o correto tratamento.
A medicação sem orientação profissional pode mascarar os sintomas.

Atenciosamente, Ourofino


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet