Cuidados com filhotes de cães recém-nascidos


Durante as primeiras semanas de vida, os filhotes precisam de cuidados especiais. Neste início de vida é muito importante a observação cuidadosa do proprietário para detectar problemas antes de eles se tornarem sérios.

Na primeira semana, os filhotes precisam mamar a cada duas horas. Um filhotinho saudável, bem alimentado, tem um abdome arredondado e parece sempre satisfeito. Os filhotes devem ser mantidos fora do chão frio porque a baixa temperatura pode ser fatal para filhotes jovens que perdem temperatura muito rapidamente.

Entre 10 e 14 dias de idade, os olhos dos filhotes devem abrir, sem sinais de secreção e a córnea deve estar levemente azulada. Devido à sensibilidade à luz, deve-se evitar luz direta nos olhos dos filhotes até as quatro primeiras semanas de vida.

O desmame pode ser iniciado em filhotes a partir de quatro semanas. Neste momento podem ser utilizadas papinhas para desmame ou a ração em latas para filhotes, aquecida e misturada ao leite substituto. Essa refeição será gradativamente mudada para ração para filhotes.

Outro cuidado muito importante com os filhotes é a vermifugação. Ela é indicada não somente quando o cãozinho já esta parasitado, mas também como uma medida de prevenção. A Ourofino conta em sua linha com o Top Dog, vermífugo palatável indicado para cães. Lembrando que antes de vermifugar o seu pet é indispensável uma consulta com o médico-veterinário para que ele estabeleça o melhor protocolo.

Esteja sempre atento, conte com o apoio do veterinário de sua confiança e cuide do seu melhor amigo com muito amor e carinho!

  • Doenças de inverno: Rinotraqueíte

  • Pets idosos exigem atenção redobrada

  • Cuidados com a higiene de pets idosos

  • Alimentação de pets idosos

  • Dermatites parasitárias em cães

  • Dermatites infecciosas em cães

  • Carregar mais dicas