Cuidados com os filhotes


Os cuidados com os pets ainda filhotes são extremamente importante para a saúde deles, principalmente porque nesta fase a atenção deve ser redobrada para que haja um crescimento saudável.

Devido à baixa proteção imunológica, os banhos devem ser evitados até que o programa de vacinação termine. Caso seja necessária a higienização durante este período, utilize lenços umedecidos próprios para animais de companhia ou solicite a orientação de um médico-veterinário. Já a escovação é muito importante para a retirada dos pelos mortos e para evitar a formação de nós. É importante escovar o pet pelo menos uma vez por semana, principalmente os de raças de pelos longos.

A higienização dos ouvidos deve se limitar apenas a parte externa a fim de evitar infecções. Para a limpeza, é indicado o uso de ceruminolíticos suaves e hidratantes conforme recomendações do veterinário. Não utilize hastes flexíveis, use apenas um pedaço de algodão enrolado no dedo. A Ourofino tem em seu portfólio o Limp&Hidrat, uma solução de limpeza otológica suave, a base de extratos vegetais, ideal para auxiliar na remoção das sujidades dos ouvidos do filhote.

Fique atento, os olhos não devem possuir nenhum corrimento e nem secreção, devem ser brilhantes e úmidos. A limpeza pode ser feita com solução ocular ou com solução fisiológica e auxílio de algodão ou gaze.

Ao nascer, o pet não possui dentes, eles começam a aparecer a partir do vigésimo dia de vida. Em torno do terceiro e quinto mês de idade os dentes de leite são substituídos por definitivos. As datas de erupção podem variar de acordo com a raça. A escovação deve começar desde cedo. Primeiro é recomendado passar uma gaze úmida enrolada no dedo sobre os dentinhos dos animais. Após alguns meses, ele já estará adaptado a esse procedimento, portanto utilize a escova de dente específica para pets, assim como pastas especificas. Solicite ao seu médico-veterinário que oriente como melhor realizar este procedimento.

  • Dermatites infecciosas em cães

  • Infecções de pele nos cães: dermatites alérgicas

  • Filhotes: qual o momento certo para vermifugação e vacinação?

  • Os primeiros meses do pet em seu novo lar

  • A importância da limpeza dos ouvidos de cães e gatos

  • Você sabia que existem bactérias benéficas à saúde dos pets?

  • Carregar mais dicas