Erliquiose canina: a doença do verão


As elevadas temperaturas no verão geralmente vêm associadas ao aumento da umidade devido ao grande volume de chuvas nesta época, por esse motivo a demanda com cuidados com a saúde e o bem-estar dos pets aumenta, uma vez que as mudanças climáticas favorecem a reprodução e a eclosão de ovos de ectoparasitas (pulgas e carrapatos) e aumenta as situações de exposição dos animais de companhia a parasitas como os vermes, por meio do contato com outros pets em passeios.

A erliquiose é uma das principais doenças infectocontagiosas que aparecem no verão, tendo como principal espécie que acomete os cães a Erlichia canis, uma bactéria transmitida por meio da picada do carrapato afetando as células sanguíneas dos pets.

A transmissão da Erlichia canis acontece por meio do vetor Rhipicephalus sanguineus, conhecido popularmente como carrapato marrom do cão. Os cães infectados podem desenvolver sinais clínicos de diversas intensidades ou não apresentar sinais, dependendo da fase da doença em que se encontram. Além disso, a severidade da doença depende da raça do animal de companhia, idade, tipo de alimentação, de doenças concomitantes, entre outros fatores.

A erliquiose é dividida em três fases: aguda, subclínica e crônica. Os principais sintomas clínicos observados nos cães são: apatia, falta de apetite, febre, vômitos, diarreia, sangue pelo nariz, respiração ofegante e mucosas pálidas (sinal de anemia).

Apenas o médico-veterinário é capaz de fazer o correto diagnóstico da doença, que muitas vezes não é fácil de identificar, pois os sintomas são semelhantes a outras enfermidades. As análises clínicas devem ser consideradas junto aos resultados hematológicos, bioquímicos e sorológicos para compor o diagnóstico definitivo.

O tratamento da erliquiose canina deve ser aliado à antibioticoterapia e à administração de suplementos à base de vitaminas do complexo B (vitamina B12 e ácido fólico) e minerais como ferro, cobre, cobalto e zinco.

Para estes casos, a Ourofino conta com o Metacell Pet, suplemento composto por vitaminas e minerais, que contém ferro em sua formulação e promove uma suplementação de nutrientes nos estados de convalescença, gestações e lactações.

  • Pets doentes: fique atento à suplementação!

  • Importância da suplementação em pets idosos

  • Adoção de pets exige cuidado e atenção

  • Sabia que distúrbios psicológicos podem causar diarreia nos pets?

  • Atenção às verminoses

  • Infecções virais: é preciso atenção

  • Carregar mais dicas