Escovação dos pelos de cães e gatos: qual a importância?


Escovar os pelos dos pets não se trata apenas de uma questão estética, mas também um cuidado com a saúde deles. O cuidado com a pelagem dos pets não deve ser visto como uma obrigação, mas como uma oportunidade de ter um momento agradável de interação com o pet. Para a maioria dos cães e gatos a escovação dos pelos é um momento prazeroso e relaxante. Ela é necessária porque remove pelos mortos, evita a formação de nós, estimula o crescimento de novos pelos e ajuda a manter a superfície da pele limpa e arejada. Além disso, também ajuda a manter a casa livre de pelos. Nos gatos a escovação também é importante para evitar a formação de bolas de pelos.

Para fazer uma efetiva escovação da pelagem é muito importante que o tutor conheça todas as características dos pelos do pet como comprimento, número de camadas e textura. A frequência da escovação depende de como é a pelagem, geralmente os pelos devem ser escovados uma vez por semana. Cães e gatos de pelagem longa devem ser escovados de duas a três vezes por semana. Nos filhotes a escovação pode ser mais frequente, até mesmo diária, para que eles se acostumem com o processo.

Existem no mercado diversos tipos de escovas para cada tipo de pelagem e produtos específicos que facilitam o desembaraço dos pelos e proporcionam perfume e brilho. Para saber qual a melhor escova e o produto para o tipo de pelo do seu pet vale a pena uma conversa com um profissional de banho e tosa!

  • Sabia que distúrbios psicológicos podem causar diarreia nos pets?

  • Atenção às verminoses

  • Infecções virais: é preciso atenção

  • Conheça os sintomas da leishmaniose visceral

  • Desafios da Leishmaniose Visceral

  • Atenção à Leishmaniose

  • Carregar mais dicas