Giardíase: você sabe o que é e como prevenir?


A giardíase é uma das principais doenças intestinais, causada pelo protozoário Giárdia spp. Ela acomete animais domésticos, silvestres e os seres humanos, sendo assim classificada como uma zoonose.

A transmissão da Giárdia nos animais ocorre através da ingestão de cistos (“ovos”) de protozoários que foram eliminados nas fezes dos animais infectados e que estão presentes no meio ambiente, na água, nos alimentos ou ainda pela ingestão de cistos aderidos à pelagem. A maior prevalência das infecções por Giárdia ocorre entre os animais jovens, sem resistência imunológica, e principalmente naqueles que vivem em ambientes confinados, em instalações com falta de higiene e com superlotação.

Há casos em que não há manifestação clínica, porém no geral, os sinais clínicos apresentados pelos animais com giardíase são diarreia com muco e sangue, vômito, desidratação, anorexia, anemia e morte nos casos mais graves, principalmente em animais jovens.

O diagnóstico da giardíase deve ser baseado no histórico clínico do animal, na sintomatologia e na detecção de oocistos do parasita através da realização de exame de fezes.

A prevenção desta doença é baseada na manutenção de boas condições de saúde dos animais. Para isto é fundamental a realização de programas periódicos de vermifugação, bem como de medidas para a limpeza e desinfecção do ambiente, com o objetivo de reduzir a carga ambiental de cistos.

Isso deve incluir a remoção das fezes e de toda a matéria orgânica do local, seguida pela eficaz desinfecção das superfícies com o uso de produto à base de amônia quaternária (como o cloreto de benzalcônio), ativo que atua na inativação dos cistos no ambiente impedindo assim a reinfecção dos animais.

Para o protocolo completo do tratamento da giardíase, a Ourofino Pet conta em sua linha com dois produtos, o Top Dog, vermífugo palatável indicado para cães, e o Herbalvet T.A., desinfetante à base de cloreto de benzalcônio a 15%.

Consulte sempre um médico-veterinário e siga as recomendações de bula. E não esqueça de vermifugar seu melhor amigo!

  • Sabia que distúrbios psicológicos podem causar diarreia nos pets?

  • Atenção às verminoses

  • Infecções virais: é preciso atenção

  • Conheça os sintomas da leishmaniose visceral

  • Desafios da Leishmaniose Visceral

  • Atenção à Leishmaniose

  • Carregar mais dicas