Os pets precisam de exercícios físicos?


A prática de exercícios físicos é uma medida necessária para o bem-estar e para a qualidade de vida tanto dos seres humanos quanto dos animais. No caso dos pets, a falta de exercícios físicos pode acarretar danos à saúde como obesidade e alterações comportamentais como hiperatividade e agressividade.

Engana-se quem pensa que simplesmente deixar o cão ou gato em uma área grande como o quintal de casa é suficiente para que ele se exercite. Os pets precisam de companhia e estímulo para realizar estas atividades. Sem a motivação do dono ou de outro pet, na maioria das vezes, o que acontece é eles passarem grande parte do dia parados, dormindo ou simplesmente sem fazer nada.

A realização de atividades físicas trazem diversos benefícios. Estimula a saúde física e mental, beneficiando várias partes do organismo como ossos, articulações, sistema cardiorrespiratório e digestivo. A prática de atividade física também estimula a liberação de endorfinas, que são hormônios popularmente relacionados com a felicidade e o bem-estar.

Existem inúmeras maneiras de exercitar seu animal de companhia, pode ser uma caminhada, uma brincadeira ou até mesmo aulas de agility e natação. É importante levar seu pet ao médico-veterinário para uma avaliação geral antes de começar a praticar qualquer exercício. Aproveite e converse com o veterinário sobre qual tipo de atividade é ideal.

Praticar exercícios na companhia de seu pet é uma forma prazerosa de fortalecer a relação entre vocês e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de vida de ambos!

  • Leishmaniose: saiba como é a transmissão da doença

  • Como combater a propagação do mosquito-palha?

  • Gatos também podem ter leishmaniose?

  • Pequeno, mas causa problemas gigantes

  • Fique atento aos sinais clínicos!

  • Obesidade em pets

  • Carregar mais dicas