Osteoartrite em cães e gatos


A osteoartrite, também denominada doença degenerativa articular, é uma doença multifatorial e progressiva, caracterizada por degeneração da cartilagem articular e remodelamento ósseo.

A osteoartrite é a principal causa de dor crônica em cães, representando 37% de todas as causas de claudicação. Dentre os fatores de risco estão idade avançada, lesões traumáticas, predisposição genética, complicações pós-operatórias de cirurgias ortopédicas e obesidade.

Os principais sintomas que o animal poderá apresentar nos casos de problemas articulares são dificuldade ao se locomover (devido às dores), sensibilidade e inchaço na articulação acometida, claudicação, alteração na temperatura local, diminuição das atividades físicas, mudança de comportamento, agressividade ao ser manipulado, dificuldade no movimento ao defecar e/ou urinar.

O tratamento da osteoartrite consiste no controle do peso, dietas adequadas, exercícios e fisioterapia, anti-inflamatórios para diminuir a dor, suplementos à base de condroitina e glicosamina, adequação do local onde o animal vive e, em alguns casos, é necessário recorrer à intervenção cirúrgica.

A Ourofino conta em sua linha para pets com o Condromax Pet, um suplemento palatável à base de sulfato de condroitina, glicosamina e minerais cobre, zinco e manganês quelatados indicado em todos os momentos em que houver necessidade de aporte dos componentes de sua formulação, como em animais submetidos a exercícios constantes, animais em crescimento ou em condições especiais.

Consulte sempre um médico-veterinário que indicará o melhor tratamento para seu animal de estimação. E lembre-se, quanto antes se iniciar o tratamento, melhor!

  • Sabia que distúrbios psicológicos podem causar diarreia nos pets?

  • Atenção às verminoses

  • Infecções virais: é preciso atenção

  • Conheça os sintomas da leishmaniose visceral

  • Desafios da Leishmaniose Visceral

  • Atenção à Leishmaniose

  • Carregar mais dicas