Probióticos: o que são e para que servem


Para mantermos a saúde de nossos pets em dia é essencial uma alimentação adequada e o bom funcionamento do intestino. Tanto no intestino dos pets quanto dos seres humanos está presente grande número de bactérias que são benéficas ao funcionamento deste órgão e do corpo como um todo. O conjunto delas é chamado de microbiota intestinal.

A microbiota intestinal dos pets desempenha funções importantes para a saúde como:
- Auxiliar na absorção de nutrientes;
- Impedir a aderência de bactérias patogênicas;
- Estimular aumento da imunidade.

O desequilíbrio da microbiota intestinal de cães e gatos pode acontecer por diversas causas desde infecções patogênicas até estresses ocasionados por várias razões como mudança de alimentação, chegada de um novo membro à família ou ausência do dono.

Para prevenir transtornos gastrointestinais provenientes do desequilíbrio da microbiota, por exemplo as diarreias, existem no mercado produtos conhecidos como probióticos.

Os probióticos são suplementos alimentares compostos por grupos de bactérias benéficas que atuam reforçando e estabilizando a microbiota intestinal. Estes suplementos podem ser oferecidos aos pets em todas as fases de suas vidas, desde o nascimento até a fase senil. A definição da palavra probiótico quer dizer a favor da vida (“pró = a favor; “bio” = vida). Para auxiliar a cuidar cada vez melhor de sua relação com seu animal de companhia, a Ourofino Pet conta em sua linha com o Biocanis, probiótico desenvolvido pela Chr. Hansen, empresa líder de mercado neste segmento.

  • Doenças de inverno: Rinotraqueíte

  • Pets idosos exigem atenção redobrada

  • Cuidados com a higiene de pets idosos

  • Alimentação de pets idosos

  • Dermatites parasitárias em cães

  • Dermatites infecciosas em cães

  • Carregar mais dicas