Vacinação de cães e gatos: por que e quando fazer?


Assim como os seres humanos, os cães e gatos também devem ter cuidados especiais de saúde. A vacinação é um cuidado essencial, pois por meio dela seu pet fica protegido de doenças infecciosas e contagiosas que podem até ser fatais.
As vacinas são fabricadas com vírus e/ou bactérias mortos ou inativados que não causam doenças, mas preparam o sistema imunológico do organismo a se defender.

Com a vacinação, o sistema de defesa dos cães e gatos se torna habilitado a produzir anticorpos de maneira mais rápida e combater os vírus e/ou bactérias invasoras. O sistema de defesa mantem por um tempo a habilidade de produzir rapidamente os anticorpos. Com o passar do tempo, esta habilidade vai se deteriorando havendo a necessidade da revacinação anual.

No mercado encontram-se vários tipos de vacinas para os pets. Dessas, duas são obrigatórias: as vacinas múltiplas e antirrábicas. As vacinas múltiplas protegem contra várias doenças como, por exemplo, a Parvovirose e a Cinomose nos cães e a Rinotraqueíte e Leucemia Viral nos gatos. Para os cães existem ainda algumas vacinas facultativas que devem ser aplicadas de acordo com recomendação do médico-veterinário e o risco de exposição do animal a essas doenças. São elas: Leishmaniose, Giardíase e Tosse dos Canis.

A vacinação é medida indispensável para os filhotes. Logo ao nascerem, eles contam com os anticorpos maternos passados pela amamentação. Com o passar do tempo, os anticorpos começam a desaparecer e é chegada a hora da vacinação. Deixar os filhotes sem as vacinas é muito perigoso pois nesta fase o sistema de defesa ainda é muito frágil.

Os veterinários são os profissionais aptos a recomendar e aplicar as vacinas necessárias em seu pet. Não deixe de consultá-lo.

Vacinar seu pet é um ato de carinho com ele, com sua família e toda sociedade, pois as vacinas ajudam na manutenção da saúde e evitam a disseminação de doenças.

  • Doenças de inverno: Rinotraqueíte

  • Pets idosos exigem atenção redobrada

  • Cuidados com a higiene de pets idosos

  • Alimentação de pets idosos

  • Dermatites parasitárias em cães

  • Dermatites infecciosas em cães

  • Carregar mais dicas