Você sabe como cuidar dos dentes de seu pet?


Cuidar do sorriso dos pets não se trata apenas de uma questão estética, mas também de um cuidado com a saúde deles. Grande parte dos pets em idade adulta apresenta algum tipo de problema dentário. Para evitar o aparecimento de problemas como a gengivite e o tártaro, a escovação dos dentes é fundamental. Assim como os seres humanos, os cães e gatos também passam por uma troca de dentição que ocorre entre o terceiro e o quinto mês de vida.

Antes da troca de dentição estar completa, o tutor já deve acostumar o pet a ter seus dentes escovados, para isto é importante mantê-lo em um ambiente tranquilo e ter bastante paciência. No começo você pode apenas passar os dedos nos dentes para tornar esta situação agradável. Após a troca completa da dentição a escovação deverá ser realizada com a utilização de escova e de creme dental apropriados. Para que seja um momento agradável é importante que o primeiro contato do animal com a escova e o creme dental seja feita de maneira isolada, um de cada vez.

Durante a escovação é ideal que o tutor fale palavras positivas e dê muito carinho ao pet. Após a higienização o pet deverá ser recompensado com um brinquedo ou passeio, por exemplo. Atualmente existem no mercado diversos produtos voltados para a higiene bucal, inclusive petiscos e brinquedos que também auxiliam na limpeza dos dentes.

O mau hálito é um dos sinais de que existe algum problema com a saúde bucal. Atualmente existem médicos-veterinários especialistas em odontologia. Leve seu animal ao menos uma vez por ano para uma consulta. Aproveite para tirar suas dúvidas sobre a higiene bucal de seu melhor amigo e quais tratamentos existem para esses problemas.

  • Doenças de inverno: Rinotraqueíte

  • Pets idosos exigem atenção redobrada

  • Cuidados com a higiene de pets idosos

  • Alimentação de pets idosos

  • Dermatites parasitárias em cães

  • Dermatites infecciosas em cães

  • Carregar mais dicas