Você sabe o que é DAPE e como prevenir?


Uma das patologias frequentemente associadas às infestações por pulgas e carrapatos é a DAPE ou Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas. A DAPE representa 50% das dermatites alérgicas e é definida como uma reação de hipersensibilidade aos componentes presentes na saliva de pulgas e carrapatos que são eliminados durante a picada.

Em cães com DAPE, o sintoma clínico mais observado é a coceira intensa, além de lesões por mordedura na região da cauda, áreas de alopecia (que é a falha no pelo) e crostas hemorrágicas.
Nos gatos, os sinais mais comuns são alopecia e coceira, além do aparecimento de crostas e protuberâncias ao redor do pescoço e nas costas. Em casos crônicos, o aparecimento de infecções secundárias de pele também pode ser notado.

Para o tratamento da doença, a Ourofino tem produtos de uso tópico que atuam nos parasitas por contato como o NEOPet, produto com ação pulicida e carrapaticida, à base de Fipronil, molécula muito utilizada e de eficácia e segurança bastantes consagradas. E a Leevre, coleira ectoparasiticida à base de Deltametrina e Propoxur indicada para auxílio na prevenção e no controle do vetor da leishmaniose e das infestações de carrapatos e pulgas em cães.

Lembrando que é muito importante levar seu pet regularmente ao médico-veterinário, pois só ele pode avaliar corretamente se o seu pet está com a doença e o tratamento adequado para o seu companheiro.

  • Coceira intensa? Vermelhidão? Cheiro forte? Saiba tudo aqui, agora.

  • Otites, um assunto pra ficar de orelha em pé!

  • Cuidado: dermatite alérgica à picada de ectoparasitas

  • Parasita do verão

  • Erliquiose canina: a doença do verão

  • Pets doentes: fique atento à suplementação!

  • Carregar mais dicas