Perigos do uso indiscriminado de medicamentos em cães e gatos

Por Mariana Castelhano Diniz , analista técnica na Ourofino Pet

22 de Fevereiro de 2016

Perigos do uso indiscriminado de medicamentos em cães e gatos

Ter um animal de estimação não é uma tarefa simples, principalmente naqueles momentos em que temos que vê-los passando mal de mãos atadas. São nessas situações que muitas pessoas tomam uma decisão precipitada: ao invés de recorrerem a um médico-veterinário, optam pelo uso indiscriminado de medicamentos em cães e gatos, ou seja, medicação sem prescrição de um profissional capacitado. Para piorar essa situação, na maioria das vezes recorrem a medicamentos encontrados em casa, muitas vezes de uso humano.

Esse esforço em minimizar o sofrimento, associado à falta de conhecimento, pode ser extremamente nocivo à saúde de cães e gatos. O uso indevido de medicamentos pode levar o animal a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma doença mais grave ou ainda piorar o estado do animal, podendo até levá-lo à morte.

Os animais possuem uma resposta farmacológica diferente dos seres humanos, um remédio que é inofensivo à nossa espécie pode fazer muito mal a cães e gatos. Casos de intoxicação, alergias ou reações adversas a determinados remédios que são inofensivos aos humanos ou à outras espécies (bovinos, equinos, etc.) são comuns na rotina clínica.

Gatos são mais sensíveis e apresentam grande intolerância a medicamentos que são usados sem maiores problemas em cães e humanos. Alguns medicamentos podem ser fatais, pois alguns princípios ativos têm seu uso proibido em cães e gatos. Tais como:

- Princípios ativos proibidos para gatos: ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco sódico, ibuprofeno, peróxido de benzoíla, entre outros.

- Princípios ativos proibidos para cães: diclofenaco de potássio, diclofenaco de sódio, Piridium®, entre outros.

Atualmente existem vários produtos no mercado veterinário brasileiro para as mais diversas finalidades, sendo estes os mais indicados, uma vez que foram elaborados especificamente para cães e/ou gatos. É importante que os proprietários se conscientizem dos perigos que a automedicação traz tanto para seus animais de estimação quanto para si mesmos. É imprescindível consultar um médico-veterinário sempre que houver qualquer alteração em seu animal doméstico antes de medicá-lo com qualquer tipo de remédio.

Comentários

Liliane

Posso dar o remédio contra carrapato e logo após usar a coleira anti pulgas ?

Oi Liliane, obrigada pelo seu contato.

O recomendado é conversar com o médico veterinário de sua confiança, para verificar se os 2 produtos que você vai utilizar não tenham interação negativa.

Luiz Carlos Schumann

Olá, tenho dois cães soltos num canil grande (cerca de 600 metros quadrados) com grama. Eles contrairam carrapatos. Minha dúvida é se posso aplicar colosso avicultura no canil (gramado) para controlar os carrapatos?

Oi Luiz Carlos, bom dia

Tudo bem?

Obrigada pelo seu contato e por compartilhar sua dúvida comigo.

Vamos lá:

O Colosso Avicultura não tem indicação para carrapatos, ele é indicado para controle de piolho e cascudinhos em aviários.

Para um controle de carrapatos eficaz, é necessário fazer o que chamamos de controle integrado: tratar o animal e o ambiente, uma vez que a reprodução desses parasitas ocorre no ambiente.

O tratamento do ambiente deve ser com uso de algum produto inseticida, que tenha indicação de bula para controle de carrapatos, a cada 10 dias em todo o ambiente onde o animal costuma ficar.
Lembrando que os carrapatos gostam de ficar em buracos e frestas, dentro de armários, estrados de camas e são também ótimos escaladores, então fique atento a muros e paredes e também no local onde seu cão costuma ficar (caminhas, poltronas, sofás).

Em nossa linha temos 2 produtos para controle de carrapatos em cães, o NEOPet e a coleira Leevre. Ambos possuem o mesmo modo de ação, eles agem por contato, ou seja, os carrapatos terão que subir no animal e, ao entrar em contato com o princípio ativo do produto presente na pele e/ou pelos dos animais, sofrerão os efeitos do produto, mesmo sem a necessidade de picar o animal.

Verifique com o médico veterinário de sua confiança qual a melhor opção para proteção do seu pet e também a indicação de produtos específicos para controle do ambiente.

Fernanda Tasso Ribeiro

Pulverizei colosso noa meu cachorrinhos. Apos 5 horas uma lambeu a orelha da outra e imediatamente começou a passar mal. Com vomitos. Corri e dei um banho nela pra tirar o produto do corpinho. Levei imediatamente para o hospital veterinário. Teve q ficar internada por intoxicação. Estou com.muito medo. Mesmo com atendimento rápido ela ainda corre riscos? Estou desesperada por ter feito isso com minja filha. Deixeixei ela internada para tratamento e voltei correndo para casa para dar banhos nos outros três. Existe medicamentos veterinários para amenizar a intoxicação nas clínicas?

Olá Fernanda,

O colosso é um produto de uso exclusivo em bovinos, suínos e aviários, ele não tem indicação para cães. Seu uso extra bula, causa intoxicação nos cães. Como o atendimento foi rápido, as chances de recuperação são maiores. E faça exames periódicos de função hepática, para tratar qualquer tipo de alteração, devido a intoxicação.

Esse são os antídotos indicados em casos de intoxicação:

- Atropina: administrá-la via intravenosa, até atropinização leve.
Adulto: 2 a 5 mg a cada 10-15 mintos; Criança: 0,05 mg/kg a
cada 10-15 minutos. A atropinização pode ser necessária por
horas a dias dependendo da gravidade.
- Vitamina E: a aplicação de vitamina E tópica é eficaz para
aliviar a irritação cutânea.
- Pralidoxima: administrá-la associada a atropina em caso de
uma intoxicação moderada à sereva. Os resultados do
tratamento podem ser observados dentro de 48 horas. O
tratamento pode ser necessário por vários dias.
CONTRA-INDICAÇÕES: Succinilcolina e outros agentes
colinérgicos

Uma dica é sempre usar produtos que tenham indicação de bula da espécie em questão.

Keila

Usei o produto no meu pet, e tive queimaduras, estou com minhas pernas todas cheia de bolhas

Olá Keila,

Qual produto você utilizou?

Para qualquer outra informação, converse com a gente gratuitamente pelo 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Josely Lourdes Ramos

Apliquei a uma semana NEOPET no dorso de meu gato de mais ou menos 3 kg , e depois da aplicação ele esta apatico, desidratou, não come, tenho feito hidratação e dando comida na boca , fiz a aplicação correta, as pulgas ainda estão nele, e juro por Deus se meu gato morrer vou processar voces, porque ele estav saudavel e apliquei corretamente o produto, como indicado na bula. Estou muito nervosa, pois ele é meu companheiro, sempre foi ativo, agora nao levanta, somente faz xixi não fez coco mais pq nao esta comendo, esta ficando pele e osso.

Olá, Josely, reações de hipersensibilidade são raras, entretanto, irritações transitórias no local de aplicação podem ocorrer em animais que demonstrarem reações de sensibilidade ao Fipronil.
Reações sistêmicas não são esperadas, ou seja, sugiro que o leve no médico veterinário para investigar o que está acontecendo com o seu gato.

Victor

Ola, mãe deu banho no meu gato com colosso, eu li aqui que não é recomendado uso em felinos, meu gato passou dia todo vomitando e tremendo, já se passou um dia do ocorrido, (conversei com veterinário e ele disse que se o gato tivesse vomitado era so esperar ele voltar ao normal)agora ele não come mais, não bebe água, não brinca, está sem senso de direção e n ta caminhando muito bem é como se ele estivesse com problemas mentais. Oq fazer?

Oi, Victor. Complicado, hein? Como o produto é indicado somente para bovinos, o risco de intoxicar outras espécies, no caso, gatos, é muito alto.

Victor, dê vários banhos no animal para remover o produto da pelo e do pelo dele.

Este produto pode provocar danos ao sistema nervoso central, que é o que provavelmente está acontecendo com seu gatinho.

É muito comum acreditar que fazer o bichinho vomitar o que ingeriu o fará melhorar. Isso não é verdade e pode ser muito perigoso - o vômito só ajuda em determinadas situações, em outras, piora o quadro.

Para retardar a ação da substância tóxica e ganhar tempo para levar o animal ao veterinário é recomendado o uso do carvão ativado em cápsulas – facilmente encontrado em farmácias.

É imprescindível consultar um médico-veterinário sempre que houver qualquer alteração em seu animal doméstico antes de medicá-lo com qualquer tipo de remédio.

Então, Victor, leve o seu gatinho ao veterinário o quanto antes para tratar essa intoxicação.

Leve a Ficha de Segurança do Produto (em anexo) e mostre para o médico, nela consta algumas informações importantes para ele.

Muito obrigada.

Jéssica de Fátima Goulart

Olá! Meus cachorro pegaram carrapatos e ja dei medicamento contra carrapato ja pulverizei o local.
Mais nao obtive sucesso. Até que agora me indicaram dar banho com Nokalt ouro fino. Gostaria de saber como realmente proceder e se é eficaz?
Caso possam me ajudar.
Desde de ja obrigada

Oi, Jéssica. O Nokalt é um ectoparasiticida indicado para controle dos carrapatos, sarnas e piolhos de Bovinos, Suínos e Ovinos. Não é indicado o uso em cães ou gatos pois pode ocasionar alguma reação adversa. Na nossa linha de proteção, além da Coleira Leevre que auxilia no controle de pulgas e carrapatos, temos também o Neopet que é uma pipeta a base de Fipronil indicada para ajudar nesse controle. Além do uso desses produtos o controle do ambiente é essencial e se tratando de carrapatos o uso de produtos carrapaticidas de 15 em 15 dias é muito importante. Fazendo o controle integrado no animal, com produtos indicados para a espécie, e do ambiente você terá sucesso no combate dos carrapatos. Obrigada.

Anallú

A PILULA DE CARVÃO ATIVADO PODE SER COMPRADA NA FARMÁCIA E DADA AO PET. Logo que percebi a intoxicação levei minha cachorrinha ao veterinário também imediatamente.

Anallú, sua atitude foi correta. É sempre importante levar nossos pets ao médico-veterinário quando ele apresentar sinais de uma possível doença. Além disso, tomar cuidado com o uso de medicamentos inapropriados, sem prescrição de um profissional, também é um alerta e uma preocupação que devemos ter.

Ester

Ei vi muitos comentários sobre o produto, o rapaz me disse que era para mim pulverizar, e assim fiz só que ele disse que era 0,5ml para cada 1 litro, mais acabei colocando 2,5 para 700ml, será que vai fazer mal? Estou com medo pq são 3 cachorros, e são meus chodos

Oi, Ester. O Colosso não tem indicação para cães, ele foi desenvolvido para uso em bovinos. No caso de uso em cães, ele pode ser altamente tóxico. Não use produtos sem a prescrição de um profissional capacitado. Esse esforço em minimizar o sofrimento dos seus amigos associado à falta de conhecimento, pode ser extremamente prejudicial à saúde de cães e gatos. O uso indevido de medicamentos pode levar o animal de companhia a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma doença mais grave ou ainda piorar o estado do pet, podendo levá-lo a morte. Atualmente, existem diversos produtos no mercado veterinário brasileiro para as mais diversas finalidades, sendo estes os mais indicados, uma vez que foram elaborados especificamente para cães e/ou gatos. É importante que você se conscientize dos perigos que a automedicação traz tanto para seus animais de estimação, quanto para si mesmo. É imprescindível consultar um médico-veterinário sempre que houver qualquer alteração em seu animal de companhia antes de medicá-lo. Indico que você lave seus amigos para remover o produto da pele deles e, caso venham apresentar algum sinal clínico, leve-os ao veterinário imediatamente.

Larissa

Olá, vi muitos comentários dizendo que utilizaram o produto Colosso em seus pets e eles estão passando mal, acabei de comprar no armazém da minha cidade, o vendedor dizendo que serve para passar em cães e gatos para matar pulgas, sorte que eu resolvi ler sobre. Sugiro a Ourofino específicar isso em sua embalagem (não na bula, pq em cidades pequenas é vendido só o frasco) para acabar com essa desinformação que é passada para as pessoas, assim ajudando a salvar os animais. Obrigada

Oi, Larissa. Obrigado por nos procurar. Fico feliz em receber sugestões de quem utiliza produtos Ourofino. Quero compartilhar com você algumas informações sobre o Colosso Pulverização. O produto é indicado para bovinos, suínos e aves. Outro ponto importante é que na apresentação menor do Colosso, o estabelecimento deve entregar a bula do produto junto a ele, no ato da compra, pois os frascos menores, vendidos separadamente aos consumidores, não possuem a caixa para armazená-la. De qualquer forma, vou compartilhar a sua dica de indicação no frasco para avaliação da minha equipe encarregada. Saiba mais sobre o Colosso Pulverização em: link.ourofino.com/f41d9

Matheus

Dei banho na minha cachorrinha com colosso e enxaguei ela , depois de um tempo ela comessou a babá oque pode ser ?

Olá, Matheus! O produto Colosso não é indicado para uso em pets, por isso recomendo que você leve sua amiga imediatamente ao médico-veterinário para que ele trate a intoxicação de maneira correta. Obrigada pelo contato.

Patrícia Rodrigues

Meu cachorro estava urinando forte e ñ estava comendo dei a metade da metade d diclofenaco p ele p isso q ele morreu a veterinária fez os exames e falou d parece leptospirose só q eu moro em apartamento será q foi p causa d diclofenaco q ele foi a óbito

Oi, Patrícia! Se os exames confirmaram a leptospirose, provavelmente essa foi a causa do óbito, como mencionado pela médica-veterinária que atendeu seu amigo. Sempre que utilizar medicamentos, veja quais são as recomendações de bula com relação à espécie e a dosagem que se aplica. Obrigada pelo contato.

Nicanor

Eu tenho um gatinho filhote, ele começou a dar muita pulga, então dei banho nele com meia tampinha de colosso dissolvida na água. Porém, possuo algumas horas e ele começou a passar mal. Está salivando, com diarreia, desorientado e inquieto. Oque faço?

Nicanor, o produto Colosso não é recomendado para uso em gatos, pois pode causar intoxicação no pet. Sugiro que você leve imediatamente seu amigo ao médico-veterinário para que ele seja examinado e faça o tratado correto. Se possível, recomendo que você dê banho nele com água e sabão neutro para tentar remover o princípio ativo do produto.

Marcos calegari

Meus cachorros estavam com pulgas procurei uma agropecuária aqui mesmo na minha cidade o atendente me indicou q eu usasse o colosso pulverização.apliquei nos animais uma pequena quantidade.passado uma hora os cachorros tiveram uma reaçao com tosse não sei oque fazer agora.

Marcos, o produto Colosso Pulverização é indicado para uso em pulverizações ou banho de imersão no combate aos seguintes ectoparasiticidas: carrapatos, bernes, moscas e piolhos (em bovinos); sarna e moscas (em suínos) e cascudinho e piolhos (em aviários). Não foram conduzidos estudos de eficácia e segurança para a utilização em pets, por isso, não há recomendações de utilização nesta espécie. Por isso, neste caso, indico que você agende uma consulta com o médico-veterinário para que ele examine seus amigos presencialmente e te passe o tratamento adequado.

A Ourofino possui soluções específicas para o controle de pulgas e carrapatos em nossa linha para animais de companhia, como o NEOPet. Saiba mais em: link.ourofino.com/4b0f3.

Mariana

Olá, tenho um sítio e gostaria de saber se posso pulverizar o colosso em volta da casa e no telhado para controle de carrapatos, caso possa, qual intervalo que devo dar para habitar o local?
Obrigada

Mariana, o produto Colosso Pulverização é indicado para uso em pulverizações ou banho de imersão no combate aos seguintes ectoparasiticidas: carrapatos, bernes, moscas e piolhos (em bovinos); sarna e moscas (em suínos) e cascudinho e piolhos (em aviários). Não há a indicação de bula para controle de pulgas em residências. Existem empresas especializadas em dedetização de ambientes.

Glaucia Monica Soares Da Silva

Meu marido engerio Colosso pulverização, o que fazer pois a língua, dele está dormente.

Glaucia, é importante que seu marido seja examinado por um médico para que ele avalie o quadro clínico. Durante a consulta, todos os sintomas apresentados devem ser descritos ao profissional, pois assim ele indicará o correto tratamento. Lembre-se de levar a embalagem do produto no atendimento.

Rosemeire Correia

Bom dia, meu pet estava infestado de carrapatos e me indicaram banha-lo com Nokalt , coloquei uma pequena dosagem ocorreu tudo bem, mas no dia seguinte meu cachorro ficou tossindo com roquidão como se tivesse engasgado. Quando vai latir vem a roquidão. Por favor me ajude estou desesperada.

Oi, Rosemeire!
O produto Nokaut é indicado para o controle do carrapato dos bovinos (Rhipicephalus [Boophilus] microplus), da sarna psorótica (Psoroptes var. ovis), piolhos (Bovicola ovis) dos ovinos e sarna sarcóptica (Sarcoptes scabei var. suis) dos suínos. Recomendamos que consulte um médico-veterinário para avaliar clinicamente seu amigo.
A Ourofino possui soluções específicas para o controle de carrapatos em nossa linha para pets, como o NEOPet. Saiba mais em: link.ourofino.com/4b0f3.
Obrigado.

wesley santos

Minha cachorra do nada apareceu cheia de carrapatos,então preparei uma água com colosso ouro fino e dei um banho nela sem enxaguar, oq devo fazer agora, desde já agradeço!!!

Prezado Wesley,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

O Colosso Pulverização é indicado para controle de carrapatos em bovinos e sarna em suínos e não tem indicação para pulverização de caninos. Portanto, não recomendamos seu uso extrabula como o citado em sua mensagem.

Sempre recomendamos a utilização de produtos destinados à espécie a ser tratada. Para melhor auxiliá-lo no tratamento de seus animais, bem como prescrever o produto adequado para controle do ambiente, consulte um Médico Veterinário.

Estamos à disposição para mais informações também pelo telefone (16) 3518-2025 ou pelo telefone gratuito 0800 941 2000 (solicite falar em Farmacovigilância/SAC).
Nossos horários de atendimento são de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08h15min às 17h30min.

ELIANA PANARO CUSTODIO

Minha cachorra do nada apareceu cheia de carrapatos,então preparei uma água com colosso ouro fino e dei um banho nela sem enxaguar, oq devo fazer agora, desde já agradeço!!!

Eliana, muito obrigado por seu contato. Sugerimos que leve a uma consulta com médico-veterinário, pois somente através da realização de uma avaliação detalhada e a realização de exames complementares é possível confirmar o que pode ser.

Juliano Ramos

Comprei um coleira leevre, mas não encontrei a informação se o produto pode ser molhado pela chuva ou banhos em pet e se ha perda da eficácia do produto. No aguardo do retorno. Grato. Att Juliano.

Prezado Juliano,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Conforme descrito em bula, recomenda-se retirar a coleira Leevre antes do banho do animal e recolocá-la quando a pele estiver seca.
Estamos à disposição para mais informações, também, pelo telefone gratuito 0800 941 2000 (solicite falar em Farmacovigilância/SAC; segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08h15min às 17h30min).
Obrigado.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet