Atenção! Os perigos do uso indiscriminado de medicamentos em cães e gatos

22 de Fevereiro de 2016

Atenção! Os perigos do uso indiscriminado de medicamentos em cães e gatos

Confira mais posts

Por Mariana Castelhano Diniz , analista técnica na Ourofino Pet

Ter um animal de estimação não é uma tarefa simples, principalmente naqueles momentos em que temos que vê-los passando mal de mãos atadas. São nessas situações que muitas pessoas tomam uma decisão precipitada: ao invés de recorrerem a um médico-veterinário, optam pelo uso indiscriminado de medicamentos em cães e gatos, ou seja, medicação sem prescrição de um profissional capacitado. Para piorar essa situação, na maioria das vezes recorrem a medicamentos encontrados em casa, muitas vezes de uso humano.

Esse esforço em minimizar o sofrimento, associado à falta de conhecimento, pode ser extremamente nocivo à saúde de cães e gatos. O uso indevido de medicamentos pode levar o animal a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma doença mais grave ou ainda piorar o estado do animal, podendo até levá-lo à morte.

Os animais possuem uma resposta farmacológica diferente dos seres humanos, um remédio que é inofensivo à nossa espécie pode fazer muito mal a cães e gatos. Casos de intoxicação, alergias ou reações adversas a determinados remédios que são inofensivos aos humanos ou à outras espécies (bovinos, equinos, etc.) são comuns na rotina clínica.

Gatos são mais sensíveis e apresentam grande intolerância a medicamentos que são usados sem maiores problemas em cães e humanos. Alguns medicamentos podem ser fatais, pois alguns princípios ativos têm seu uso proibido em cães e gatos. Tais como:

- Princípios ativos proibidos para gatos: ácido acetilsalicílico, paracetamol, diclofenaco sódico, ibuprofeno, peróxido de benzoíla, entre outros.

- Princípios ativos proibidos para cães: diclofenaco de potássio, diclofenaco de sódio, Piridium®, entre outros.

Atualmente existem vários produtos no mercado veterinário brasileiro para as mais diversas finalidades, sendo estes os mais indicados, uma vez que foram elaborados especificamente para cães e/ou gatos. É importante que os proprietários se conscientizem dos perigos que a automedicação traz tanto para seus animais de estimação quanto para si mesmos. É imprescindível consultar um médico-veterinário sempre que houver qualquer alteração em seu animal doméstico antes de medicá-lo com qualquer tipo de remédio.

Tags

Comentários

Victor

Ola, mãe deu banho no meu gato com colosso, eu li aqui que não é recomendado uso em felinos, meu gato passou dia todo vomitando e tremendo, já se passou um dia do ocorrido, (conversei com veterinário e ele disse que se o gato tivesse vomitado era so esperar ele voltar ao normal)agora ele não come mais, não bebe água, não brinca, está sem senso de direção e n ta caminhando muito bem é como se ele estivesse com problemas mentais. Oq fazer?

Oi, Victor. Complicado, hein? Como o produto é indicado somente para bovinos, o risco de intoxicar outras espécies, no caso, gatos, é muito alto.

Victor, dê vários banhos no animal para remover o produto da pelo e do pelo dele.

Este produto pode provocar danos ao sistema nervoso central, que é o que provavelmente está acontecendo com seu gatinho.

É muito comum acreditar que fazer o bichinho vomitar o que ingeriu o fará melhorar. Isso não é verdade e pode ser muito perigoso - o vômito só ajuda em determinadas situações, em outras, piora o quadro.

Para retardar a ação da substância tóxica e ganhar tempo para levar o animal ao veterinário é recomendado o uso do carvão ativado em cápsulas – facilmente encontrado em farmácias.

É imprescindível consultar um médico-veterinário sempre que houver qualquer alteração em seu animal doméstico antes de medicá-lo com qualquer tipo de remédio.

Então, Victor, leve o seu gatinho ao veterinário o quanto antes para tratar essa intoxicação.

Leve a Ficha de Segurança do Produto (em anexo) e mostre para o médico, nela consta algumas informações importantes para ele.

Muito obrigada.

Jéssica de Fátima Goulart

Olá! Meus cachorro pegaram carrapatos e ja dei medicamento contra carrapato ja pulverizei o local.
Mais nao obtive sucesso. Até que agora me indicaram dar banho com Nokalt ouro fino. Gostaria de saber como realmente proceder e se é eficaz?
Caso possam me ajudar.
Desde de ja obrigada

Oi, Jéssica. O Nokalt é um ectoparasiticida indicado para controle dos carrapatos, sarnas e piolhos de Bovinos, Suínos e Ovinos. Não é indicado o uso em cães ou gatos pois pode ocasionar alguma reação adversa. Na nossa linha de proteção, além da Coleira Leevre que auxilia no controle de pulgas e carrapatos, temos também o Neopet que é uma pipeta a base de Fipronil indicada para ajudar nesse controle. Além do uso desses produtos o controle do ambiente é essencial e se tratando de carrapatos o uso de produtos carrapaticidas de 15 em 15 dias é muito importante. Fazendo o controle integrado no animal, com produtos indicados para a espécie, e do ambiente você terá sucesso no combate dos carrapatos. Obrigada.

Anallú

A PILULA DE CARVÃO ATIVADO PODE SER COMPRADA NA FARMÁCIA E DADA AO PET. Logo que percebi a intoxicação levei minha cachorrinha ao veterinário também imediatamente.

Anallú, sua atitude foi correta. É sempre importante levar nossos pets ao médico-veterinário quando ele apresentar sinais de uma possível doença. Além disso, tomar cuidado com o uso de medicamentos inapropriados, sem prescrição de um profissional, também é um alerta e uma preocupação que devemos ter.

Ester

Ei vi muitos comentários sobre o produto, o rapaz me disse que era para mim pulverizar, e assim fiz só que ele disse que era 0,5ml para cada 1 litro, mais acabei colocando 2,5 para 700ml, será que vai fazer mal? Estou com medo pq são 3 cachorros, e são meus chodos

Oi, Ester. O Colosso não tem indicação para cães, ele foi desenvolvido para uso em bovinos. No caso de uso em cães, ele pode ser altamente tóxico. Não use produtos sem a prescrição de um profissional capacitado. Esse esforço em minimizar o sofrimento dos seus amigos associado à falta de conhecimento, pode ser extremamente prejudicial à saúde de cães e gatos. O uso indevido de medicamentos pode levar o animal de companhia a um quadro de intoxicação, mascarar os sinais clínicos de uma doença mais grave ou ainda piorar o estado do pet, podendo levá-lo a morte. Atualmente, existem diversos produtos no mercado veterinário brasileiro para as mais diversas finalidades, sendo estes os mais indicados, uma vez que foram elaborados especificamente para cães e/ou gatos. É importante que você se conscientize dos perigos que a automedicação traz tanto para seus animais de estimação, quanto para si mesmo. É imprescindível consultar um médico-veterinário sempre que houver qualquer alteração em seu animal de companhia antes de medicá-lo. Indico que você lave seus amigos para remover o produto da pele deles e, caso venham apresentar algum sinal clínico, leve-os ao veterinário imediatamente.

Larissa

Olá, vi muitos comentários dizendo que utilizaram o produto Colosso em seus pets e eles estão passando mal, acabei de comprar no armazém da minha cidade, o vendedor dizendo que serve para passar em cães e gatos para matar pulgas, sorte que eu resolvi ler sobre. Sugiro a Ourofino específicar isso em sua embalagem (não na bula, pq em cidades pequenas é vendido só o frasco) para acabar com essa desinformação que é passada para as pessoas, assim ajudando a salvar os animais. Obrigada

Oi, Larissa. Obrigado por nos procurar. Fico feliz em receber sugestões de quem utiliza produtos Ourofino. Quero compartilhar com você algumas informações sobre o Colosso Pulverização. O produto é indicado para bovinos, suínos e aves. Outro ponto importante é que na apresentação menor do Colosso, o estabelecimento deve entregar a bula do produto junto a ele, no ato da compra, pois os frascos menores, vendidos separadamente aos consumidores, não possuem a caixa para armazená-la. De qualquer forma, vou compartilhar a sua dica de indicação no frasco para avaliação da minha equipe encarregada. Saiba mais sobre o Colosso Pulverização em: link.ourofino.com/f41d9

Matheus

Dei banho na minha cachorrinha com colosso e enxaguei ela , depois de um tempo ela comessou a babá oque pode ser ?

Olá, Matheus! O produto Colosso não é indicado para uso em pets, por isso recomendo que você leve sua amiga imediatamente ao médico-veterinário para que ele trate a intoxicação de maneira correta. Obrigada pelo contato.

Patrícia Rodrigues

Meu cachorro estava urinando forte e ñ estava comendo dei a metade da metade d diclofenaco p ele p isso q ele morreu a veterinária fez os exames e falou d parece leptospirose só q eu moro em apartamento será q foi p causa d diclofenaco q ele foi a óbito

Oi, Patrícia! Se os exames confirmaram a leptospirose, provavelmente essa foi a causa do óbito, como mencionado pela médica-veterinária que atendeu seu amigo. Sempre que utilizar medicamentos, veja quais são as recomendações de bula com relação à espécie e a dosagem que se aplica. Obrigada pelo contato.

Nicanor

Eu tenho um gatinho filhote, ele começou a dar muita pulga, então dei banho nele com meia tampinha de colosso dissolvida na água. Porém, possuo algumas horas e ele começou a passar mal. Está salivando, com diarreia, desorientado e inquieto. Oque faço?

Nicanor, o produto Colosso não é recomendado para uso em gatos, pois pode causar intoxicação no pet. Sugiro que você leve imediatamente seu amigo ao médico-veterinário para que ele seja examinado e faça o tratado correto. Se possível, recomendo que você dê banho nele com água e sabão neutro para tentar remover o princípio ativo do produto.

Marcos calegari

Meus cachorros estavam com pulgas procurei uma agropecuária aqui mesmo na minha cidade o atendente me indicou q eu usasse o colosso pulverização.apliquei nos animais uma pequena quantidade.passado uma hora os cachorros tiveram uma reaçao com tosse não sei oque fazer agora.

Marcos, o produto Colosso Pulverização é indicado para uso em pulverizações ou banho de imersão no combate aos seguintes ectoparasiticidas: carrapatos, bernes, moscas e piolhos (em bovinos); sarna e moscas (em suínos) e cascudinho e piolhos (em aviários). Não foram conduzidos estudos de eficácia e segurança para a utilização em pets, por isso, não há recomendações de utilização nesta espécie. Por isso, neste caso, indico que você agende uma consulta com o médico-veterinário para que ele examine seus amigos presencialmente e te passe o tratamento adequado.

A Ourofino possui soluções específicas para o controle de pulgas e carrapatos em nossa linha para animais de companhia, como o NEOPet. Saiba mais em: link.ourofino.com/4b0f3.

Mariana

Olá, tenho um sítio e gostaria de saber se posso pulverizar o colosso em volta da casa e no telhado para controle de carrapatos, caso possa, qual intervalo que devo dar para habitar o local?
Obrigada

Mariana, o produto Colosso Pulverização é indicado para uso em pulverizações ou banho de imersão no combate aos seguintes ectoparasiticidas: carrapatos, bernes, moscas e piolhos (em bovinos); sarna e moscas (em suínos) e cascudinho e piolhos (em aviários). Não há a indicação de bula para controle de pulgas em residências. Existem empresas especializadas em dedetização de ambientes.

Glaucia Monica Soares Da Silva

Meu marido engerio Colosso pulverização, o que fazer pois a língua, dele está dormente.

Glaucia, é importante que seu marido seja examinado por um médico para que ele avalie o quadro clínico. Durante a consulta, todos os sintomas apresentados devem ser descritos ao profissional, pois assim ele indicará o correto tratamento. Lembre-se de levar a embalagem do produto no atendimento.

Rosemeire Correia

Bom dia, meu pet estava infestado de carrapatos e me indicaram banha-lo com Nokalt , coloquei uma pequena dosagem ocorreu tudo bem, mas no dia seguinte meu cachorro ficou tossindo com roquidão como se tivesse engasgado. Quando vai latir vem a roquidão. Por favor me ajude estou desesperada.

Oi, Rosemeire!
O produto Nokaut é indicado para o controle do carrapato dos bovinos (Rhipicephalus [Boophilus] microplus), da sarna psorótica (Psoroptes var. ovis), piolhos (Bovicola ovis) dos ovinos e sarna sarcóptica (Sarcoptes scabei var. suis) dos suínos. Recomendamos que consulte um médico-veterinário para avaliar clinicamente seu amigo.
A Ourofino possui soluções específicas para o controle de carrapatos em nossa linha para pets, como o NEOPet. Saiba mais em: link.ourofino.com/4b0f3.
Obrigado.

wesley santos

Minha cachorra do nada apareceu cheia de carrapatos,então preparei uma água com colosso ouro fino e dei um banho nela sem enxaguar, oq devo fazer agora, desde já agradeço!!!

Prezado Wesley,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

O Colosso Pulverização é indicado para controle de carrapatos em bovinos e sarna em suínos e não tem indicação para pulverização de caninos. Portanto, não recomendamos seu uso extrabula como o citado em sua mensagem.

Sempre recomendamos a utilização de produtos destinados à espécie a ser tratada. Para melhor auxiliá-lo no tratamento de seus animais, bem como prescrever o produto adequado para controle do ambiente, consulte um Médico Veterinário.

Estamos à disposição para mais informações também pelo telefone (16) 3518-2025 ou pelo telefone gratuito 0800 941 2000 (solicite falar em Farmacovigilância/SAC).
Nossos horários de atendimento são de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08h15min às 17h30min.

ELIANA PANARO CUSTODIO

Minha cachorra do nada apareceu cheia de carrapatos,então preparei uma água com colosso ouro fino e dei um banho nela sem enxaguar, oq devo fazer agora, desde já agradeço!!!

Eliana, muito obrigado por seu contato. Sugerimos que leve a uma consulta com médico-veterinário, pois somente através da realização de uma avaliação detalhada e a realização de exames complementares é possível confirmar o que pode ser.

Juliano Ramos

Comprei um coleira leevre, mas não encontrei a informação se o produto pode ser molhado pela chuva ou banhos em pet e se ha perda da eficácia do produto. No aguardo do retorno. Grato. Att Juliano.

Prezado Juliano,

É com grande satisfação que recebemos seu contato.

Conforme descrito em bula, recomenda-se retirar a coleira Leevre antes do banho do animal e recolocá-la quando a pele estiver seca.
Estamos à disposição para mais informações, também, pelo telefone gratuito 0800 941 2000 (solicite falar em Farmacovigilância/SAC; segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 08h15min às 17h30min).
Obrigado.

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Osteoartrites em gatos

    Osteoartrites em gatos

    14 mai
    2019

  • Cicatrização de feridas em cães e gatos

    Cicatrização de feridas em cães e gatos

    14 mai
    2019

  • Otites crônicas recidivantes

    Otites crônicas recidivantes

    19 abr
    2019

  • Coceira? Saiba tudo sobre dermatite alérgica à picada de pulgas e carrapatos

    Coceira? Saiba tudo sobre dermatite alérgica à picada de pulgas e carrapatos

    25 mar
    2019

  • Vermes: inimigos do verão

    Vermes: inimigos do verão

    07 mar
    2019

  • Suplementação: aliada da saúde dos pets

    Suplementação: aliada da saúde dos pets

    30 jan
    2019

  • Carregar mais posts