Cuidados com os filhotes: ectoparasitas

Por Stella da Fonseca Rosa , analista técnica na Ourofino Pet

26 de Março de 2018

Cuidados com os filhotes: ectoparasitas

Um dos principais cuidados que se deve ter com os pets ainda filhotes é mantê-los livres de infestações de pulgas e carrapatos.  Por meio das picadas os parasitas levam o  desconforto aos animais devido à coceiras e reações alérgicas, além de atuarem na transmissão de doenças infecciosas e verminoses, prejudicando assim a saúde deles.

Sabemos que a infestação de ectoparasitas se torna mais comum com a chegada do clima mais quente e úmido e, que na maioria das vezes os animais de companhia são infestados em parques, praças e através do contato com outros animais em passeios já nos primeiros meses de vida, levando os parasitas para dentro de casa.

Para o controle dos  ectoparasitas, a partir dos 30 dias de idade em cães, a Ourofino conta com o NEOPet, produto de uso tópico que atua por contato, não sendo necessário a picada dos parasitas no animal para que haja a atuação do princípio ativo. NEOPet deve ser utilizado a cada 30 dias com no mínimo três aplicações consecutivas. Para cada peso existe uma apresentação do produto específica.

Tão importante quanto o controle das infestações nos animais, é o combate desses parasitas no ambiente, já que quando nos deparamos com infestações de carrapatos e pulgas em cães e gatos, o que vemos representa apenas uma pequena parcela da população presente no ambiente. Assim, recomenda-se que o local onde o filhote costuma repousar e passar a maior parte do tempo seja frequentemente monitorado, uma vez que a infestação ambiental pode certamente estar presente.

O controle ambiental com inseticidas específicos deve ser feito de acordo com as orientações dadas pelo médico-veterinário ou por empresas especializadas em dedetização. O intervalo entre as aplicações do tratamento ambiental poderá variar de acordo com o nível de infestação e deverá ser realizado frequentemente.

Além dos cuidados com o ambiente e o uso contínuo de produtos ectoparasiticidas em filhotes, que deverá se estender até a fase adulta, manter o animal saudável e nutrido também irá contribuir para o controle de ectoparasitas, pois com o aumento da imunidade a tendência ao aparecimento de infestações permanecerá menor.

Comentários

Karoline

Queria saber se após eu passar o remédio de carrapatos NEOPet se posso dar banho ou se tenho que esperar,e se tiver que esperaram quantos dias devo esperar?

Olá, Karoline! Recomenda-se aguardar 3 dias após a aplicação do produto para banhar os animais tratados. Não podemos esquecer que o NEOPet é um produto de uso tópico indicado para o combate e controle de infestações causadas pelos ectoparasitas Ctenocephalides felis felis (pulga) em cães e gatos e Rhipicephalus sanguineus (carrapato) em cães.
Assim, necessariamente deve haver o contato do parasita com o princípio ativo (Fipronil) que se encontra distribuídos no corpo do animal para que este penetre, levando a intoxicação e morte dos parasitas. Isso também significa dizer que o produto não tem efeito repelente, mas sim, que o mesmo age necessariamente por contato, ou seja, os parasitas terão que subir no animal e, ao entrar em contato com o princípio ativo presente na pele e/ou pelos, mesmo sem a necessidade de picar o animal, sofrerão os efeitos do produto.
Estudos comprovam que em casos de infestações por carrapatos, cerca de 95% destes encontram-se no ambiente e apenas 5% no animal. Dessa forma, podemos afirmar que, quando há uma infestação ambiental intensa, a velocidade de reinfestação pode ser maior que a velocidade de morte dos parasitas, gerando a falsa impressão de que os mesmos não estão morrendo e de que o produto não está sendo eficaz.
Diante disto, é fundamental estabelecer um controle integrado entre animal e o ambiente onde este reside, e, em alguns casos frequente e prolongado, uma vez que o ambiente é sempre o maior foco da infestação. Um ambiente com pulgas e carrapatos não possui relação direta com o nível de sanidade do local, pois produtos de limpeza convencionais não são satisfatórios para conter a infestação, o que significa dizer que, para fazer o tratamento do ambiente, deve se utilizar produtos específicos para o extermínio desses parasitas É indicado pelo menos 3 aplicações consecutivas, de 30 em 30 dias (conforme o grau da infestação, pode diminuir o intervalo, realizando aplicação a cada 21 dias). Lembrando que os carrapatos gostam de ficar em buracos e frestas, dentro de armários, estrados de camas e são também ótimos escaladores, então fique atenta à muros e paredes e também no local onde seus cães costumam ficar (caminhas, poltronas, sofás).
Na maior parte das vezes, cães e gatos são infestados durante os passeios e mesmo aqueles que passam a maior parte do dia em casa ou no apartamento não estão livres do risco de infestação.

Caso tenha interesse segue um link com um vídeo sobre a importância do controle integrado (animal + ambiente).

https://www.ourofinopet.com/dicas/pulgas-e-carrapatos-e-preciso-cuidar-do-ambiente/

E também um vídeo explicativo sobre o ciclo de vida do carrapato:

https://www.youtube.com/watch?v=PWJjA8F-PdM

Ana Gabriela

Gostaria de Saber se posso aplicar o neopet em filhotes de 30 dias e em cadela amamentando.

Oi, Ana Gabriela! O NEOPet não deve ser usado em cães com menos de quatro semanas de idade. Se seu filhote já tem 30 dias, pode usar o produto nele a partir daí. Já para animais de companhia gestantes e lactantes, não foram conduzidos estudos que garantam a segurança de aplicação do NEOPet durante essas fases fisiológicas.

Gabryelle

Olá, comprei o produto para gatos mas minha gatinha tem apenas 2 meses, posso usar mesmo assim ou preciso de um outro produto?

Oi, Gabryelle! O produto NEOPet não deve ser usado em gatos com menos de 12 meses de idade. É indicado que você espere até a idade recomendada para que seja feita a administração.

aline

boa noite gostaria de saber se posso limpar a minha casa com herbalvet e de quanto em quanto tempo posso aplicar ou posso passar todo dia?

Olá, Aline!
Nosso produto Herbalvet T.A. é indicado como agente bactericida, fungicida, viricida. É utilizado na desodorização de clínicas e hospitais veterinários, canis, gatis etc. Além de mesas de atendimento e cirúrgicas, instrumentais cirúrgicos, lâminas de tosa e outros materiais.
Seguindo as recomendações de bula, deve-se diluir 1 mL do produto para 500 mL de água, ou seja, 10 mL em 5 litros de água e aplicar na superfície ou material a ser desinfetado.
Para mais informações, converse com o nosso time de especialistas ligando gratuitamente para 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Márcia

Bom dia, preciso de uma indicação para Carrapatoso e anti pulga para ambiente.
Tenho 4 cães e 4 gatos, todos adultos estavam infestados de carrapatos já foram medicados pela veterinária mas preciso de um produto bom para passar dentro e fora de casa.

Obrigada

Oi, Márcia!
Não temos em nosso portfólio produtos para o controle ambiental.
Mas contamos com o produto NEOPet e a coleira Leevre, indicados para o controle de pulgas e carrapatos em pets. Saiba mais em: link.ourofino.com/4b0f3.
É importante que você consulte seu médico-veterinário para que ele examine seus aumigos presencialmente e indique o tratamento correto para eles, e também para o ambiente.
Para mais informações, converse com o nosso time de especialistas ligando gratuitamente para 0800 941 2000, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet