Infecções de ouvido nos cães

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

24 de Abril de 2018

Infecções de ouvido nos cães

A inflamação do ouvido dos cães, mais conhecida como otite, pode ser causada por bactérias, fungos, parasitas (carrapatos, sarna de orelha), produção excessiva de cera, traumas, presença de algum corpo estranho (como água durante o banho), falta de higiene ou a própria conformação auricular. Alguns pets têm mais tendência para desenvolver otites e produzem mais cerúmen, por exemplo, os cães de raças que possuem as orelhas caídas (pendulares), como Cocker Spaniel, Golden Retriever e Basset Hound. Nesses animais, a conformação das orelhas dificulta o arejamento e torna o conduto auditivo quente e úmido, ambiente propício para o desenvolvimento de inflamações.

Os principais sintomas da otite são coceira intensa, vermelhidão, cheiro forte, cera de coloração alterada, além de causar um grande desconforto para o pet. Um dos comportamentos bastante observado nos cães com inflamações no ouvido é balançar a cabeça de um lado para outro e a dor ao toque na região.

A limpeza dos ouvidos dos animais de companhia é uma medida muito importante, pois mantém as orelhas limpas, saudáveis e, consequentemente, previne o surgimento das inflamações, infecções e alergias que causam coceira, desconforto e dor.

As estruturas que compõem os ouvidos dos cães são muito delicadas e, por esta razão, a limpeza deve ser feita de maneira muito cuidadosa. Normalmente deve ser feita a cada 15 dias. Nos casos de pets com otites, é importante seguir a orientação do médico-veterinário quanto à frequência da higienização. A Ourofino oferece o Limp & Hidrat em seu portfólio, uma solução de limpeza otológica formulada com extratos vegetais que proporcionam uma higienização suave e eficiente, promove hidratação da pele do ouvido e tem um agradável cheiro de lavanda.

Comentários

Ana Cláudia Bonifácio de Jesus

Uso sempre os produtos da Ouro fino. São eficazes no tratamento do animal.

Oi Ana Claudia, tudo bem?

Muito obrigada pelo seu comentário e pela confiança em nossos produtos.

Conte sempre conosco =)

Ourofino

Ana Paula

Boa Noite tenho duas filhas lindas já senhoras que há anos sofrem com corceiras na regiaregião lateral do corpo já fiz várias tratamentos mas não obtive resultados em algum tempo usava um produto da Ouro Fino eram dois produtos um usava antes do banho e o outro após elas não tinham problemas quando parei esse sofrimento apareceu e é até hoje porém os médicos dizem que não é nada mas o sofrimento continua

Olá, Ana Paula! Indico que você leve suas filhas ao médico-veterinário dermatologista, para que ele faça o diagnóstico correto e recomende o tratamento adequado.
Para processos alérgicos, a Ourofino conta com o Prediderm (link.ourofino.com/3edbe), anti-inflamatório à base de Prednisolona, utilizado na dermatologia, e com o Dermotrat Aerosol (link.ourofino.com/e90b4), agente antibacteriano, antifúngico e anti-inflamatório de uso tópico para afecções cutâneas que acometem os pets.

Lembre-se de que o uso destes produtos deve ser recomendado por um médico-veterinário.


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet