24 de Abril de 2018

Infecções de ouvido nos cães

Confira mais posts

Por Fernanda Costa Sousa Zinsly de Mattos, analista técnica na Ourofino Pet

A inflamação do ouvido dos cães, mais conhecida como otite, pode ser causada por bactérias, fungos, parasitas (carrapatos, sarna de orelha), produção excessiva de cera, traumas, presença de algum corpo estranho (como água durante o banho), falta de higiene ou a própria conformação auricular. Alguns pets têm mais tendência para desenvolver otites e produzem mais cerúmen, por exemplo, os cães de raças que possuem as orelhas caídas (pendulares), como Cocker Spaniel, Golden Retriever e Basset Hound. Nesses animais, a conformação das orelhas dificulta o arejamento e torna o conduto auditivo quente e úmido, ambiente propício para o desenvolvimento de inflamações.

Os principais sintomas da otite são coceira intensa, vermelhidão, cheiro forte, cera de coloração alterada, além de causar um grande desconforto para o pet. Um dos comportamentos bastante observado nos cães com inflamações no ouvido é balançar a cabeça de um lado para outro e a dor ao toque na região.

A limpeza dos ouvidos dos animais de companhia é uma medida muito importante, pois mantém as orelhas limpas, saudáveis e, consequentemente, previne o surgimento das inflamações, infecções e alergias que causam coceira, desconforto e dor.

As estruturas que compõem os ouvidos dos cães são muito delicadas e, por esta razão, a limpeza deve ser feita de maneira muito cuidadosa. Normalmente deve ser feita a cada 15 dias. Nos casos de pets com otites, é importante seguir a orientação do médico-veterinário quanto à frequência da higienização. A Ourofino oferece o Limp & Hidrat em seu portfólio, uma solução de limpeza otológica formulada com extratos vegetais que proporcionam uma higienização suave e eficiente, promove hidratação da pele do ouvido e tem um agradável cheiro de lavanda.

Tags

Deixe o seu comentário

Recebemos o seu comentário e entraremos em contato em até 3 dias. Conte também com o nosso SAC pelo 0800 941 2000.

Erro ao enviar, confira se todos os formulários estão corretos.

  • Atenção: é importante controlar as pulgas nos gatos

    21 ago
    2018

  • Distúrbios comportamentais em pets

    20 jul
    2018

  • Doenças de inverno: cuidado com os pets

    25 jun
    2018

  • Cuidados com animais idosos

    18 mai
    2018

  • Cuidados com os filhotes: ectoparasitas

    26 mar
    2018

  • Dermatites bacterianas em cães

    16 fev
    2018

  • Carregar mais posts