Leucemia felina: como prevenir?

por Ana Anália Barros, consultora comercial Pet

03 de Março de 2022

Leucemia felina: como prevenir?

A Leucemia felina (FeLV), é causada por um retrovírus que se aloja na medula óssea do gato, transformando células normais em células cancerígenas.  É considerada uma doença altamente contagiosa entre os felinos e a contaminação entre eles acontece através de contato com a saliva, urina ou fezes de animais infectados. Ao atingir as células, o vírus da FeLV (Feline Leukimia Vírus) impede a produção de células vermelhas do sangue, pela medula óssea, causando um enfraquecimento do sistema imunológico deixando o animal mais suscetível a diversas outras infecções.

Os principais sintomas apresentados pelos gatos infectados com o vírus da leucemia felina são:

  • Perda de peso;
  • Anemia;
  • Estomatites (inflamações intensas na boca);
  • Anorexia (perda de apetite);
  • Febre;
  • Apatia;
  • Problemas respiratórios.

Ainda falando sobre a contaminação, é importante dizer que essa transmissão só ocorre entre os felinos. Isso quer dizer que os cães que convivem no mesmo ambiente, assim como os humanos não correm o risco de se contaminar (não se trata de uma zoonose). Sendo o vírus transmitido através de saliva, urina ou fezes, a higiene do ambiente é de extrema importância para seu controle. O uso do Herbalvet TA na diluição de 1ml pra 1 litro de água, no ambiente onde vive o seu melhor amigo, confere excelente proteção, servindo também como  um poderoso desodorizante na neutralização de odores de fezes e urina.

A visita regular ao veterinário é indispensável. O diagnóstico realizado a partir dos primeiros sintomas, evita infecções secundárias e consequente agravamento do caso. Infelizmente a Leucemia felina é uma doença grave e não tem cura, apenas tratamento paliativo. Seus sintomas são tratados e seu agravamento é evitado com os cuidados iniciais e o uso correto dos medicamentos que diminuem o impacto do vírus no organismo do felino e suas consequências, prolongando o tempo de vida do animal.

Para isso o médico veterinário pode indicar uso de antibióticos e suplementos para tratamento de infecções secundárias e da anemia. A Ourofino Pet conta com uma linha ampla de antibióticos e também com o Metacell Pet, que é um composto formado por vitaminas e minerais que possuem papel importante na produção das células vermelhas do sangue.

Outra maneira de proteger seu amigo felino é fazendo um protocolo vacinal correto. Dessa forma, você estará protegendo-o da FeLV e de outras doenças virais também.

Por isso, ao observar qualquer sintoma ou comportamento estranho em seu amigo felino, procure imediatamente um médico-veterinário de sua confiança.

 

Comentários


Publicações que talvez você goste

Acompanhe nosso universo Pet